Usina de Letras
Usina de Letras
52 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50599)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ANOS 90: JUVENTUDE TRANSVIADA E VIOLENTA -- 27/02/2000 - 22:05 (Cícero Carlos de Oliveira /Aurora-CE/) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Como parte das turbulências próprias de final de século, um questionamento à parte desafia a inteligência dos cientistas sociais e intriga os formadores de opinião e supostos “pastores” do nosso rebanho: o comportamento da geração 90.



A sociedade costuma fazer vistas grossas para o comportamento irreverente de seus jovens. Afinal, é inerente à puberdade alguns exageros. ‘As vezes até salutar. Porquanto, o espírito revolucionário da juventude tem sido solicitado, em várias oportunidades, para os mais diversos fins: derrubar tabus e governos autoritários, servir seu país destruindo o alheio (serviço militar), e até consolidar “ideais democráticos”.



As violências indesejáveis como roubos, assassinatos e crimes hediondos estariam reservados às classes menos favorecidas (leia-se miseráveis), sem educação, desasistidas pelo governo e vítimas da indiferença social.

Esta visão começa a ruir, porém, quando se vê os meios de comunicação divulgarem, amiúde, crimes de perversidade, dignos de folhetins de terror, praticados por jovens das classes média e alta.

O fenômeno tem alcance mundial. Não respeita países desenvolvidos nem socieddes tradicionais. E agora?



Explicações surgem dos mais diversos segmentos. Os educadores põem a culpa nos pais e no “sistema”. Os pais, observam perplexos ou jogam a culpa na escola. A Igreja, põe a culpa nos dois: escola e pais. O psicólogo diz que esta geração se criou sem a atenção dos pais. O homem comum acha que faltou “um puxão de orelha” ou “umas palmadinhas” no menino. Todos são unânimes em repreender e condenar a nova geração “perdida e desorientada”.



Não sou mais jovem. Incluo-me nas últimas gerações que quiseram mudar o mundo e falharam. E se acomodaram, e ajudaram a consolidar o argumento do poeta Belchior de que “ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais”.



Contrariando a maioria, no entanto, acredito na nova geração. Vejo nesses distúrbios uma vontade inflexível de romper com a hipocrisia, de não sucumbir aos reclames da mediocridade material que permeia nosso tempo.

O adolescente de hoje quer casar, quer construir um estado de fidelidade autêntica e deseja estabelecer um pacto sincero com o semelhante.

Os distúrbios, divulgados a granel pela mídia, são reflexos de uma sociedade hipócrita que, como bem observa o poeta Zé Ramalho, “já sente a ferrugem lhe comer".



Brasília – Unb, outubro,97

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui