Usina de Letras
Usina de Letras
21 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->053 - Passaporte Paraguaio, Também chamado de Comunitário -- 17/08/2005 - 09:46 (Carlos Alcino Valadão Lopes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Até que enfim; Aleluia; Salve, Salve; o São Paulo "achou" uma vitória, e interrompeu uma incómoda sequência de oito partidas sem vencer - a pior do clube neste século. Os são-paulinos não venciam há 31 dias, desde 14 de julho, quando conquistaram a Libertadores com os 4 a 0 sobre o Atlético-PR. Vai rogar praga bem assim lá no Antonio Lopes.

O negócio já tava começando a feder. A "Ressaca da Libertadores" estava virando "Coma Alcoólatra". Os Jogadores não tendo mais como explicar o inexplicável; e o técnico, "prestigiado" pela diretoria, vislumbrava a construção da "guilhotina-bode-expiatório", e sonhava pesadelos de degola". Com toda certeza, mais uma e, "Babau Seu Nicolau".

Consultando a minha "Bola Murcha de Cristal"; devidamente lesionada, após a perda de mais uma Copa Brasil (propensa a ser renomeada como "Copa do Interior); obtive a quase-nunca-acertada resposta que, se perdesse para o Fortaleza, em pleno Morumbi, a conquista sul-americana ia ser substituída pela "morticídia" "Caça as Bruxas".

Só mesmo o futebol para nos ofertar uma "adrenalítica" sensação como esta. O atual Campeão Sul-Americano às portas da "Zona do Baixo Futbolício".

CARIOCADAS
Por falar nela... A Zona... É novamente visitada pelo Clube de Regatas do Flamengo, que rema, rema e não sai da lama. Os "Uruburricos", já estão vermelhos de raiva e, negros de vontade de se amotinarem contra o "Marcio Brega" e toda a sua cúpula, ou cópula, como queiram.

O "Eufico Mimmanda", e seus asseclas, poderão respirar um pouco mais aliviados nesta semana, já que com 24 pontos, mesmo que perca para o Paraná, que é o mais provável, cruzarão a "Linha do Equador" (Segundo Turno), sem que sua "caravelha" se atole na "Lama Vergonhosa da Sem-Classificação". Pelo menos isso!

Como o futebol é apaixonante! Bastou o Vasco vencer três partidas seguidas, contra os três piores times da Tabela, para todos os "Babacalhaus" acreditarem possir um grande time; que o "Reinato Gayacho" é técnico; e que o outro rei, o "mario" é solidário.
Ainda bem que existem vascaínos que não são "piada de português".

Lá na "Estrela parasita-Solitária", foi detectado a causa de sua "moléstia" atuação. Segundo o seu "Mandotário", "Bebê-tó de Fraldas", os últimos resultados viróticos, foram chamuscados pelo parasito "Cessa-Prates", devidamente identificado e isolado.

O "Tricocó das Laranjeiras" está igual ao governo brasileiro, quando a gente pensa que vai deslanchar - torna a desabar, escorregando privada abaixo. Depois de ficar "de quatro" Rodadas sem perder, se entrega feito "Mulher Velha" para uma "juventude" qualquer.

Na realidade existem três disputas - não diz não que é feio - dentro do Brasileirão. Correspondentes a três passaportes diferentes. O Primeiro, de luxo, com vóo direto a Libertadores da América-2006; o segundo, prateado, rumo a Copa Sul-Americana, que só é interessante pelo "mensalão na cueca dos times participantes; e o terceiro, disputado pelos últimos da Tabela, presos na "Areia Movediça da Derrocada" e com passaporte direto para o "Inferno da Segunda Divisão". Nesta "Zona" estão os "Preferidos": Atlético-MG e Paysandu; os Volúveis: Figueirense, Flamengo, São Paulo e Brasiliense; e os Não-Assumidos: Atlético-PR, Vasco e Fortaleza.

Mas, como o Brasileirão deste ano, definitivamente não tem, nenhum favorito, e nem chegou na metade; além do que, á partir de 24 de agosto começa tudo outra vez; pode ser que aconteçam algumas mudanças. Uma já está certa... É a minha para João Pessoa.

Com toda certeza muita lama ainda vai passar debaixo da Ponte, por cima da gente e, por dentro desse Governo.

Quem viver, verá, ou morrerá vendo!

NOS ACRÉSCIMOS - Novo "golpe" na área internacional, que não é o "gayucho" - " O Passaporte Comunitário".
Não é que os "gringos" estão aprendendo direitinho conosco, o "jeitinho brasileiro" de ser, que nada mais é do que a versão digital e tridimensional da "Lei do Gerson", de querer levar vantagem em tudo. O tal do Passaporte Comunitário é um "maná" descoberto na bucha, ou melhor, na brecha da Lei, que permite o atleta europeu jogar em qualquer país, sem ser considerado estrangeiro. Até aí tudo bem e, onde está a "volta"? A "volta" está que, na quase totalidade dos craques que atuam na Europa, em sendo sul-americanos e, portanto não pertencentes àquela Comunidade, saírem, desesperadamente à cata de especialistas em "Árvores Genealógicas", no intuito de encontrar algum parentesco, mesmo que em outra encarnação, com um ser, humano ou não, de qualquer país do velho continente, nem que seja da Moldávia, Liechtenstein, Bósnia-Herzegovina, ou até mesmo do Vaticano.

Tá pensando que é brincadeira? Pois então, "vou batê pá tu, pá tu batê, pá tua patota". O lateral Cicinho esteve na Europa, semana passada, para agilizar a retirada do seu passaporte, baseado na cidadania italiana do avó, do primo, do irmão, da tia, do pai, da mãe, de sua avó, por parte da prima paterna. Ta bom, ou quer mais?


TERCEIRO TEMPO - Lá nas Minas Gerais, os "Raposa" tão cantando:
Não perca neste natal,
O novo prato principal
No lugar do peru tradicional
"Galo frito á La Segunda Divisional"


PS. (atenção fanáticos, não tem nada a ver com o Priorado do Sião, é postscriptum, ou para os "analfabestas", pós-escrito) - Semana que vem vou escrever sobre a "Caça-Niquel" da Copa Sul-Americana, isso se eu entender como, por que e para que, ela serve.

E Tenho Dito!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui