Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50673)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Carta para Tia Dulce -- 14/11/2000 - 23:33 (Mauro de Oliveira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CARTA PARA TIA DULCE

Querida Tia Dulce,

Onde estás sabes de tudo, embora o Ministro da Educação continue sem saber de nada. Apesar de nossas cartas, publicação no Jornal e outras medidas comunicativas via internet, seu rico dinheirinho continua sendo creditado na sua conta no Banco por ordem do MEC. Em outras palavras, para nós a tua memória continuará viva para sempre, e para o governo a tua conta corrente nunca morrerá. As vezes tenho a impressão que o motivo é porque eras tão mau paga, que eles com remorso vão continuar te pagando por todos os séculos dos séculos amém.
Sei que não concordas com as minhas palavras agressivas, mas perdoe o seu sobrinho irreverente, que diferentemente da senhora, não deixará bens imóveis, mais palavras escritas. Agressivas, duras, irreverentes e irónicas até onde puder, porque as palavras escritas, ferem mais, duram mais e doem mais.
Quanto ao teu inventário, não adiantou de nada teres deixado o Testamento. O nosso moderníssimo Código Processo Civil da década de trinta continua forte e atuante. O Poder Judiciário mesmo com a sua velocidade virtual, não consegue derrubar as intermináveis filas da boa vontade dos juizes, dos escrivães e demais serventuários da justiça. Diga-se de passagem, estão assoberbados para dar conta de tudo com apenas um expediente, de segunda à sexta, das 12h. às 18h., impreterivelmente.
Por sua vez, os pobres Deputados não conseguem achar nas gavetas da Comissão de Constituição e Justiça da Càmara, o projeto do novo código que estava pronto quando fiz vestibular há apenas 35 anos. Lembro-me que o Dr. Luiz Rodolfo Araújo, na primeira aula de Processo Civil, nos orientou a não comprar o código até então vigente, porque o novo estava no forno e deveria sair até o final do ano. Como sou teimoso, comprei-o e até hoje ainda faço uso dele.
Minha Tia, estou tão preocupado com os Deputados ! Estou vendo a hora dos bichinhos morrerem de fome. Sei que sabes, mais mesmo assim eu vou registrar. Os coitadinhos só tem um salário de R$ 8.400,00, um apartamento de 4 quartos mantido pelos contribuintes, 4 passagens aéreas por mês para suas bases, 16 assessores com salários ínfimos de duas vezes a sua aposentadoria e a gráfica gratuita para fazer uns servicinhos de vez em quando. Coitadinhos! - Agora só porque querem aumentar o salário para R$ 26.000,00, os jornalistas e até o povo caíram de pau em cima deles. Absurdo Tia! - Tia, seguindo seu exemplo de filantropia, estou remetendo todo mês R$0.01 para ajudar na feira dos nossos esforçados representantes em Brasília.
Enquanto isso os marajás de 1 salário mínimo, botaram a boca no trombone só porque o preço do frango subiu 40% e os remédios apenas 200 %. Veja que povo ingrato. Elegem os homens e depois tomem a falar mal. Já pensou se os pobres Deputados fossem obrigados a trabalhar cinco dias na semana em vez de terça à quinta! - Se fossem obrigados a comparecer a todas as sessões e prestar atenção no que os mais esforçados estão falando ! Ainda bem que eles votaram uma lei que os protegem contra o excesso de trabalho. Tia! Até os trabalhadores que contribuíram com 35 anos para previdência estão querendo se aposentar antes dos 65! Pior! Não é que eles fizeram greve de morte e estão vivendo mais, só para acabar com a previdência! Pobre dos Ministros! Não tem mais de onde desviar dinheiro para cobrir o rombo das contas públicas. Acredite Tia! - chegaram ao absurdo de suspender a verba da construção do prédio do Tribunal da Justiça do Trabalho de São Paulo, só porque um juiz ladrão desviou 270 milhões para uma casinha em Miame, uns carrinhos esportivos e deu uma pequena parte de 36 milhões, para a empresa do jovem Senador Luiz Estevam! É um fim de mundo Tia! Nunca vi tanta perseguição por tão pouco! É tanta CPI, que os deputados nem podem votar as reformas! E a CPI do narcotráfico! Prenderam tanta gente "boa". Deputados, Coronéis, Delegados, Advogados, Mafiosos. O crime organizado estava mais organizado que arrecadação da propina em São Paulo. Foi um prejuízo danado, fora os executivos de primeira linha que estão presos ou foragidos.
Agora estão querendo criar uma CPI para investigar o enriquecimento ilícito! Acho que eles vão tentar o suicídio em massa, não vai sobrar ninguém! Ainda bem que tudo acaba ali mesmo na CPI, senão não ia ter cadeia para todo mundo, e pior, não ia ter ninguém pra prendê-los, nem tomar conta dos bichinhos. Já pensou! Era o caos. O Brasil ficava tão sem graça, com a ausência dos corruptos, ladrões e assassinos. Felizmente não vai dar em nada, e no próximo século ainda vamos contar com toda essa corja, prometendo mais! roubando mais! e enganando muito mais! As eleições estão ai. Espero que os eleitores votem como sempre votaram, mas não crucifiquem depois os coitadinhos. Devem se lembrar que os políticos só mentem, prometem e roubam, para se eleger. Depois é diferente, se ocupam na troca de partidos e favores, descobrem os podres dos colegas, fazem chantagem para aprovação de projetos e ainda trabalham nas CPIs.

Tia, a senhora soube da briga do Sol com o ACM ? Olha, fedeu a universo queimado. A Chuva estava brigando com o Sol, porque ele tinha esquentado as águas do Oceano Pacífico. Em consequência o El Nino, tinha acabado com a chuva justamente no sertão da Bahia. Lá na última eleição, em discurso inflamado, ACM prometeu chuva de dar enchente. Todo mundo sabe que o homem é poderoso, manda na Bahia, no Congresso, no Brasil e já está em campanha para ser eleito o Deus das Américas. É temido, respeitado e amado! Decreta sol, chuva e feriado. - Como a Chuva foi meia ríspida com o Sol, chamando-o de egoísta, mandando-o levar seu calor lá para o Canadá, deu no que deu. Tome seca! tome calor! - A Chuva caiu fora e deixou o Sol de frente com o ACM. - ACM disse um série de impropérios ao Sol, ameaçou de roubar-lhe a órbita e jogá-lo no Buraco Negro. Por fim ele disse: Tu és estrela de Quinta Grandeza, eu sou Estrela de Primeira Grandeza, ou mandas a chuva de volta ou troco você por um sol novinho em folha! O Sol sabendo de suas aspirações celestiais, deu meio volta e soltou a chuva na Bahia. No lugar errado, mas soltou. O homem é tão forte tem dossiê de roubalheira de todo mundo, e até hoje ninguém ousou em pedir o dele. Também, o homem é pobre na forma da lei, não tem nada e sempre viveu as custas do mísero salário de político.
Tia, até a honestidade neste pais é guardada a sete chaves para ninguém roubar. Tem gente que guarda em conta numerada na Suíça, nas Ilhas Caiman e até no Uruguai que é mais perto. Um ex-amigo meu ficou fulo porque eu escrevi isso. Disse-me que era nacionalista, e que guardava a honestidade dele aqui mesmo no Brasil, nos bancos daqui, em conta fantasma.
Tia, o Brasil é o pais do farto e da falta. Fartura de leis e falta de quem as cumpra! Fartura de corruptos e falta de quem os puna! Fartura de violência e falta de quem as coíba! Fartura do desemprego e falta de quem arranje trabalho! Fartura de doenças e falta da assistência médica! Fartura de crianças na rua e falta de quem as acolha! Fartura da pobreza e falta de quem a debele! Fartura do egoísmo e falta da solidariedade! Fartura salvadores da pátria e falta homens públicos !
Tia, numa nação em que a honestidade tem preço, eu tenho até vergonha de pedir a Deus pelos nossos governantes.
É isso aí Tia, nos merecemos. Por hoje é só. Já desabafei. Grande abraço do seu sobrinho,
Mauro.

Mauro de Oliveira
Em 19/11/99

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui