Usina de Letras
Usina de Letras
88 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->UM AMIGO, UM TESOURO -- 04/11/2008 - 19:40 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O escritório de Pascoal Gomes e um dos pontos de compra de matéria-prima de sua algodoaria ficavam, exatamente, na esquina da Avenida Getúlio Vargas com a travessa 15 de Novembro; por conseguinte, Pascoal, por uma das ruas era vizinho de Hildebrando e pela outra, era meu vizinho. Ele era um homem rico; comprava e pagava à vista. Numa sexta-feira, porém, depois de encerrado o expediente bancário, seu dinheiro de pagar aos fornecedores acabou.

- João Eu, você tem cento e cinqüenta mil cruzeiros em dinheiro, aí? Tem que ser em moeda viva. Segunda-feira cedinho, mando retirar no banco e levar pra você.

Éramos amigos há alguns anos e era a primeira vez que me telefonara pedindo um favor.
-Tenho sim. Vou mandar Adalberto levar aí. Vou só dar uma arrumada no dinheiro.

Que nada! Era muito dinheiro, e eu não tinha nem a metade. Enquanto o menino foi pegar aquela quantia com Hildebrando, Pascoal telefonou-me novamente. Não sei se por estar demorando ou por se tratar de muito dinheiro...

- Você tem mesmo o dinheiro em caixa?
- Tenho, sim. Chega aí daqui a pouco.

Ele deve ter visto meu portador saindo de Hildebrando com um pacote enorme de dinheiro. Juntei ao pouco que tinha e mandei entregar a Seu Pascoal. A partir daquele momento, nosso relacionamento, até sua morte, foi de pai e filho. Ele era um pouco mais velho. E deve ter pensado: “Um amigo que toma dinheiro emprestado para emprestar a outro não é apenas mais um amigo!”

LIMA, Adalberto;SILVA, Fracisco de Assis Lima. Fagulhas e Lampejos.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui