Usina de Letras
Usina de Letras
125 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Bento XVI recebe o rei da Arábia Saudita -- 08/11/2007 - 15:07 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Primeira visita do rei da Arábia Saudita ao Papa

Bento XVI recebe Sua Majestade Abdullah bin Abdelaziz

CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 6 de novembro de 2007

ZENIT.org

Pela primeira vez, um monarca da Arábia Saudita visitou um bispo de Roma. Os protagonistas da audiência de hoje foram o Papa Bento XVI e o rei Abdullah bin Abdelaziz.

O encontro não tinha somente caráter político, pois o rei de 84 anos é custódio das duas mesquitas sagradas de Meca e de Medina.

Após a audiência privada, de aproximadamente 30 minutos, o monarca se reuniu com o cardeal Tarcisio Bertone, que estava acompanhado pelo arcebispo Dominique Mamberti, secretário para as Relações com os Estados.

Segundo informa uma nota publicada após estes encontros pela Sala de Informação da Santa Sé, «os colóquios se desenvolveram em um clima de cordialidade e permitiram tocar temas que os interlocutores traziam no coração».

«Em particular – acrescenta –, confirmou-se o compromisso a favor do diálogo intercultural e inter-religioso, orientado à pacífica e fecunda convivência entre homens e povos, assim como o valor da colaboração entre cristãos, muçulmanos e judeus para a promoção da paz, da justiça e dos valores espirituais e morais, especialmente em apoio à família.»

«Ao desejar prosperidade aos habitantes do país, as autoridades vaticanas mencionaram a presença positiva e ativa dos cristãos» no país islâmico.

«Não faltou, por último, um intercâmbio de idéias sobre o Oriente Médio e sobre a necessidade de encontrar uma justa solução aos conflitos que agitam a região, em particular, entre Israel e Palestina», conclui o comunicado vaticano.

A Arábia Saudita e a Santa Sé não mantêm relações diplomáticas. Abdullah bin Abdelaziz já havia visitado o Vaticano, sendo príncipe herdeiro, e foi recebido por João Paulo II em 25 de maio de 1999.

O jornal da Santa Sé, «L’Osservatore Romano», na capa de 5-6 de novembro de sua edição em italiano, publicava um artigo sobre essa visita com o título: «A necessidade de uma confrontação sincera em um mundo com fronteiras cada vez mais abertas».

O jornal, na conclusão, aplica à visita do soberano ao Papa umas palavras pronunciadas pelo cardeal Jean-Louis Tauran, presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, que define as relações entre cristãos e muçulmanos com estas palavras: «O importante é conhecer-se, conhecer-se, conhecer-se. Cada um de nós sempre tem algo a aprender do outro».


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui