Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Boladas e Boleiros - 041 -- 09/08/2005 - 10:26 (Carlos Alcino Valadão Lopes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
LIDERANÇA, MESMO QUE PROVISÓRIA

Essa Crónica vai para "Dorival Caymmi", "João Gilberto" e, pro meu amigo Amaral, sujeito legal - Botafoguense roxo, de preto&branco, conhecedor do "Universo Futebolístico", como gosto de frisar e, que ultimamente está rindo até de "falta de dinheiro".

Ele, como eu, não nos lembramos, quando foi que nossos times começaram tão bem um Campeonato Brasileiro, se é que isso alguma vez aconteceu. Sei, como todo "Tricolor de Coração", que só ganhamos uma vez, em 1984, isso por que a Taça de Prata", conquistada brilhantemente em 1970, não é reconhecida como competição nacional, embora, na realidade, tenha sido. Engraçado é que o Flamengo pode ser campeão estadual, duas vezes no mesmo ano de 1979, mas o Fluminense não é reconhecido como Bi-Campeão Brasileiro.
Coisas do futebol...

O Glorioso Time da "Estrela Solitária", também só foi campeão uma vez, em 1995, em cima do Santos, que uma semana antes eliminou de forma surpreendente o Fluzão, fato que impediu uma decisão carioca, que na época era o esperado e, com toda certeza ficaria para a história.

Tem muito comentarista de futebol ainda passando gelo na língua queimada pelas declarações precipitadas, dos favoritos ao título, nas quais o Tricolor só constava como possível candidato a "Libertadores da América", e o "Alvi-Negro", na melhor das hipóteses, como sobrevivente do "Rebaixamento".

Tá certo que os líderes tiveram ajuda do Flamengo, do meu amigo Heleno - um dos poucos rubro-negros toleráveis - que despachou o Santos, com Robinho e tudo, graças a garra e a coragem, armas intrínsecas, impregnadas nas camisas negras-avermelhadas e, a encarnação antecipada de um suposto estagiário - mais fantasma que o "Gasparzinho" - que no site oficial do "Peixe", teria colocado uma enquete, perguntando: "de quanto o Flamengo iria perder", ferindo, dessa feita, um dos principais dogmas do futebol, de que: "falar demais", antes das partidas, só faz motivar o time adversário", foi o que aprenderam, recentemente, o Túlio, ex-maravilha, e o Dario, seu técnico no Volta Redonda.

Aliás, por falar no Dario, hoje técnico cruzmaltino, acho que ele ainda não assimilou este mandamento como deveria, pois continua a "besteirar" declarações anti-éticas e antipáticas, sobre seus colegas e jogadores. A última, que tomamos conhecimento, foi contra o Paulo César Gusmão, técnico do Botafogo, vice-lider, vencedor do confronto contra o Vasco da Gama, que ocupa a incómoda" décima-sétima posição no Campeonato, com apenas 4 pontos ganhos, para desespero total, do meu camarada Ivanildo, grande vascaíno-baiano. É melhor o já "fritável" Dario, colocar a sua "linguinha" de molho por que o Antonio Lopes "tá na área".

Saindo do "Varandão da Saudade" e caindo no "Quintal da Realidade", eu, realmente não sei e, nem me interessa saber, até quando vamos estar neste clímax, curtindo a mordomia do apogeu, comodamente "assentados" na Liderança e, "não vendo ninguém na minha frente". O que importa e curtir esse momento até que, por deficiência técnica, venda de jogadores ou, o que é pior, por vontade dos juízes, o sonho de bisarmos a conquista do "Brasileirão", não vire
"Brumas de Avalon".

Aí, vem o Hagar, aquele "Tanque de Grossura & Poço de Ignorància", dizer que eu sou "chorão" e, que já estou arrumando desculpas, mas não é de hoje que venho "batendo na mesma tecla", de que ultimamente, tem muito Juiz de Futebol decidindo as partidas e até mesmos campeonatos.

Não precisamos ir tão longe e, nem há tanto tempo. Ainda está recente em nossa memória o incidente com os árbitros sergipanos, a revolta do Lagartense e outras "cositas mas"...

Tó dramatizando? Tó não!
Se não fosse a interferência na última quinta-feira do "São Tricolau", e da grande atuação do "CCTT- Clã Celestial de Torcedores Tricolores", o Fluminense teria se despedido da Copa Brasil, novamente "garfado" - tal e qual aconteceu na derrota para o Internacional, em Porto Alegre, na decisão de 1992, quando somente aquele "vil" de apito, foi o único que "viu" e inventou de inventar um pênalti bem no fim do jogo - dessa vez por um gol, aí sim, "visível por todos", em escandaloso impedimento, aos 46 minutos do segundo tempo. O mundo todo viu, as televisões registraram e não teve ninguém, que tenha ficado em dúvida. Bom, talvez, somente os "capachildos" dos "Zé Bruguelos da Vida", só para contrariar, ou mesmo, manter a fama "imbecilóide" dos "Idiotas de Plantão"...

Fosse algum jogador, que tivesse cometido um ato desabonador, não punido na súmula, mas devidamente "pego" pela TV e, já caía-lhe sobre a cabeça o pesado "Luiz Azeiter" e sua não menos leve "pena da Lei".
E quanto aos erros dos "todo-poderosos" juízes de futebol?
Não interessa se foi sem ou por: querer, incompetência, ou propina. O que tem de acabar, "ontem" é a vitória, derrota, ou às vezes, até mesmo o empate, decretados por medidas "improvisórias" (já que ficam para a eternidade), desses "tão-somente", "sopradores de apito".

E Tenho Dito!


Nos Acréscimos - Corre de "vento em popa", lá pras "bandas" de São Paulo, que o "Corinthians" vai virar uma Concessionária de Carros Usados.
Já tem em seu pátio para pronta entrega: 1 KIA, 11 Bestas e 5 Gols.

Maldade...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui