Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Boladas e Boleiros - 050 -- 09/08/2005 - 10:40 (Carlos Alcino Valadão Lopes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
MORUNTRI - INQUESTIONÁVEL

Foi uma vitória inquestionável. Daquelas que não cabe qualquer dúvida ou reclamação.

Não é sempre que uma decisão, ainda mais de "Libertadores", termina com um "estrondoso" 4x0. Realmente digno de uma "Final à Brasileira", a primeira entre times conterràneos.

Agora, que me perdoem os "Rubro-Negros" do Paraná, mas o Atlético deles, até que foi longe demais. Quem acompanhou a competição, pode constatar que por várias vezes, desenhou-se a derrocada paranaense, para num momento seguinte, como se incorporando o espírito do "Once Caldas-2004", reverter a situação, às vezes até que por milagre.

O Time do Sul, veio se rastejando, quase mortalmente ferido, com suas chagas sendo refletidas no "Brasileirão", onde é locatário da última vaga na "Zona de Rebaixamento".
Acredito que sua sobrevida, aconteceu após receber as medicações do Antonio Lopes e da injeção de alguns reforços.

Embora o futebol seja, não digo que inimigo, mas, no mínimo, "descompromissado" com a Justiça, dessa feita permitiu que esta se fizesse presente, pois ao contrário dos paranaenses, o São Paulo manteve uma regularidade proveitosa apesar da ausência do Grafite, devidamente preenchida com a "importação" do Amoroso.

Do seu Goleiro-Artilheiro, até o Roupeiro, passando obviamente pela cumplicidade de sua imensa torcida, já acostumada com os meandros e armadilhas deste campeonato sul-americano, todos, sem exceção, entoaram a mesma melodia, harmonicamente, com pequenas dissonàncias e, muito bem regida à quatro mãos, primeiramente pelo Maestro Leão, que depois passou a baqueta para seu colega Paulo Autuori. Este soube, humildemente, manter a consonància, adotando o mesmo tom que estava sendo executada, pois "quando a música é de bom gosto não se muda a execução".

Parabenizo todos os "Sãopaulinos" de lá, de cá e de acolá, pelo Tri-Campeonato da "Libertadores da América" e, também aos heróicos jogadores do Atlético Paranaense, pela ótima performance, embora no Brasil, infelizmente só no futebol, exija-se uma perfeição tamanha, ao ponto do vice-campeão ser considerado, apenas, como o "Primeiro dos últimos".

E agora, o que poderão falar os "Zé Bruguelos" da vida? Ganhamos tudo o que internacionalmente disputamos. Somos Penta-Campeões Mundiais; Campeões Sul-Americanos; Campeões da "Copa das Confederações"; Campeão e Vice da "Taça Libertadores da América", com dois jogos de antecedência.
Tá bom ou quer mais? Se quiser mais vão ter que inventar...


Nos Acréscimos

Quando será que Vasco e Flamengo vão parar de sacrificar seus torcedores, com tantas humilhações ? Já é a terceira versão do "Brasileiro", consecutiva, que ambos os times impingem aos seus admiradores, atuações vexatórias, e salvações milagrentas, aos cinquenta minutos do último tempo, na derradeira rodada.

Corroborando com a "máxima" de que o povo brasileiro não tem memória; o que é absolutamente verdadeiro, haja vista nossa política; estes dois cariocas, parece que esqueceram da terrível derrocada Tricolor, rumo a Terceira Divisão. É preciso lembrar, como nos ensina o velho adágio, que "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura", ou será que eles estão pensando que são "inrrebaixáveis", acima do bem e do mal, isentos de Divisões Inferiores?

O "Burrico Miranda" até que pode ser, diante da sua "prepotente arrogància", mas o "Marcio Brega"; que só por vaidade mesmo, pode ter aceitado esse inflável encargo de comandar o time de maior irascível torcida; não acredito, pois já sentiu na própria pele, os recados dos "seus" torcedores.

No domingo eles se enfrentam e o vencedor poderá, dependendo de vários outros resultados, colocar meio-corpo para fora da "degola", com "prazo de validade" de uma semana, isto se por total incapacidade de seus jogadores o resultado não for um insosso "0X0", que é a nota que merecem, ou se o Junior Baiano não aumentar sua artilharia "amiga" - dos outros times.


Terceiro Tempo

Parece que agora é proibido jogar uma grande partida, vencer por goleada, ou se aplicar dribles e jogadas desconcertantes nos derrotados adversários, pelo menos é o que pensa o baiano-palmeirense, que de bom mesmo só a mira para acertar boladas nos seus adversos.
Em suma, o que se está demonstrando é que "porrada", deslealdade e agressões pode, mas futebol alegre, moleque e humilhante é inconcebível.

E Tenho Dito!
VASCAINADAS

Ainda bem que ficou provado de quem manda mesmo no Vasco é o Romário e não o "Burrico Miranda". Embora o seu time - foi ele quem escalou - tenha perdido, ele "rasgou" a "mordaça" e meteu a "boca no trombone", dando uma coletiva para a imprensa.

Tolinho foi o lateral Wagner Diniz, que pensou que também podia, deu uma entrevista depois da derrota do seu time para o Internacional, por 4x2, em pleno São Januário e, foi multado. É, quem nasceu para Diniz nunca chega a ser Romário, pelo menos na justiça Cruzmaltina.

E o "falastrão" do Dario Lourenço, com aquela sua "boca enorme"? Vomitou tanta bobagens após a perda do Campeonato Carioca, cego pelos holofotes momentàneos da mídia, quis diminuir o trabalho tricolor, destratou o Abel tentando se igualar, e até mesmo se colocar, vaidosamente, acima dele, como se já tivesse ganho algo de expressão no futebol, e agora taí, de "fiofó" de fora, devidamente desempregado e no seu devido lugar de ex-treinador de time de segundo escalão. Bem feito!

Dizem os "Zé Bruguelos" da vida que o "Dario Boca Grande" só foi chutado por que cometeu dois "sacrilégios", sucessivos, no time "da Caravela", o que inaceitável, até mesmo pro "Burrico": Desagradar o Romário e perder pro Flamengo. Essa derrota então derruba até o santo da prateleira.

Interessante esse Planeta-Futebol! Inexplicável e Misterioso! Como podemos entender, um time que não ganha há 7 jogos, com menos de uma semana de técnico novo, praticamente com o mesmo time e sem Romário, vencer o Santos em plena Vila Belmiro e, de "virada"???

Só tem uma explicação... o Renato Gaúcho mostrou que não tem somente uma "barriga santa", possui também o "fiofó pra Lua".


BOTAFOGUICES

O Péricles que se "chamuscou" no início com as derrotas para o Palmeiras por 4x1, e Fluminense por 2x1, já estava em "cinzas" quando consegui se "acender" novamente após as "calorosas" vitórias em cima do Coritiba por 3x0 e Ponte Preta por 4x2. Só resta saber se isso não foi um restinho de "brasa" que pode ser devidamente "apagada" por ventos Brasilienses.


FLAMENGAGENS

Eu acho que os dirigentes da Gávea estão esperando que caia um milagre do céu para, pelo menos, saírem da vexatória "Zona do Rebaixamento". Estão esquecendo que o seu padroeiro já todo endividado com o "Alto" pelos milagres de salvá-los da "degola", nos anos anteriores.

Das 42 Rodadas já foram disputadas 13, quase um terço, e dessas, o Flamengo é um dos sócios-proprietários da "Zona"

A "Salvação do Naufrágio", ao apagar das luzes, é um filme que os rubro-negros já viram, mais de uma vez, e não estão nem um pouco afim de rever.

As agressões, pixações e vandalismos diversos, como as recepções no aeroporto, além de fazer cair a máscara de "religiosos" como o Zinho e "politicamente corretos", como seu ex-goleiro e outros, com toda certeza se transformarão em trágicos "insemdentes", com possíveis transferências para as arquibancadas celestes, ou infernais, que é mais condizente.

Vai ser triste presenciar a carniça do "Marcio Brega & Cia" serem devoradas pelos urubus.
Quem viver, morrerá...

PS. (de um moribundo flamenguista). O Flamengo tá tão mal que dessa forma só ganha mesmo do Vasco

TRICOLIGENS

Eu não entendo como o Fluminense que tem um médico como Presidente e o patrocínio de uma Empresa de Saúde - cheia de médicos - não consegue enxergar que o estádio "RUINlino de Oliveira", em Volta Medonha, está amaldiçoado e mais para "Cemitério Tricolor" do que campo de futebol.

Lá, só ganhamos do Cruzeiro, na terceira rodada; e do Internacional, na oitava; por que ambos estavam se acertando no Campeonato. A vitória sobre o Botafogo, na décima-primeira, foi uma daquelas "Injustiças Futebolísticas" que de vez em quando acontecem. Damos tanto azar naquela "necrópole" que empatamos até com o "Flamendingo", um ex-time honrado que existia no Rio de Janeiro.

No estádio "Sepultura Tricolor", perdemos para os "medíocres" Coritiba (13), por 4x2; Paraná (11), por 1x0; e São Caetano (8), pelo mesmo placar.

Pelo visto, ou melhor, pelo "não" visto, precisamos urgentemente de mais homens-de-branco, não os médicos, mas "Pais-de-Santo", para desenterrar a "cabeça de burro" e as más-línguas do Túlio-Fanfarrão e Dario-Falastrão



Nos acréscimos - A vasta colónia italiana em São Paulo, já estão promovendo um abaixo assinado, dirigido à Bento XVI, para beatificar, em vida, o mais novo santo do "Bexiga", "São Leão do Verdão". O primeiro milagre atribuído ao santo ocorreu no último dia 20, em Florianópolis, após o gol do Figueirense, quando o ex-Palestra Itália, sapecou uma "benta" goleada nos "catarinenses", mesmo jogando na terra da "Santa", e com os redivivos "lazarentos" verdes de sempre.

Terceiro Tempo - A Rede Globo de Televisão já comprou os direitos, junto ao empresário do Robinho, para lançar, em muito breve, a sua mais nova novela global, que em princípio terá o título de "O Direito de Vender".


E Tenho Dito!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui