Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Mundo Racional -- 08/12/2002 - 18:14 (FLAVIO VIEIRA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Desde os primórdios da civilização, que o homem é movido por um sentimento que se funda no medo e na ignorância e que leva ao conhecimento de falsos deveres, ao receio de ações sobrenaturais e a confiança em coisas ineficazes, tais como: crendice; fanatismo; preconceito; mandinga; simpatia etc.

Os preceitos que fundamentam essas disposições, organizam-se com base no racionalismo mórbido, raciocínio falso; no qual a lógica é levada até o absurdo, divorciado da realidade, sem referência prática ou social, sem uma apurada proposição objetivamente verdadeira, que tenha evidência lógica satisfatória e ordem de realidade incognoscível.

Não é portanto, observado como critério da verdade a demonstração racional pela inteligência, disposição dada a alguma coisa segundo o que parece ser mais conveniente e aproveitável de acordo com a razão, com os métodos indicados pelo raciocínio, pelo exame da técnica.

Racionalmente, entende-se, que tudo é matéria e não há substancia imaterial, em oposição ao espiritualismo; – pela concepção materialista ou econômica da história, segundo a qual o modo de produção da vida material, condiciona o processo de vida social, política e intelectual em geral. Todo conhecimento tem sua origem baseada na experiência pura, no domínio sensorial, excluindo os elementos metafísicos e apriorísticos do conhecimento.

Em primeiro princípio a natureza é responsável pela produção e reprodução exata das artes sem excluir os aspectos ruins, feios e repugnantes da natureza e da vida. Todos os problemas de ordem material e social, devem ser resolvidos por meios naturais da existência humana, sem que o indivíduo recorra as influências religiosas ou metafísicas.

Como tudo na vida, os problemas em esboço se inclinam segundo a orientação que recebe.

Esses conjuntos de práticas e princípios em que o homem acredita que ao longo do tempo, possam ter regido, suas relações para com os fenômenos sobrenaturais, função, auto-compensadora, pela qual o indivíduo cria inconscientemente motivação falsa para justificar procedimentos improcedentes, que resultam num intrínseco processo subjetivo e veicula em intensas campanhas junto a mídia, buscando inculcar no inconsciente e projetar no imaginário popular.

Ademais, na certeza do absoluto bom senso, tudo que o homem precisa para uma felicidade plena, encontra-se dentro de si mesmo. Para isto, só se faz necessário“Ser racional”.



Flávio Vieira



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui