Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->LEIAMO-NOS UNS AOS OUTROS -- 15/04/2001 - 20:37 (José Pedro Antunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Na Folha de hoje, matéria sobre atores que anunciam de um tudo:



"como se fossem verdadeiros consumidores", astros da televisão emprestam sua imagem para vender de apartamento a remédio para impotência".



A "imagem". Essa seria uma boa resposta para aquela frase sobre a qual lancei enquete (em andamento) no usina :



"Não nos peçam para dar a única coisa que temos para vender."



Pois eles vendem. De um tudo, repito. Produtos que não usam, jamais usariam. É sobre isso a matéria. E há quem venda a mãe, a família, o cachorrinho e etc.



Definitivamente, "de Calcutá" e "de Assis" são sobrenomes em baixa.



Voltando à matéria da Folha, confesso, fiquei aliviado. Não por mim. Que isso não me afeta. Não tenho imagem a vender, nem nome a zerar (como dizia o Leminski).



Por isso, talvez, como quer o Denison (Borges ou Souza Borges, ex-punkgirl), eu estaria me soltando...



Não por mim, retomo, mas pela netinha da atriz Nicete Bruno e do ator Paulo Goulart, sobrinha da Beth e do Paulinho (vocês sabem como são essas coisas de família). A nenenzinha tomava anador (ou doril?) já dissolvido na mamadeira, se bem me lembro. Lembram-se? Melhor saber que era de mentirinha. Poor baby!



Agora, quanto ao ator Marcos Palmeira, em que pese a preferência por anas paulas, esse nunca me enganou. Sempre o achei capaz - paladar refinado -de preferir mesmo um nescafé ao nosso bom e puro, mas antiquado cafezinho.



O ator é, aliás, sobrinho do Chico Anísio. Um dia alguém ainda escreverá uma tese sobre esse fato inegável. No Brasil, a arte está mesmo no sangue. De algumas famílias. E isso vem se acentuando ultimamente (que coincidência!), neste admirável mundo novo do mapeamento do genoma humano, da clonagem humana e ajuda humanitária para a morte.



Mas, voltando ao tema, o Marcos Palmeira talvez tenha toda a razão. Mesmo porque, pelo andar da carroça nacional, o nescafé é o que vai nos restar no final de toda essa tucanagem. A gente manda a matéria prima e depois importa os derivados. É o que vimos fazendo, cada vez mais insistentemente, e com grandes resultados. Para quem produz os derivados, é claro. Nesse quesito, nós, brasileiros, não somos por assim disser muito versados. O nosso negócio é ócio. Muito futebol (em frangalhos) e samba no pé. Para não falar da "xenicália" toda, que, gentilmente, os meios de comunicação despejam sobre o nosso coco (onde fica o acento?).



A propósito, outro dia ainda eu me referia a uma expressão recém-aprendida: "à moda bosta". Querendo dizer "em grande quantidade". Pois é.



No mesmo caderno tv folha , vale conferir a crítica do Nelson Ascher, que fala, justamente, sobre os limites, tênues, a separar ficção e realidade. Desta, o que ainda sobeja.



"Muito terá de se apressar, quem quiser ver ainda alguma coisa", dizia o pintor francês Paul Cézanne.



Depois vieram o triunfo da técnica, da máquina fotográfica, do cinema, dos jornais, das revistas ilustradas, e algumas idéias geniais, como o ensaio "A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica", do filósofo frankfurtiano Walter Benjamin.



Hoje, velhos de guerra, estamos aprendendo a falar do século passado, o século XX. Quem diria?



E o usina de letras , ao que parece, vive com frisson , comme il faut , este momento roupa-suja-se-lava-na-internet.



LEIAMO-NOS UNS AOS OUTROS.



Eu recomendo!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui