Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PEDIATRIA -- 13/04/2001 - 15:02 (Martha Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PEDIATRIA: CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A ESCALA APGAR E O EXAME NEUROLÓGICO DO RECÉM-NASCIDO

O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM ESTE ÍNDICE E ESTE EXAME







A Escala Apgar é uma escala idealizada pela Doutora VIRGÍNIA APGAR em 1953, numa pontuação de Zero a Dois (2), sendo um método de avaliação das condições fisiológicas e capacidade de resposta de um recém-nascido.



Relaciona-se às suas chances de sobrevivência.



São cinco (5) pontos avaliados de imediato após o nascimento, em um (1) ou cinco (5) minutos, num total de 10 pontos indicando dessa forma as condições reais deste recém-nascido.



Correlaciona-se significativamente a avaliação Apgar com a mortalidade nos primeiros vinte e oito (28) dias de vida.



Na verdade um Apgar de sete (7) a dez (10), tras para índices zero a mortalidade neste período (segndo Drage e Berendes, 1966), o que já justifica fazê-lo sempre.



Também leva-se em conta para definir o tipo de recém-nascido avaliado, o fator peso, onde temos como argumento mais usual o seguinte: "recém-nascido de termo é todo aquele que pesar acima de 2.500 gramas independente da idade gestacional, dessa forma todo o recém-nascido prematuro será aquele que estiver abaixo destes 2.500 gramas sem considerar-se a idade gestacional.



A prematuridade ou imaturidade em recém-nascido de baixo peso tem alto índice de mortalidade, mas sabe-se atualmente, com todos os recursos conhecidos e os avanços da Medicina pré, peri e pós-natal, tem-se constatado como morte por prematuridade em crianças que pesam abaixo ou igual a 500 gramas.



Nestes casos as imaturidades são extremas e incapazes de dar sustentação a uma vida independente.



Já com peso entre 500 gramas a 1000 gramas, a chance de sobrevida é maior mas com muitas desvantagens para a criança.



Portanto faz-se necessário cuidado ao dizer ou atestar a morte por prematuridade pois o fato pode esconder vários fatores básicos para a sobrevivência que foram omitidos ou não registrados.



Esta escala é importante na avaliação do recém-nascido porque a partir disso pode-se adiantar a possibilidade de mortalidade nos 28 primeiros dias de vida, ou indicativos de seqüelas, detectadas por um exame neurológico mais apurado.



Este Exame Neurológico do recém-nascido é para avaliar: VITALIDADE, GRAU DE MATURIDADE, POSSÍVEIS REPERCUSSÕES TARDIAS DE SOFRIMENTO PERINATAL.



Um exame bem conduzido pode e vai detectar seqüelas e seu grau de gravidade, se a anóxia perinatal estiver associada.



Também importante se faz que a família exija uma ficha ou cartão bem detalhado do que foi feito com o recém-nascido, ou seja, dados claros e bem precisos de avaliação, isso favorece mais tarde prognósticos e diagnósticos referentes ao recém-nascido.



Portanto, o relato correto do índice Apgar e do Exame Neurológico são fatores preponderantes no desenvolvimento e crescimento da criança.











ÍNDICE APGAR

Neste índice avalia-se a criança por pontos no primeiro minuto ou no quinto minuto de vida, vejamos o quadro abaixo:







Sinais

Pontos





1.Freqüência Cardíaca

Zero (ausente)



1 (abaixo de 100)



2 (acima de 100)











2.Esforço Respiratório

Zero (ausente)



1 (lento, irregular)



2 (bom, choro)







3.Tônus Muscular

Zero (flácido)



1 (alguma flexão nas extremidades)



2 (movimentos ativos)







4. Resposta ao cateter nasal



Zero (não responde)



1 (faz caretas)



2 (tosse, funga)







5.Cor Zero (azul-pálido)





1 (corpo róseo e extremidades azuladas)



2 (totalmente róseo)











Esta escala é importante na avaliação do recém-nascido porque a partir disso se pode adiantar a possibilidade de mortalidade nos 28 primeiros dias de vida, ou indicativos de seqüelas, detectadas por um exame neurológico mais apurado.



Este Exame Neurológico do recém-nascido é para avaliar: VITALIDADE, GRAU DE MATURIDADE, POSSÍVEIS REPERCUSSÕES TARDIAS DE SOFRIMENTO PERINATAL.



Um exame bem conduzido pode e vai detectar seqüelas e seu grau de gravidade, se a anóxia perinatal estiver associada.



Também importante se faz que a família exija uma ficha ou cartão bem detalhado do que foi feito com o recém-nascido, ou seja, dados claros e bem precisos de avaliação, isso favorece mais tarde prognósticos e diagnósticos referentes ao recém-nascido.



Portanto, o relato correto do índice Apgar e do Exame Neurológico são fatores preponderantes no desenvolvimento e crescimento da criança.



Quanto ao que se procura observar no exame neurológico, eis alguns tópicos:







1. Atitude: em geral o RN tem atitude flexora generalizada o q traduz a forçada posição intra útero (mas não estática).



2. Emissão de Sons: praticamente é o choro, sendo que este é inarticulado, leva-se em conta a intensidade.



3. Movimentação Voluntária Espontânea: mais em membros inferiores (pelo menos até o final do primeiro mês), que são movimentos espontâneos atestando a evolução craniocaudal.



4. Tono muscular: a semiflexão generalizada pela recente falta de espaço (intra útero). Verigica-se por palpação, movimentação e balanço passivo.



5. Outros: como reflexos miotáticos, tremores, reflexos superficiais, reflexos arcaicos, preensão, sucção, sensibilidade.







O exame neurológico bem conduzido e se necessário repetido após alguns dias do nascimento, realmente favorece ao RN no sentido de que se pode diagnosticar seqüelas, ou outras ocorrências e intercorrências possíveis no pré, peri e pós-natal.



Estas são apenas considerações simplistas quanto ao Índice Apgar e o Exame Neurológico do RN, o que demanda um estudo mais aprofundado quando se trata de um parto difícil ou que tenha trazido sofrimento ao RN.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui