Usina de Letras
Usina de Letras
168 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->AMIGO ENGARRAFADO -- 16/07/2008 - 09:42 (JOSÉ RICARDO ZANI ) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

 



(Publicado no jornal Debate - Lins/SP)



Estamos no tempo dos circuitos universitários pelo interior, na década de 70.



Shows de intérpretes famosos da MPB, de cidade em cidade, reunindo público predominantemente estudantil, num clima bem descontraído.



O show de hoje promete. É aguardado com muita expectativa e cercado de cuidadoso planejamento.



Famoso e respeitado, o principal nome do espetáculo já está na cidade.



Assim, logo pela manhã preparo o equipamento e vou ao seu encontro, para uma daquelas entrevistas em que o próprio artista fala do evento, confirma sua presença e responde algumas perguntas do repórter.



A entrevista irá ao ar no noticiário de meio-dia, na Rádio Alvorada.



No hotel, localizo o apartamento onde ele se hospeda. A porta está entreaberta, mas prefiro tocar a campainha.



A voz vem lá do fundo, pedindo que eu entre.



Dou uns passos e paro. Não vejo ninguém.



-- "Bom dia, amigo. Podemos conversar?", pergunto, sem conseguir localizá-lo.



-- "Entra pra cá", responde.



Dou mais uns passos em direção à suíte, o único lugar onde ele poderia estar. Examino o ambiente e não vejo ninguém.



-- "Estou aqui. E você, onde está?", pergunto, já imaginando que alguém está de brincadeira.



-- "Chega mais".



-- "Sim, onde você está?", insisto.



-- "Vem pra cá, estou no banheiro".



Êpa, espanto-me em silêncio. No banheiro?



-- "Não, não. Fique à vontade, eu espero..."



-- "Vou demorar aqui. Pode chegar, não tem problema, podemos conversar aqui mesmo", explica o artista.



A situação parece-me estranha. Um ídolo está ali no banheiro, diz que vai demorar e me pede para entrevistá-lo lá mesmo.



O problema é que, se eu não fizer isso, nem haverá tempo para apresentar a matéria ao meio-dia.



Então, façamos do banheiro a sala de visita. 



Avanço, ainda indeciso, e logo sinto um cheiro forte. Não, nada insuportável.



É o cheiro de um charuto, fumegando no banheiro.



Há uma banheira com água límpida quase até a borda. Dentro dela, um homem pelado. Tem o charuto em uma das mãos. Um copo com algo parecido com uísque está ao seu lado. À sua frente, um suporte apoiado nas bordas laterais e, sobre ele, uma pequena máquina de escrever.



Ali está, em carne e pêlos, o ídolo que logo mais brilhará no palco.



Vinícius de Moraes pode ser um pouco excêntrico, mas na intimidade me parece gentil e atencioso, além de desinibido.



Vamos lá. Ligo o gravador e começo o bate-papo.



Mas, ao contrário dele, não estou à vontade.



Afinal, diante de mim está uma celebridade em franca nudez a desconcertar minha crônica sisudez.



Contudo, o que mais me incomoda é o eco dentro do banheiro. Isso não fica bem na gravação. Acho que os ouvintes irão notar algo estranho e não sei se devo explicar o motivo do eco na reportagem.



Bem, a essas alturas não há mais o que fazer.



Conversamos sobre o circuito universitário, sobre suas recentes apresentações em países vizinhos, as atuais parcerias, etc.



À noite, acontece o esperado: o show é um sucesso. Vinícius canta e fala durante horas, o tempo todo com bebida ao alcance das mãos.



Enquanto o calor do público embala o poeta, o verão do interior, regado com bebida forte, não lhe faz nada bem.



Resumindo: ao final do show, sai do palco diretamente para a emergência do hospital.



Quem diria, aquele inofensivo copo na banheira, pela manhã, dera início a um porre que acabaria na Santa Casa.



Uma vez internado, quer o paciente permanecer ali por mais uns dias, para um checape periódico.



Assim, pede ao médico que avalie minuciosamente os problemas com o cachorro.



-- "O quê? Que cachorro?", pergunta o médico.



A resposta tem pouca poesia e muita filosofia:



-- "Doutor, nunca lhe disseram que o uísque é o melhor amigo do homem? Ele é o cachorro engarrafado. A questão é que, de vez em quando, preciso ver se esse cachorrão não está atacando minha saúde..."  



 


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui