Usina de Letras
Usina de Letras
284 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50579)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->DESCOMPASSO -- 04/12/2002 - 14:01 (Lizandra de Melo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


DESCOMPASSO



Ontem, ao assistir uma palestra sobre habitação e urbanização, um dos palestrantes falou que esperava do presidente eleito uma política de moradia que realmente primasse pelo social.

Então lembrei-me de uma frase que Lula disse no seu discurso depois de eleito " a esperança venceu o medo", com isso constata-se que o povo brasileiro em sua grande maioria, resolveu assumir uma postura e escolher Lula, a partir do momento que resolveram tomar uma decisão de mudar do quadro social e político que nos encontramos, sair desta situação, dos mesmos governantes que estão aí a décadas mandando no nosso país.

Houve por parte da população uma escolha e também a posição de assumir esta escolha, houve um comprometimento, abandonou-se o muro, a indecisão e mesmo com a incerteza foram corajosos e resolveram assumir a decisão que haviam tomado, escolheram a mudança, um novo caminho.

Tendo isto como base é necessário que a sociedade decida pela proteção e manutenção do ambiente onde vive, primando pela qualidade de vida de todos os seres incluídos.

Na mesma palestra que assitia, houve a exposição de um dado interessante, existem no Brasil 6 milhões de imóveis necessitando de restauração e há um déficit de 7 milhões de moradia, então é quase o mesmo número de imóveis que se está precisando, é evidente que muitos não são nos mesmos locais e também das mesmas pessoas, existem uma série de disparidades, mas se houvesse por parte da população a consciência da preservação e da restauração, boa parte destes imóveis estariam servindo de moradias e o déficit seria muito menor.

Nesta mesma palestra uma das pessoas falou sobre a destruição aqui na nossa cidade natal de chafariz na praia de ponta negra, o absurdo que era isso, como não havia consciência das pessoas e respeito por preservar a história, o ambiente em que se vive.

Então um dos palestrantes falou da necessidade, da educação das pessoas. Da importância de saber se preservar para poder contar a história e ter como se mostrar, pois como um senhor que viu na sua juventude aquele chafariz ser destruído vai chegar hoje pro seu neto e contar essa história sem nenhum indício que prove que realmente existia ali um chafariz.

Mas a educação e a mudança dos valores, do entendimento da necessidade de uma cultura rica só vai acontecer com o tempo, se as pessoas não foram educadas e não têm consciêcia de que cada pedaço do ambiente é parte da sua história viva e que cada parte desta têm uma importância única, então não saberá preservar.

É necessário que se tenha em mente o devido e real valor de cada coisa. Se alguém acha que é mais importante construir mais uma rua do que preservar um monumento histórico, uma árvore, enfim então ela vai construir uma rua. É dever do poder público e direito do cidadão zelar pela preservação física, social, política, moral e histórica do ambiente em que vive.

Na cidade onde morei a minha infância toda houve um caso de total desrespeito pela história, uma árvore quase centenária ao lado da igreja que servia de sombra, para as crianças brincar enfim, e era uma espécie rara foi derrubada simplesmente para pavimentação da área e não havia necessidade alguma de se retirar, se pavimentaria e a deixaria ali sem problema algum, ela já fazia parte do cenário, com certeza já havia presenciado muitas coisas, embelezava o ambiente e mesmo assim, foi derrubada houve manifestação popular para que não fosse derrubada, mas mesmo assim prevaleceu a vontade das pessoas que mandavam e não de boa parte da sociedade que preferia a preservação, disso se tira cada um que detém o poder preserva o valor que acredita. Então há que se lutar muito pois a questão é de educação, cultura e bom senso.

Há pessoas que mesmo sendo fumantes, insistem em deixar o ar condicionado ligado, portas e janelas abertas e fumam neste ambiente, ou seja um totla desrespeito com as outras pessoas e total falta de bom senso por aí se tira.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui