Usina de Letras
Usina de Letras
79 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50599)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->DESCONSTRUINDO A MINUTA: PARTE 1 DE 8 -- 03/12/2002 - 15:00 (Ayra on) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O presente artigo visa analisar a PROPOSTA DE MUDANÇAS - PRIMEIRA MINUTA, posteriormente apelidada de “Minuta de Domingos”. Em tempos de grandes questões sobre a mudança ou não de ferramentas utilizadas no site Usina de Letras, gerou-se a “Minuta de Domingos” e as posições ante-mudanças propostas na mesma. É necessário lembrar de outras propostas que já apareceram, na mesma correnteza, em um passado não muito distante, cuja própria Usina de Letras tratou de jogar no ostracismo.



Analisarei cada sugestão apresentando a minha visão dos expostos seguindo a ordem apresentada pelo autor. A primeira dúvida é quanto ao valor das sugestões. Mesmo para sugerir é necessário um conhecimento do universo onde será introduzida a auteração. Para saber a legitimidade das sugestões é necessário levantar 4 questões:



Existe realmente um problema?




Este problema poderá ser resolvido com a “sugestão”?




Qual foi o critério para o levantamento destas informações, todos os autores foram consultados?


A amostragem é significativa?




Como foi o processo de separação de pessoas com mais de um pseudônimo?



A primeira sugestão da minuta trás o Glossário de Gêneros ou Categorias (...) que deverá substituir a atual listagem utilizada pelo site.

"Sugestão 01 – Glossário de Gêneros ou Categorias, com respectivas definições, que deverá substituir a atual listagem utilizada pelo site. As definições servirão de base para a área técnica melhor adequar a composição do combo-box e deverão estar inseridas nas normas esclarecedoras das mudanças que forem implementadas"




Necessário para a análise a definição epistemológica dos termos utilizados pelo autor. No dicionário Aurélio apresenta o termo Glossário ou como um “vocabulário ou livro em que se explicam palavras de significação obscura; elucidário”, ou como um “dicionário de termos técnicos, científicos, poéticos etc”, ou um “vocabulário que figura como apêndice a uma obra, principalmente para elucidação de palavras e expressões regionais ou pouco usadas” ou como um “Léxico de um autor, que figura, em geral, como apêndice a uma edição crítica”.



Contemplando as inúmeras possibilidades que esta “sugestão 01” oferece, mesmo desconsiderando a falta de cuidados científicos para a proposta de número 1, podemos montar as dificuldades futuras de desenvolver uma metodologia de aplicação. Apresentarei aqui de maneira resumida os problemas vislumbrados com a quantidade de conceitos para a mesma ferramenta.



Os conceitos da palavra Glossário apresentam um ponto em comum, ou necessitam de uma crítica (os “descritores” a serem definidos serão escolhidos e terão definição) ou um realocador automático. Quem estaria realmente apito a apresentar as definições que definirão o glossário? Como serão alocados os textos nestes lugares?



A utilização do Glossário necessitaria de um número maior de páginas, frames e, condicionalmente, maior espaço para “superficialidades” e um espaço menor para os textos dos autores.



Para o acesso das informações desejadas, será necessário vários níveis de até encontrar o texto desejado, o que tornaria a navegação lenta e, fatalmente, poderá provocar a ojeriza nos usuários antigos e novos.



A escolha desta ação ineficaz, fugiria das intenções do Site Usina de letras, visto que a interação humana nos conceitos do Glossário poderia ser limitadora, precária ou pode correr o risco de ser ditatorial. Em se tratando de um site de criação e auto-gestão, é fato que olhos atentos poderiam voltar-se facilmente contra uma sugestão como esta apresentada.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui