Usina de Letras
Usina de Letras
259 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Beatificados 498 mártires da Guerra Civil Espanhola -- 01/11/2007 - 16:36 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
498 mártires beatificados, impulso para cristão na sociedade atual

Constatam o cardeal Herranz e o cardeal eleito Martinez Sistach

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 29 de outubro de 2007

ZENIT.org

A sociedade precisa da riqueza da fé cristã e mais de testemunhos que de palavras, um contexto onde o cristão recebe em sua ação o impulso dos mártires, em especial dos 498 novos beatos, confirmam o cardeal Herranz e o cardeal eleito Martinez Sistach, ambos espanhóis.

Milhares de fiéis e peregrinos foram na manhã desta segunda-feira à missa de ação de graças – presidida pelo cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado vaticano – pela beatificação de 498 mártires da perseguição religiosa que aconteceu na Espanha durante a última década de 30.

Concluída a Eucaristia, o cardeal Julián Herranz – presidente da Comissão Disciplinar da Cúria Romana, presidente emérito do Conselho Pontifício para os Textos Legislativos e membro de vários dicastérios vaticanos – conversou com Zenit sobre a experiência da beatificação do domingo, na qual participaram cinqüenta mil fiéis.

«O ponto fundamental de todas as celebrações é fortalecer-se na fé, recordar o núcleo de todo o Concílio Vaticano II: o chamado universal à santidade e ao apostolado, que nasce do sacramento do batismo», explicou.

Em síntese – afirmou o cardeal Herranz –, «é o direito e o dever que todo batizado, que todo cristão, tem de ser santo e apóstolo, ou seja, a ser uma pessoa que busque enamorar-se de Cristo».

«E os enamorados o são porque se buscam, se encontram, se tratam, se conhecem e se amam, e depois falam de Cristo ao mundo, que é também o que os enamorados fazem, falar do que têm dentro na alma», «e é o que os primeiros cristãos fizeram aqui em Roma, em uma sociedade pagã, por isso muitos morreram mártires», recordou.

O purpurado espanhol advertiu de que «vivemos em uma época na qual há uma grande incidência de um neopaganismo, desde diversas correntes ideológicas e relativistas».

Assim, «frente a uma sociedade que tende a ensinar como se pudesse viver de costas para Deus, os cristãos têm de demonstrar que de costas para Deus não se pode viver, porque não se pode ser feliz e porque não se tem razões para viver», apontou.

«Nós, os cristãos, temos uma mensagem para oferecer ao mundo, aos homens, aos jovens de hoje», comentou por sua parte o arcebispo de Barcelona – a segunda diocese com maior número de novos beatos, depois de Madri – Luís Martinez Sistach, que será criado cardeal pelo Papa em 24 de novembro.

«Nossa fé tem uma riqueza humana tão grande que pode contribuir muitíssimo nestes momentos: o amor de Deus, a compaixão de Deus ante o sofrimento, e a solidariedade de tantas pessoas», sublinhou a Zenit.

E «a sociedade busca soluções, mais que com palavras, com fatos, com testemunhos – advertiu: tivemos aqui 498 testemunhos que por nenhum motivo político, somente por sua fé e por seus ideais profundos deram sua vida. Ninguém dá sua vida se não ama muito, portanto é um testemunho para todos hoje».

O cardeal barcelonês eleito, Martinez Sistach, afirmou os dias tão «belos» que se viveram em Roma, no marco das beatificações: «encontramos muitíssimas pessoas, membros da Igreja da Espanha, e aqui em Roma, na sede de Pedro, pudemos celebrar a fé, já que se tratava disso», «e celebrar também e honrar estes 498 mártires que entregaram sua vida por amor a Deus e aos irmãos».

«A mensagem que vivemos nestes dias aqui, dias de oração e de eclesialidade, foi uma mensagem que nos deram» os mártires, «uma mensagem de reconciliação, uma mensagem de paz, uma mensagem de fraternidade, uma mensagem de convivência», resumiu.

«Morreram e deram sua vida porque amavam muitíssimo Jesus, imitavam Jesus e Jesus na Cruz morreu perdoando: ‘Pai, perdoa-os porque eles não sabem o que fazem’; esta foi a atitude desses mártires, como a de todos os mártires da história da Igreja», que é «martirial»: «sempre houve, há e haverá mártires», observou.

Os mártires representam «para todos um testemunho de fidelidade e de coerência com nossa fé, com nossos princípios, com nossos valores, para colocá-los ao serviço de toda a convivência humana; não para fechar-nos, mas para abrir laços de fraternidade, de trabalhar juntos, oferecendo nossos valores, a antropologia cristã à sociedade», concluiu.


***

Manifestação tenta ofuscar beatificação dos mártires espanhóis

Na saída de uma igreja do Opus Dei em Roma

ROMA, segunda-feira, 29 de outubro de 2007

ZENIT.org

O protesto de seis anarquistas em uma igreja de Roma contra a beatificação de 498 mártires da perseguição religiosa na Espanha foi vista como uma mera provocação, segundo fontes católicas.

Os manifestantes, nos arredores da paróquia de Santo Eugênio, após a missa dominical das 11h, espalharam cartazes com insultos aos mártires e manifestos políticos.

O grupo de seis pessoas que provocou a manifestação foi detido pela polícia italiana, que os levou em um furgão junto ao material fotográfico e audiovisual confiscado.

Os jovens, adeptos do coletivo «Militant» e do grupo «Facciamo breccia» («Abramos brecha»), fazem parte dos chamados «centros sociais» de Roma.

O vice-pároco da Paróquia de Santo Eugênio, confiada à guia pastoral do Opus Dei, Pe. Nicola Zenoni, assinalou em um comunicado enviado à Zenit que não soube com antecedência da manifestação.

«Somos completamente partidários da liberdade de expressão» acrescenta o vice-pároco.

«Segundo dizem alguns dos paroquianos, que saindo da Igreja encontraram os manifestantes, parece que o único objetivo dessas pessoas foi o de provocar uma briga, filmá-la com câmeras profissionais e enviar rapidamente as imagens aos meios de comunicação.»

«É um fato que da parte dos fiéis não houve nenhuma ação violenta; houve somente desagrado pela provocação realizada ante a Igreja, justamente durante a Celebração Eucarística das famílias e dos jovens», indica.

«As únicas fotografias que podem dar a idéia de uma briga, segundo se vê em alguns sites, não mostram fiéis da paróquia, mas agentes das forças da ordem não uniformizados, separando os manifestantes», explica a nota.

«Queremos também esclarecer que a paróquia de Santo Eugênio é freqüentada por paroquianos e fiéis de diferentes proveniências», precisou o sacerdote.

Ao contrário do que alguns jornais publicaram, a paróquia de Santo Eugênio não se encontra no Vaticano, nem sequer em seus arredores, mas em uma área de Roma chamada Parioli.

Este incidente aconteceu no mesmo momento em que na Praça São Pedro, no Vaticano, estava-se celebrando a beatificação mais numerosa da história, correspondente a 498 mártires espanhóis do século XX.


***

Obs.: Faltou a mídia (inclusive Zenit) explicar melhor o significado dessas beatificações dos mártires espanhóis. Quando é para descer a lenha no nazismo e no fascismo - e se deve descer a lenha nesses regimes totalitários, sem dó, sem piedade -, todos o fazem com a maior convicção possível. Porém, quando se trata de fazer uma crítica contundente à Peste Vermelha, que no século XX deixou um saldo de 110.000.000 de mortos, a maioria das pessoas fica "cheia de dedos", parece que com vergonha de denunciar os crimes perpetrados pelo stalinismo, maoísmo e castrismo. Para se ter uma idéia do que foi a Guerra Civil Espanhola, clique em http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=8442&cat=Ensaios (F.M.).



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui