Usina de Letras
Usina de Letras
32 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Boladas e Boleiros - 039 -- 09/08/2005 - 10:23 (Carlos Alcino Valadão Lopes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
FUTEBOL PARA FANTASMAS

Senhoras e Senhores!

Pretendemos hoje, ou a qualquer hora, de qualquer dia, de 2007, transmitir diretamente do Maracanã, o maior estádio "vazio" do mundo, com capacidade para 100.000 lugares desocupados, onde os dois times disputarão mais uma "melhor de três", para ver quem ficará com os pontos da partida que foi disputada há dois anos atrás e, somente agora julgada pela Justiça federal.

Desnecessário dizer que o "Maraca", bem como a maioria dos grandes estádios tupiniquins, está com portões lacrados, desde 2005, por ordem do STJD - Superior Turma de Juizes Divinos (eles assim, se acham), na figura do SSS - Supremo Sumo Sapientíssimo, "Luiz aZeiter" - que não é meu parente, devido a incidentes ocasionados pela má-conduta das torcidas.

É importante registrar que ainda cabe recurso. O Time perdedor poderá recorrer ao Supremo Tribunal Federal, em Brasília, como também, entrar com um Mandado de Segurança e o que é pior, conseguir o "famigerado" Efeito Suspensivo, que com toda certeza, originará um "contra-processo" de Projeto de Lei, a ser julgado pela Càmara de Deputados, somente após a pauta ser desobstruída, pelas CPI´s -Cada Placar Interessa - das decisões dos 1.489 jogos do Brasileirão "A" e "B", dos anos de 2005 e 2006.

O princípio de toda esta "Burrocracia" jurídica começou no "Campeonato Brasileiro de 2005", apelidado como 2005-DC - não de Depois de Cristo, mas sim de Desprovido de Cérebro - que não tendo nada pra fazer, "inventou de inventar" uma punição aos clubes de futebol, de jogarem com os portões fechados, sempre que um, ou mais torcedores, tomasse qualquer atitude não condizente com o espetáculo.

Realmente uma idéia digna de um "acéfalo", que só pode estar ocupando um cargo de decisão - sendo notadamente um leigo, ou melhor, um avesso ao futebol - graças aos serviços prestados pela senhora sua digníssima mãe, de "cozinhar e lavar pra fora".

Toda essa imbecilidade acabou originando uma brecha astronómica, somente comparável ao nível da burrice deles, onde todo time que percebe que vai perder, ou até mesmo sentindo que vai empatar, imediatamente aciona o seu "DAP - Departamento de Arruaceiros Profissionais", que inicia uma "chuva-ao-campo" de objetos estranhos, seguido de pancadaria e quebra-quebra, obviamente trajados com a camisa do clube adversário, dando motivo para que o seu Clube-Patrão entre com um Efeito Suspensivo da partida, que já virou "júris-imprudência".

Será que os mandatários, que "mandam-e-os-otários" obedecem, além de míopes, são tão imbecis, a ponto de não perceberem, que uma partida de futebol sem torcida é um "Aborto da Natureza", um Crime Hediondo, um Desastre Ecológico. É como um teatro, sem público; um rádio, sem ouvintes; uma televisão, sem telespectadores; um jornal, sem leitores; uma exposição, sem apreciadores; uma palestra, sem interessados; um curso, sem alunos; uma missa, sem católicos; um culto, sem devotos; o Rio, sem carnaval; praia, sem banhistas; Pernambuco, sem frevo; Nordeste, sem forró; Bahia, sem axé; em fim, qualquer apresentação pública, desprovida totalmente de público.

O Próprio presidente da nação deixou bem claro, todo o seu descontentamento, quando falou diretamente ao "Todo-Poderoso" da CBF - Comissão Burrocrática de Futebol (Comissão, neste caso, com sentido de propina) - o Imperialismo "Reicado Besteira", que ele se sentiria muito mal ao subir no palanque e, não ter para quem discursar.
Diz o "Hagar", aquele "tanque de boçalidade" e "poço de ignorància":
- para nós, isso até que seria muito bom.

Como pode um Clube brasileiro pagar seus compromissos, ainda mais nos dias de hoje, se não tiver renda? E os atletas sem receber como vão honrar suas dívidas e prover sua família? E os outros "multilhões" de "Brazucas", direta ou indiretamente credores do Time e de seus jogadores, como irão sobreviver? E... Por aí afora...

Será que só alguns de nós, somos tão inteligentes, que podemos pensar em uma solução mais plausível, simples e eficaz, de sem deixar de punir os infratores, tão somente inverter o mando de campo? Se ambos forem culpados, que se indique um campo neutro, num estado diferente dos envolvidos, mas usando o bom senso de ser num local viável.

Pois bem o "Sem-Mãe", "Sem-Pai" e "Sem-Inteligência", com toda certeza, parente de algum "Zé Bruguelo da vida", privou "miletrocentos" torcedores de vários estados e estádios do Brasil, de terem o prazer de assistir seus Clubes de Coração jogar.
O "Nero" do futebol incendiou, por mais de uma vez, a alegria das Arquibancadas, deixando em seu lugar apenas o pó dos tempos idos, verdadeiras cinzas do futebol passado.
O Hitler, não dos Campos de Concentração, mas, dos Campos de Futebol, cometeu uma nova mortandade, dessa feita, foi o "Holocausto de Torcedores".

Quem Viver Verá...


Brincadeiras à Parte

Quero parabenizar ao jornalista Carlos Batalha, pelo "Renascimento Esportivo" da "TV Aperipê" com as transmissões dos jogos do Campeonato Sergipano, ocorridos no "Presidente Médici", e "Batistão", domingo, primeiro de maio.

Estendo minhas congratulações à toda a Equipe Esportiva, ressaltando a ótima locução de Antonio Barbosa, abrilhantada pela excelente performance do Catedrático Comentarista Alceu Monteiro.

Estes são verdadeiros exemplos, que juntamente com o Mestre Jurandi Santos, servem como guias, para nós, meros Aprendizes no "Universo Futebolístico".

E Tenho Dito!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui