Usina de Letras
Usina de Letras
127 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Chorar Devagarinho -- 16/11/2000 - 05:36 (Mônica Maria C.M.Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

CHORAR DEVAGARINHO


Hoje, conversando com uma grande amiga, veio a baila a expressão "chorar devagarinho", expressão usada por Florbela Spanca, num de seus poemas. Não querendo , nem aventando sermos sequer flor, quiçá belas, remoemos a expressão, mexendo com ela na boca, remexendo, rolando de lá pra cá...pensando. Quantas vezes, nós também, choramos devagarinho a lágrima saindo incontida, deslizando face abaixo, uma, depois outra, dali a pouco um milhão...? Quantas vezes pelas mais diversas razoes e/ou ocasiões, não choramos deste jeito, devagarinho, sem alarde, bem para nós mesmos???
Não raro, e não deixa de ser um paradoxo, a lágrima (ou lágrimas) acalentam a gente. Será que alguém já se apercebeu disto?? Pode ser que eu esteja "descobrindo a pólvora já usada" não sendo original mas, para mim, foi um baita insight.
Fiquei pensando, e agora mesmo enquanto a chuva cai a càntaros, embalando a cadência da minha prosa, enrolo-rolo a expressão na minha boca, internalizo, engulo, e volto com ela a boca, para engolir de novo. "Chorar devagarinho",, chorar de mansinho...chorar pra si mesmo...por si mesmo, deixar fluir a dor, o grito. Deixar cascatear pelos olhos afora nossas relembranças velhas e atuais...não importa, são nossas. ISTO importa nesta hora, nada mais. E por que?? Por que é uma hora muito especial, é nossa, apenas nossa. Mesmo com um quadro que denota tristeza, qualquer consolo atrapalharia, e muito! Neste momento único, apenas nós sabemos o que nos dói, apenas nos doemos, não queremos compartilhar uma coisa tão nossa. Qualquer pessoa ou situação conspurcaria, acabaria com o momento catártico. Não se iluda, nem aplauda.
Não estou sendo original, apenas verto em prosa o que minha amiga (a da conversa lá em cima), já colocou em verso. Se tem que aplaudir, aplaudam a ela, pois foi ela que me chamou a atenção ...que levantou a lebre(como dizem os jovens). E como dizia, é um momento muito nosso, e por isto mesmo, sagrado. Nem todos tem o Dom de chorar devagarinho...as vezes, mesmo quando não queremos as lágrimas saem num estardalhaço só...!!!
Chorar devagarinho... também me ocorreu, é chorar por dentro....acredite. Existe. É quando doemos só lá dentro de nós e não mostramos para ninguém. Também não pense que por ser por dentro é pouca coisa. Não!!! Muitas vezes choramos um temporal por dentro, com tudo o que temos direito. Raios, trovões...enchentes...espetáculo completo. Só que particular. Geralmente não vem inopinadamente. Escolhemos um lugar na casa, um cantinho, e pronto!!!
Bem, não estou aqui pra elogiar a tristeza mas, pela historia que carregamos pelo interno que carregamos, temos necessidade, não raro, de termos nossos momentos de sentirmos liquidamente. Para que não nos sintamos liquidados, depois. Por que muitas vezes, damos ao outro o espaço que é nosso até sem perceber. É necessário que cavemos um lugar para sermos nós mesmos...mesmo que a expressão deste momento sejam lágrimas e não risos. São as NOSSAS lágrimas e o NOSSO momento. E que seja bem vindo!!!
Claraluz



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui