Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Mordaça de novo -- 07/12/2002 - 15:14 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O povo precisa tomar posicionamentos, somando os esforços de jornalistas e das instituições decentes do país, para evitar aberrações como a "Lei da Mordaça", que está sendo proposta no Congresso Nacional.

Em Rondônia já não precisam se preocupar, pois a lei já foi aprovada, antes das eleições. Segundo me consta, apenas o deputado estadual Mauro Nazif foi contra.

Talvez o Congresso Nacional esteja copiando os erros de Rondônia.

Para quem não conhece, como o grande público dos rincões de Rondônia e Acre, a famigerada lei impede(desde quando exprimir o que pensa é crime?) que os procuradores ou membros do sistema Judiciário passem informações para a imprensa sobre investigações em curso. Serve apenas para proteger grandes corruptos na prática.

Ladrão de galinha pode ser investigado, exposto na mídia e ter sua vida devassada a vontade.

Como se vê, uma lei elitista, com resquícios de saudade da ditadura militar. Os mesmos artifícios fascistas de sempre.

Segundo a edição da Folha de São Paulo de 24/03/2002, o procurador-geral de SP, Luiz Antônio Guimarães Marrey, é um dos homens que se posiciona contra o absurdo, mostrando que a sociedade precisa de clareza, não de obscuridade em relação a temas polêmicos como a divulgação de informações.

Luiz concedeu à repórter Liege Albuquerque longa entrevista na qual abordava o tema, entre outros.

O texto da lei fala em proibir juizes, procuradores, promotores e policiais de dar declarações quando houver risco de ferir a imagem e a honra do acusado.

Para o juiz , a luta contra a Lei da Mordaça deveria ser em conjunto com a sociedade. Diz que seu sentimento é de repúdio: "É um projeto de lei destinado a calar os membros do Ministério Público. E tem efeito negativo para o interesse público. Não se trata de uma vaidade pessoal."

Sobre a discussão adiantada da lei, o procurador diz esperar que "o Congresso se sensibilize para a gravidade do problema e não aprove esse projeto".

Quem quiser acessar a reportagem na íntegra deve procurar o site www.igutemberg.org.br

Quero apenas estabelecer a discussão sobre mais uma tentativa da sociedade brasileira conservadora e temente da justiça tentar bloquear o conhecimento das entranhas da própria sociedade.

Um povo que esconde sujeira debaixo do tapete não só abre mão do direito à liberdade como tende a se tornar com o tempo um grande cortiço de almas penadas.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui