Usina de Letras
Usina de Letras
114 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Reflexões sobre a Usina -- 07/12/2002 - 22:10 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Reflexões sobre a Usina



Não tenho participado do fórum acerca dos destinos da Usina, mas tenho acompanhado o desenrolar dos acontecimentos e opiniões no quadro de avisos.

A usina está em constante evolução, hoje, por exemplo, aprendi fazer um link. Aqui faço um parêntese para fazer um agradecimento especial ao Professor Lumonê, que deu a dica tão valiosa. E é isso que torna a Usina fascinante, essa diversidade de idéias, convicções, jeitos, preferências e estilos. O uso e abuso dos recursos tecnológicos em prol da literatura.

Entretanto, entendo que a Usina está numa encruzilhada. Conforme o rumo que seguir será a consolidação como um verdadeiro site de literatura, ou um amontoado de pessoas que pensam que fazem literatura, em meio a xingamentos, maledicências, injúrias, etc.

Particularmente acredito que esse site, um dos mais democráticos sites de literatura, pois o acesso é irrestrito e não há análise prévia dos textos a serem publicados, comuns em outros sites. E não vem ao caso discutir se outros sites estão errados ou não, pois cada um tem suas regras e devemos respeitá-las. Mas é possível que esteja aí o fracasso ou o sucesso da Usina num futuro imediato. O regramento, que por ventura estamos discutindo, pode ser o limite tênue entre a responsabilidade e a censura. Um ponto delicado, por isso deve ser discutido o mais amplamente possível. E acho que as regras devem ser propostas, discutidas e acatadas.

Tenho visto irresponsabilidades escritas no quadro, sem citar nomes, mas pessoas que querem construir uma idéia ou compartilhar sentimentos, acabam se afastando, pois, cá entre nós, muitas vezes é deprimente acessar o quadro de avisos. Ganhamos mais na companhia de um livro ou jornal.

Nessa última semana tenho percebido uma proliferação de pseudônimos cadastrados. Realmente, tenho dúvidas se são novos escritores ou velhos usineiros com uma roupagem nova, disfarçados em outro nome, penso que em alguns casos seja essa assertiva verdadeira. O pseudônimo é um assunto muito delicado a ser discutido. Se por um lado é guardado o direito de pessoas serem resguardas em suas identidades com o pseudônimo, por outro lado, há o pseudônimo, ou codinome, única e exclusivamente para ocultar os verdadeiros donos dos impropérios no site.

Bom, após essa semana em que pouco publiquei, espero ter contribuído para mais uma reflexão sobre esse nosso site Usina de Letras.



Athos Ronaldo Miralha da Cunha



Em outra oportunidade escrevi sobre nomes e codinomes.



Sobre nomes e codinomes na Usina



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui