Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Boladas e Boleiros - 044 -- 09/08/2005 - 10:31 (Carlos Alcino Valadão Lopes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
NEM ME ABALEI...

Para quem já é amigo desta Coluna sabe, "desde sempre", que nunca fui fã do Parreira como técnico da Seleção Brasileira, teimando em seu estilo retrancado e covarde. Aliás, só tem uma coisa que eu gosto menos ainda; muito menos ainda, imensamente menos ainda, quase as raias da ojeriza; o time da "Argh!gentinha" e, por extensão, a quase todos "los hermanos", filhos dela.

Para mim, "argh!gentinho" legal e flamenguista tolerável, são iguais ao Pelé, só existe um em cada Universo. O Flamenguista aceitável, eu já tive o prazer de conhecer e até incluir, pasmem vocês, no meu rol de amizades, o que não poderia ser de outra forma, haja visto sua raridade. Agora, o "gente boa" da "Argh!gentinha", acho que vai ficar pra próxima encarnação.

Pois bem, o sempre-calmo Heleno, nem bem me cumprimentou na manhã de quinta-feira, e visivelmente transtornado, foi me nocauteando com sua indignação: "Você viu? Viu que vergonha? Hein? Você viu?". E quase teve uma síncope nervosa - fato incomum - quando eu friamente - o que é mais incomum ainda - respondi que já esperava.

Depois de alguns "copos de açúcar", consegui acalmar meu amigo que já estava prestes a ter um troço, ou, de chamar os bombeiros, para numa camisa de força levar-me até o Hospício mais próximo.

Ainda meio atordoado com minha resposta direta, que lhe atingiu como um "direto" no queixo, tentou enganar-se pensando eu não ter ouvido bem e emendou: "mas e os Argentinos...?".

Jogaram muito melhor e mereceram a vitória - respondi tranquilamente.

Aí, não teve água, nem açúcar que desse jeito. Heleno dobrou, primeiramente as pernas e, depois os olhos, e só acordou hoje pela manhã, quando demos continuidade a nossa conversa, não sem antes tentar convencê-lo, por mais de uma hora e, com ajuda dos amigos e familiares, de que eu, era eu mesmo, e não um extraterrestre ocupando meu corpo.

Todo esse espanto, devidamente racional, deve-se as afirmações acima, que explicarei abaixo.

Não vejo problema algum em perder para a "Argh!gentinha", numa Eliminatória em que a classificação está praticamente assegurada;
Ainda mais jogando na terra deles, em "Mauenos Aires";
Sem o nosso maior goleador;
E, quando a diferença do primeiro para o quarto colocado é absolutamente "nenhuma", já que todos vão ganhar a mesma coisa, a ida para a Copa do Mundo.

Tem mais! Sentem-se para não cair e, aqueles que sofrem de problemas cardíacos, por favor, parem agora mesmo de ler esta Crónica... Vou sair em defesa do Parreira.

Segundo fontes seguras, todos os "Brazucas" - já que 0,01%, só serve para ser índice de aumento do Governo Lula, mas que estatisticamente é desprezível - reclamavam que a Seleção era extremamente defensiva, que violentava a arte brasileira de jogar futebol e, agora que até o Parreira se encantou com o "Quadrado Mágico", vamos nos apavorar pelo resultado de um jogo?

Tudo bem! Nós perdemos. Mas não para um time qualquer, nem dentro de casa e muito menos de goleada - já que eles nem conseguiram reverter o placar de 3x0 que impomos no jogo de ida - e sim, para o nosso maior rival, onde juntos protagonizamos, sem dúvida e patriotadas nenhuma, o "melhor" e mais importante Clássico Mundial.

Se fomos muito afoitos... Se realmente acreditamos que seria um "amistoso de luxo"... Se nos iludimos com os elogios do "Maradroga" e companhia... É uma outra questão...
Somente um fato é realmente incontestável. Nossa defesa é mais inútil do que "Anjo-de-Guarda da Família Kenedy". Vai ser vulnerável assim no Planalto Central do País...

O Problema não foi tomar os três primeiros gols, como afirmou o Roberto Carlos, e sim tomar um gol nos três primeiros minutos. Não há sistema tático que sobreviva a um desastre desse. É um verdadeiro "Tsunami" futebolístico.

Humildemente... Eu não colocaria um time tão ofensivo contra a Argentina, mas somente contra ela e, nas condições do último jogo. Também nunca saberia o que iria acontecer...

Espero que Parreira não seja novamente contaminado pelo Vírus "Retroncarius" e, permita que a nossa Seleção jogue o nosso futebol, alegre e moleque, com responsabilidade.
Se não ganharmos a Copa da Confederações...? E daí...? Pelo menos vamos nos deleitar com os passes do Kaká, a genialidade do "Melhor do Mundo" e, os dribles desconcertantes do "Melhor do Brasil", e talvez, até quem sabe, ir "às forras" com "los hermanos", isto se eles chegarem lá, uma vez que só estão participando, por que o Brasil, como Penta-Campeão, abriu vaga para o vice-campeão da América do Sul.

E Tenho Dito!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui