Usina de Letras
Usina de Letras
161 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Presídio -- 15/04/2001 - 17:17 (Gentil Geraldo Favato) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Presídio: causa ou conseqüência? (1)



Tenho acompanhado a discussão sobre a instalação do presídio em nosso município e considero de extrema importância o debate que se faz em torno do assunto. Noto, porém, que os argumentos são no sentido de que o presídio seria a causa de toda a violência atual e futura quando na verdade ele é ulterior a ela. Pensemos, pois, nas verdadeiras causas: por que nossa sociedade necessita de presídios?



Pois bem, nossa sociedade é extremamente injusta. Nossa distribuição de renda é uma das piores do mundo, ou seja, a riqueza está toda concentrada nas mãos de poucas pessoas enquanto a maior parte da população sobrevive com minguados reais e outra parte sobrevive dos restos que encontram nos lixões das cidades. Quem já não viu pessoas catando restos nas caçambas de lixo nas saídas de nossa Estância?



Nossa sociedade é extremamente preconceituosa. Aqui deficientes físicos, pobres, pretos, ex-detentos, ex-drogados e ex-alcoolatras não têm vez. São raros os casos de pessoas nessas condições que conseguiram nova, ou uma oportunidade. Nesta nossa sociedade destacam-se aqueles que têm bens e poder, e não aqueles que são honestos e competentes. Privilegia-se o ter em detrimento do ser. Informe-me do contrário.



Nossa sociedade é extremamente permissiva com os verdadeiros bandidos deste país. Nós não queremos o presídio mas não tomamos nenhuma atitude contra a corrupção que permeia a administração pública. Nossos administradores roubam o nosso dinheiro em vez de o aplicarem em escolas, hospitais, programas de promoção do ser humano, geração de renda aos mais necessitados, programas para a formação de meninos(as). Tudo é feito de fachada para desviar dinheiro público. Tudo é feito em busca de promoção pessoal. Roubam e não devolvem. Nossa justiça, lenta, colabora para que o processo demore a ser julgado e os políticos corruptos nem vão para cadeia e, o que é pior, nunca devolvem o que roubaram. É a lei da impunidade. Assim foi, é e, se não exigirmos mudanças, sempre será. Juiz Lalau, Lui$ E$stevão, $udam,... onde estão os protestos, públicos e escritos, contra isso?



É essa situação, generalizada no Brasil, que gera presos (pretos e pobres), favorece o aparecimento de gangues, facções, PCC, CV. A falta de oportunidades em uma sociedade individualista e cruel cria seus algozes e nós, que nada fazemos para atacar as causas do problema, ficamos, agora, contra a conseqüência. O que não deixa de ser positivo, pois temos a oportunidade de, também, repensar nossa condição de cidadão, responsável que deveríamos ser, em acompanhar os destinos do dinheiro que vem do Estado/União ou é gerado no Município e que administradores corruptos roubam. Ouvi dizer que com o presídio virá uma verba de R$ 1.500.000,00, quem vai cuidar dessa grana?



As comissões, vereadores e administradores municipais devem atuar com honestidade e responsabilidade e nós devemos acompanhar, com firmeza, suas ações.



Portanto deixemos de hipocrisia. Nós criamos a necessidade de presídios! Instalados aqui ou acolá, não aumentam nem diminuem a insegurança a que já estamos expostos. Acabaremos, sim, com a insegurança que reina neste país quando acabarmos com os corruptos e corruptores, diminuirmos as diferenças sociais melhorando a distribuição de renda, darmos oportunidades iguais a todos respeitando as diferenças individuais, transformarmos essa sociedade individualista e cruel em uma mais justa, nos indignarmos de pessoas comendo o que catam no lixo, nos engajarmos em projetos sociais para educar nossos jovens, etc...



Paraguaçu Paulista, 14/04/2001.



Gentil Geraldo Favato - favato@netonne.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui