Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62283 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->CRENÇA E FANATISMO -- 02/12/2002 - 16:53 (BRUNO CALIL FONSECA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CRENÇA E FANATISMO

Louvado seja o inciso V do Art. 1º da Constituição Federal, pois este preceptivo garantiu a liberdade de consciência e de crença. Sem esta liberdade, não haveria harmonia e paz entre nós brasileiros e abrasileirados. Mas é preciso que aprendamos a interpretar o verdadeiro sentido desta liberdade.

A liberdade, como direito que é, termina exatamente onde começa a de outra pessoa. Daí que, precisamos conhecer em que se funda nossos pensamentos, derivativos de nossa consciência, e nossa fé, originada da crença, pois só assim, saberemos os limites de nossos direitos, para que não violemos e sim respeitemos os direitos de outrem. Crença sem conhecimento é obviamente ignorância, e vai daí ao fanatismo, um pequeno passo.

A crença religiosa, por exemplo, quando se transforma em fanatismo, nos mostra como é desagradável, pois a pessoa dele acometida, do mal da obtusão, fala em monocórdio, sem aceitar opiniões ou oposições, ministrando goela a baixa do interlocutor, o que acredita ser a verdade absoluta.

À guisa de exemplo, tomemos o caso da Maçonaria. Ainda hoje, sabemos que alguns isolados grupos religiosos fazem verdadeiras campanhas contra esta belíssima instituição, por mera ignorância, por absoluta falta de conhecimento de causa.

Não seria necessário para tanto, adentrar em seus trabalhos internos, como não seria ético ou sequer permitido que qualquer um de nós, nos adentrássemos numa confraria papal, numa reunião administrativa de pastores, numa conferência clerical.

Bastaria simplesmente, ao infenso à esta filantrópica instituição, buscar a história, para conhecer qual foi sua obra. Analisando a conduta de seus integrantes, a primeira coisa que vai descobrir, para sua surpresa e maior inquietação, é que a maioria esmagadora de seus componentes não apenas possui, mas segue uma religião. Ou seja, tem Deus como norte e parte de sua vida.



Verificando historicamente o trabalho da instituição, verá ainda mais estupefato, que a discrição de seus membros, impediu que soubesse pelos noticiários da TV, ou pelo rádio, que ela participou ativamente dos principais eventos histórico-evolutivos de nosso e de outros países.



Limitando-nos a uma amostra, bastaria que o ignorante, no sentido literal da palavra, tirasse uma pequena parte de seu tempo, e na leitura da obra clássica do francês Alexandre Dumas, "Memórias de um Médico", verificasse a inequívoca participação desta instituição, na revolução francesa.

Terá surpresa ao ver, no Brasil, que por trás de cada feriado cívico, ali esteve seu disciplinado trabalho. Foi sempre defensora intransigente da liberdade, igualdade e fraternidade. Terá também acesso, se dispondo à investigação dos fatos, a várias outras pesquisas históricas, revelando sua luta em prol do progresso da humanidade.



É por isto, interessante, antes de criticarmos qualquer instituição, seja ou não religiosa, que a auscultemos, a investiguemos a fundo e à forma, para que, a partir de uma insinuação, uma deturpação, não vá se propagando injustamente, o pré-conceito, o julgamento, que não soa bem, sobretudo se proferidos por pessoas que se encontrem na condição de capelães, seguidores ou pregadores da palavra de Jesus.

15/12/99 - Ricardo Calil Fonseca - Bruno Calil Fonseca

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui