Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62283 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ITABERAÍ, SIGNIFICA -- 03/12/2002 - 18:38 (BRUNO CALIL FONSECA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ITABERAÍ, QUE NA LÍNGUA INDÍGENA SIGNIFICA "RIO DAS PEDRAS BRILHANTES"



O Povoado surgiu sob a devoção de Nossa Senhora da Abadia, nas terras da Fazenda Engenho do Palmital, do capitão-mor Salvador Pedroso de Campos, o fundador de Itaberaí. A denominação original de Curralzinho – ou Curralinho, como também ficou chamada posteriormente decorreu ao fato de ter sido a propriedade construída por um rancho e um curral anexo. Com o passar do tempo, com as rezas e ladainhas nas casas dos fazendeiros, resolveu-se edificar uma pequena capela em louvor a Nossa senhora D Abadia, que assim tornou-se a padroeira da localidade. A capela foi construída não muito distante de um pequeno curral ali existente, advindo daí o nome da povoação que por mais de século ficou conhecida por Curralinho.

Já em 1779 o arraial contava com um bom número de moradores, sendo digno de ser mencionado em um mapa da Capitania de Goiás.

Em 9 de novembro de 1868, emancipou-se da Cidade de Goiás, sendo elevado à categoria de Vila, constituindo assim o 18º município goiano.. Pela Lei nº 253, de 22 de julho de 1903, foi elevada à categoria de Cidade. Em 5 de agosto de 1924, por iniciativa do Deputado Benedito Pinheiro de Abreu, teve o seu nome mudado para Itaberaí, que na língua indígena significa "rio das Pedras Brilhantes".

Até 1930, Itaberaí possuía um imenso território com férteis terras e ubertosas matas, e que incluía os municípios de Itauçu, Araçu, Inhumas, Taquaral de Goiás, Itaguari e Heitoraí. Hoje, com 1.407 km2, sua população é de mais de 27.855 (Censo 2000) habitantes, a maioria na zona urbana.

Seu clima é tropical ameno e saudável, com chuvas regulares no verão. Os rios mais importantes são: Rio das Pedras, Uru, que nasce na Serra Dourada e faz divisa com o município de Goiás, o ribeirão padre Felipe, o Bugre, Palmital e José Manoel, além de diversos córregos com destaque para o córrego subterrâneo, próximo da Serra do Gongomé. A maioria de seu relevo é plano, exceto no nordeste, onde se encontram as serras de Gongomé, Fazendinha e Lajes. A gruta de Gongomé, com profundas galerias, no povoado do mesmo nome, constitui programa indispensável para os turistas.

Produção agrícola, força na economia

As suas terras são férteis, propiciando as culturas de milho, soja, arroz e feijão e a pecuária leiteira e de corte, com produção de queijo e comercialização de leite in natura. É rico em jazidas minerais, entre eles o manganês, explorado pelas Companhia Manganês de Goiás e a Metago, que explora, também, suas jazidas de calcário.

Em suas terras pode ser encontrada grande quantidade de madeira de lei, além e uma rica flora medicinal, destacando-se a arnica, o velame, a caroba, o jaborandi, o sabugueiro, a arruda, o bálsamo e a quina do campo.

A primeira escola do Município foi a do antigo arraial do Curralinho, criada por Decreto Imperial, de 20 de setembro de 183, sendo o seu primeiro professor o mestre Tomás Antônio da Fonseca. Hoje possui diversas escolas municipais, estaduais e particulares, estando a Faculdade Rio das Pedras, UEG com os cursos de Matemática, Pedagogia e Computação.

Filhos Ilustres

Entre seus filhos ilustres podem-se destacar os ex-governadores do Estado Salatiel Simões de Lima e José Ludovico de Almeida; os médicos Dr. Gilberto da Silva Caldas e Francisco Ludovico de Almeida; o radialista Jeová Baylão; os políticos Jerônimo Pinheiro de Abreu, Balduíno da Silva Caldas, Tércio Caldas e Nicanor de Faria e Silva; os escritores Nelly Alves de Almeida, Edmundo e José Pinheiro de Abreu, Carlos de Faria e Jacintho Luiz da Silva Caldas; os jornalistas Benedito Monteiro e Honestino Guimarães; o historiador Zoroastro Artiaga e o pintor Caramuru Brandão.

A uma altitude de 651 m, Itaberaí fica a 92 Km de Goiânia e 42 da Cidade de Goiás, cortado pela rodovia GO-070.

Entre suas festas mais importantes estão a de São Sebastião, em janeiro, as festas Juninas e a de Nossa Senhora D Abadia, Padroeira, em agosto.



Homes pages de Itaberaí:



www.aila.kit.net (academia Itaberina de Letras e Artes – AILA)

www.elenizia.kit.net

www.pscitaberai.kit.net

www.brunocalilfonseca.kit.net

www.secmeioambiente.kit.net

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui