Usina de Letras
Usina de Letras
132 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50629)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O início da educação na "terra do tupi" -- 12/12/2002 - 19:33 (KATHERINE RABELO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








No início a pregação da fé era feita de boca para orelha. Jesus Cristo transmitia oralmente, e seus apóstolos também, e só mais tarde foi fixada pela escrita nos Evangelhos. Quando os bispos passaram a suceder os apóstolos, é que apareceu a autoridade que tinha o discernimento legítimo das tradições, foi feita uma teologia das duas fontes de revelação e quando a Igreja passou a ser mais e mais institucional, a autoridade da tradição se revestiu de um caráter rígido.

Após as Cruzadas, a igreja se encontrava enfraquecida, visando centralizar o poder e acumular riquezas promoveu-se assim a necessidade de organizar suas leis e dogmas que são a base da religião; procurando assim se fortalecer cada vez mais. Foi um período de grandes mudanças em todo o mundo, as grandes navegações que providenciaram a descoberta de novas terras, a mudança de sistema, entre outros fatores impunham à Igreja uma mudança que também se adequasse a nova realidade que estava surgindo, pressionadas as autoridades clericais decidiram fazer uma reforma que ficou conhecida por Concílio de Trento.

Em 8 de abril de 1546, no Concílio de Trento, Martinho Lutero, apresentou a Reforma à Igreja, que fez uma defesa transigente e tradicionalista. Alguns dos principais contestamentos de Lutero foram:

O fiel deveria fazer a leitura solitária da bíblia.

Era extremamente contra à realização dos sacramentos.

Era contra a lei do pecado original

Defendia que os reis tinham poder divino, e dispensavam a autoridade do Papa.

Toda a tese de Lutero foi contestada, e repreendida com total transigência, o que resultou na sua excomulgação, e no surgimento de uma nova religião.

A Igreja por sua vez apresentou posteriormente uma Contra-Reforma que entre muitas leis estabelecidas estão: a divisão das ordens, a criação e construção de Seminários, e a criação da Companhia de Jesus.

A Companhia de Jesus levada às colônias dos países navegadores, se espalhou e firmou em todo o mundo nos séc. XVI e XVII. Nas missões jesuíticas do Brasil a iniciativa de fazer da pregação oral o instrumento privilegiado de divulgação da palavra Divina, pressupunha que a lei da Graça Inata iluminasse a mente os gentios, tornando-os predispostos à conversão.

Com a vinda dos jesuítas ao Brasil começa um longo período de desbravamento na terra virgem. A catequese como propagação da fé e como salvação e ensinamento, tinha por objetivo obscuro a conquista de novo território, de riquezas e a firmação da Igreja nesse novo mundo que nascia. Apesar disso, foi assim que começou a educação no Brasil, com os jesuítas transferindo oralmente seus ensinamentos religiosos ao gentio.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui