Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->055 - ROBINHO, o "Rei de Madri" -- 31/08/2005 - 17:06 (Carlos Alcino Valadão Lopes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Senhoras e Senhores, não sei se é a mística da camisa do Santos, elevada a "DEZcima" potência, mas o "menino travesso" do Robinho, atravessou a passarela do futebol espanhol, e desfilou sua categoria entre os craques merengues com a menor "sem-crimónia" brasileira.

No primeiro lance do agora "RealDez", e lá se foi um "lençol" justinho, pra cima do zagueiro uruguaio do Cadiz. Pouco tempo depois, "enfileirou" três adversários driblando-os "em carreirinha". Nem bem os torcedores merengues "consertavam" suas bocas amortecidas pelas "quebras de queixo", e já estavam novamente "embasbacados" com mais uma jogada do "ex-santista", que entregou "limpinha" para o conterràneo Roberto Carlos detonar uma bomba que o goleiro Armando conseguiu espalmar, no melhor estilo "nem-ele-sabe-como".

Os felizardos torcedores do Real Madri quase tiveram que deixar o estádio e correr para um dentista "buco-facial", quando o Roberto devolveu o "presente" e esticou uma bola lá da defesa, que Robinho "amaciou" no peito, acarinhou no chão e entregou limpa, lavada e enxugada, para o fenómeno conduzi-la livre dentro da área e num ato de benevolência, somente próprio de um semi-deus, obsequiar o Raul que só teve o trabalho de impelir a "redonda" para a sua morada de fé e de direito.

Pensam que acabou? "Negatofi", como dizia meu saudoso pai. Para deleite dos seus veneradores, o escorregadio moleque inventou uma pedalada pra cima da defesa atónita do Cadiz e chutou rasteiro, dirigido, no canto esquerdo do Armando, que mal teve tempo de rezar para que ela não entrasse. Ou suas preces foram atendidas, ou os deuses do futebol, somente por inveja, desviaram, só de pirraça, a bola do seu caminho certeiro.

Quando todos já faziam suas orações finais; uns pela graça obtida de tê-lo consigo, outros por o jogo já estar acabando com apenas dois gols sofridos; e eis que ele; ainda insatisfeito, tal e qual Da Vinci, diante de mais obra prima inacabada; pega uma bola dentro da grande área, num espaço de "elevador", desequilibra três jogadores da casa, recém súditos de seu reinado, descobre uma lacuna do tamanho exato da bola e passa-a ao Helguera, que engana seu marcador e chuta no travessão.

Realmente os deuses já estavam incomodados com o futuro "Rei de Madri", e não mais deixariam, por puro despeito, que ele coroasse sua estréia com um gol, talvez até por medo do "Moleque Arteiro" passar de "rei" a "deus" em apenas 25 minutos.

Eu afirmo, sem nenhum medo de errar, que o Robinho vai fazer ainda mais sucesso na Espanha do que no Brasil. Aqui ele foi deslumbrante, mais os defensores, por pior que fossem, tinham, em uma menor escala, a malícia brasileira. Agora lá, com aqueles volantes de "cintura dura", feito o Gravesen, e os defensores tipo "mãe é mãe; pai é pai; mas becão é tudo vaca", vão ser coadjuvantes de dribles desconcertantes que o "ciclista da bola" protagonizará.

"Quem viver verá, e quem for adversário chorará"...

Legal também foi que, retornando a pátria exportadora de craques, o Santos órfão do Robinho, esqueceu a falta do "menino travesso" e com "Ricardinho & Cia", despachou o Coritiba e assumiu a liderança, com dois gols do Geílson, que jogou com a camisa dele.
Será que a "sete" ainda estava impregnada de "robinho"? Ou os "santos" favoreceram, mais uma vez, seu time com uma futura "revelação"?



CARIOCADAS

Os TRICOLINOS estão exultantes com o excelente "quinto lugar" que o time alcançou neste fim-de-semana. Mas também pudera, em cima do "Lanterna"! Quero ver contra o Cruzeiro, semana que vem, nas "Minas Gerais"... Se o "Petrovice" voltar a fazer gols, o Maestro Felipe continuar "regendo" um bolão e, a defesa não quiser "descansar" antes do término do jogo, pode até ser, mas há "controvérsias".

Os BOTAFOGASES até que acharam, na base da "raça e sem graça", um empate com o "Carointhians" - então líder da competição - que é, como avisei anteriormente, mais volúvel que "mulher de corno". Um dia tá por cima, outro tá por baixo. Mas o que mais me estranha é que o "Bebê-tó de Fraldas", que sempre declarou ser uma ignorància trocar de técnico a toda hora, atirou no próprio pé, apagando o "Chamusca", colocando o interino "Acácio você chegasse" até a vinda do novo contratado, antigo insucesso rubro-negro, "Celso Rotho". Será que vai adiantar alguma coisa? Só sei que o time da "Estrela-vírus-Solitária", fica "mãometaneamente", com as "ditas", na Taça "Cavalo Paraguaio" tão bem "carregada", até hoje, pelo "São Paulo". Galera da General Severiano, alerta. Não se esqueçam que a base desse time é aquela que quase foi pro brejo da "Segundona", com vaca, prepotência e tudo. Tem muito jogadorzinho lá, todo folgado "comendo feijão e arrotando caviar"... E Botafolgado nisso!

Os URUBURRICOS mais uma vez decepcionaram seu "flanáticos" torcedores, deixando escapar uma vitória fácil do primeiro tempo - ajudada pela negação do "Édi-imundo", que teima em bater e perder pênaltis - para uma quase derrota no segundo. Dizem as más línguas dos "Bruguelos da Vida", que o time voltou depois do intervalo, de "sapato alto", pisando nos adversários. Aí eu te pergunto: Time que está nos arredores da "Zona de Rebaixamento", quando não está dentro dela, tem condições de menosprezar quem? Nem os times das divisões inferiores, uma vez que este é o seu provável futuro. Eu avisei, eu disse, eu escrevi: "Andrade não é trágico, mas também não é mágico" e "água mole em pedra dura, tanto bate até que acaba a água". O "Menguinho" tanto entra e sai das últimas colocações que o pessoal já tá achando legal morar na "Zona do Baixo Futibolício".

Os VASCAINDOS" depois da lavada cearense, acordaram do "sonho bucéfalo" aplicado pelo seu presidente e estão começando a enxergar que seu clube não tem time, que seu treinador é um blefe e que se bobear vão fazer companhia ao rival, lá embaixo da tabela. Tá pensando que é praga minha? "Né" não! O Vasco com 28, está apenas três pontos na frente de seus "mais próximos", São Paulo e Flamengo, que tem 25. Tudo bem que o "rival" nunca que ganhará de 12 X 0, do Internacional para igualar os 38 gols "Cruzmaltinos", mas o São Paulo pode muito bem ganhar de três do Corinthians, que somado à possível vitória do Brasiliense sobre o Atlético Mineiro, e sua própria derrota para o Botafogo, levá-lo a fazer par na "Valsa dos Rebaixados" justamente com o seu "arqui-inimigo", um de cada lado da linha divisória do "Céu & Inferno".


NOS ACRÉSCIMOS - Comparar o "cirurgiado" Rodrigo, ex-Botafogo e Atlético Mineiro, com o Beckham é "muito-demais-alémdaconta", até para o mais "paneleiro" dos "Burrico Semanda". Tão querendo fazer do Vasco da Gama, piada de português, e daquelas, sem graça nenhuma. Acordai "Vaiscaindos", antes que a nau afunde no "Mar da Desonra".

E Tenho Dito!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui