Usina de Letras
Usina de Letras
78 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62243 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10370)

Erótico (13570)

Frases (50641)

Humor (20032)

Infantil (5440)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140811)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6198)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Somente os perseverantes vencem (Reflexão) -- 28/08/2008 - 01:53 (Elias Torres) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Somente os perseverantes vencem
Texto: Elias Torres

José do Egito é uma das historias da Bíblia mais perfeita da providência de Deus. Ele, ainda adolescente, com apenas 17 anos foi vendido como escravo por 20 peças de prata pelos próprios irmãos de sangue,motivados pela inveja.
Ainda jovem, sendo escravo do capitão Potifar, tornou-se administrador dos bens do seu patrão. Segundo a Bíblia, era um rapaz bonito, atraente, responsável, obediente a Deus e que demonstrou pudor ao recusar as investidas de sedução da esposa de Potifar, quando este estava em viagem.
Até aqui eu fico pensando como estava a cabeça desse rapaz, traído pelos irmãos e com saudades dos pais. Eu sinto que ele sofria com tudo isso, mas não se deixou abalar, até porque foi preso injustamente por causa da injuria lançada pela esposa de Potifar que, ao ser rejeitada pelo jovem, inventou que José queria violentá-la.
Estando preso conquistou a simpatia do carcereiro e o respeito dos presos, tornando um líder de lá de dentro da cadeia. Ele tinha, também, o dom especial de interpretar sonhos. Por causa disso seus irmãos de sangue tinham inveja dele, pois ele contou aos seus irmãos que, no futuro, eles se curvariam diante dele, o que fora motivo de gozações e de o chamarem de “O sonhador”.
Ele interpretou o sonho de alguns dos presos e todos foram confirmados, inclusive de um deles que, com toda humildade que o caracterizava, levou-o a pedir um favor ao companheiro de cela, dizendo: Quando estiver com Faraó não esqueças de mim.
Diante de todos esses anos preso, fico pensando no sofrimento desse rapaz dentro de uma cadeia, sem conforto e sem higiene. O que será que passava pela cabeça dele? Eu imagino que em nenhum momento ele perdeu sua confiança em Deus, pois a Bíblia diz que o Senhor tomava conta dele...
Tendo o Faraó ficado perturbado com dois sonhos, que tivera numa mesma noite, foi levado até a chamar todos os sábios e magos do palácio para interpretá-los, mas nenhuma revelação penetrou no coração do Rei como sendo verdadeira.
Foi aí que o chefe dos copeiros disse ao Faraó: Na cela que estive preso havia um jovem Hebreu que interpreta sonhos, tendo inclusive dito à mim que eu voltaria a servir novamente ao meu rei, o que é hoje uma realidade.
José foi chamado pelo Faraó que ordenou que ele se banhasse, que lhe dessem roupas novas, cortasse-lhe o cabelo e fizessem-lhe a barba. Fico matutando a cena dos presos exaltando-o do tipo: Vai se encontra com o rei hein? È isso aí José! Boa sorte! Coisas desse tipo. Fico imaginando também o que passou pela mente de José nesse momento. Imagine você se preparando para encontrar-se com a maior autoridade do planeta?
Quando chegou perante o Faraó, este contou-lhe o sonho ouviu de José o seguinte: O rei não teve dois sonhos, e sim um apenas, tendo afirmado que isso não dependia apenas dele, mas que Deus dará uma resposta favorável ao Faraó. Quando José terminou sua interpretação essa penetrou no coração de Faraó como a mais sábia e correta, pois vinha de Deus, que agradou também a todos os conselheiros do rei.
E nesse mesmo instante o rei tirou seu anel-selo e o colocou em um dos dedos de José fazendo-o, a partir desse dia Governador do Egito. Concedeu-lhe carta branca e recebeu respeito de todos do palácio e do povo. Foram treze anos de sofrimento até chegar a ser reconhecido.
Um jovem como José nos dias de hoje, não generalizando, já teria jogado a toalha, tornado-se um rebelde, virado um bandido ou, quem sabe, usuário de drogas. Os jovens de hoje em dia têm que acreditar nas providências de Deus e ser perseverante naquilo que almeja, fazendo sua parte com sabedoria, humildade, buscando conselhos de pessoas de bom caráter e colocando a ousadia contra a timidez, medos e outras coisas más, que atrapalham nossos sonhos e objetivos.
José tornou-se Governador do Egito com apenas trinta anos de idade fazendo um governo sólido, inclusive adquirindo maior conhecimento do Egito do que o próprio rei Faraó.
Passados dez anos, sua família foi ao Egito para comprar alimentos, pois a escassez reinava na região em que moravam. Para seu pai, ele estava morto devido a mentira que seus irmãos inventaram, mas nem passava pela cabeça de seus irmãos que José, que havia sido vendido como escravo, tinha se tornado o homem mais poderoso do Egito depois de Faraó.
José fez um tipo de brincadeira com seus irmãos, provavelmente, para testar o caráter de cada um e com essa pegadinha cada um pode sentir um pouquinho do que José passou, e sentiu, quando foi vendido e traído por eles.
Idealizemos agora a emoção de José revendo toda sua família e dizendo eu sou José! O irmão que vocês venderam aos Egípcios...Seu choro foi tão alto que todo o palácio ouviu. Seu pai ficou emocionado, seus irmãos surpresos e todos foram dominados pela emoção.
José, tendo o poder, não foi tufoso e sim humilde não permitindo que o seu alto posto lhe subisse a cabeça, nem mudou seu caráter, surpreendeu seus irmãos com essa atitude que, certamente, também agradou muitíssimo a Deus.

O que podemos aprender com essa história?
1- Os homens que têm compromisso com Deus não praticam o adultério, pois ele poderia perfeitamente satisfazer sua masculinidade com a esposa do seu patrão. Não o fez por que tinha caráter, responsabilidade e obediência a Deus. Quando se tornou Governador casou-se e a sua esposa teve dois filhos.
2- Deus tem finalidade para cada um de seus filhos.
3- Nunca devemos guardar ressentimentos de ninguém e começar a praticar isso em nossa vida é benéfico para nossa saúde física, emocional e espiritual. Guardar ressentimentos é como se estivéssemos vivendo todos os dias engasgados com um caroço de imbu sem poder expeli-lo.
4- Precisamos orar para saber se nossos sonhos são os sonhos que Deus tem para a nossa vida e sempre colocá-lo na frente de nossas metas e ações assim como fez José ao Faraó. Ele poderia perfeitamente dizer que era ele que ia dar a interpretação, mas colocou Deus como verdadeiro interpretante. Devemos destacar o Senhor como Ele merece.
5- Deus sabe onde coloca seus filhos e para qual serviço devem prestar, sem fazer murmurações e ter humildade.
6- Ainda sofrendo com saudades, e injustiças na prisão, conseguiu fazer amizades e conquistar a simpatia de todos. Nunca devemos fazer de nossos sofrimentos uma arma para afastar nossos amigos de nosso seio.
7- Tudo tem seu tempo e sua hora para Deus chegar com sua providência. José teve paciência e não deixou a ansiedade atrapalhar os planos de Deus para sua vida. Talvez você esteja nesse momento passando por alguma dificuldade e não percebeu que por detrás desse sofrimento o Senhor tem planos para você, creia nisso!
8- Depois que se tornou Governador ganhou poder,porém não foi pedante,pelo contrário, deu uma aula de humildade que é o que está faltando para muitas pessoas e autoridades hoje em dia.
9- Não se vingou do capitão nem da sua esposa, pois a vingança não pertence nem compete a nós. A vingança afasta a paz interior e aproxima a guerra de todos os tipos em nossa vida.
10- Não guardou mágoas de seus irmãos, mas mostrou-lhes através de uma pegadinha o que é sofrer injustiças. O seu perdão tão sublime que seus irmãos se curvaram perante ele quanto ao sonho que tivera no passado e que eles o escarneceram.
11- Tudo isso que aconteceu na vida de José era um plano de Deus. Ah, se todos os seres humanos tivessem o coração de José, aprenderiam os ensinamento da vida desse jovem para nosso estilo de vida.
Todos aqueles que acreditam na providência de Deus têm que esperar alegres, confiantes, obedientes e, apesar de todas as dificuldades que passamos, temos que colocar em nossa mente que o melhor de Deus esta para acontecer. Temos que ser perseverantes em nossa vida. Se um dia tem 24 horas e estamos perdendo 23 horas e 59 minutos em um minuto Deus nos concede a vitória, pois para Ele nada é impossível.
Temos que trabalhar em nossa mente que nossos pensamentos não são os pensamentos de Deus, pois os pensamentos Dele é melhor do que o nosso. Os pensamentos e os caminhos que o Senhor tem para nós são mais altos do que os céus.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui