Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50673)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->MENTIRAS -- 16/11/2000 - 23:18 (Mauro de Oliveira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
MENTIRAS

Compra-se mesa de computador de R$ 100,00 por R$ 800,00 em nome da premência.
Compra-se cinzeiro por R$ 110,00 para locais onde é proibido fumar.
Tudo para o bem da justiça.


Mentiras ! Mentiras ! muitas mentiras, nada mais que mentiras. Mentiras cínicas, mentiras criminosas, mentiras idiotas, mentiras de promessas, mentiras de realizações. Mentiras masculinas, femininas e gays. Mentiras passada, mentiras presentes e mentiras futura. Aumentam as próprias mentiras para diminuir a mentira dos outros. Mentem de manhã, a tarde e a noite. Mentem os que querem ficar, mentem os querem chegar. Mentem os que vão sair, mentem os que vão substituir. Mentem os da direita, os da esquerda, os do centro e os sem partido. São mentiras federais, estaduais e municipais. São mentirosos profissionais, mentirosos amadores e mentirosos idiotas. Tudo é uma verdadeira mentira.
Na mentira dos partidos, os grandes mentirosos convocam os pequenos idiotas para mentirem em conjunto, para arrebanharem votos pingados aqui e ali que servirão para os grandes mentirosos se elegerem. Incompetentes, despreparados e analfabetos, formam um exercito de palhaços, que gastam o que não tem para sentir o cheiro do sovaco do poder. Para aparecer abraçado com um grande enganador, se rebaixam, perdem a personalidade, brigam, se arrebentam e até matam, pelas grandes e pequenas mentiras.
Antigos e ferrenhos inimigos, se amigam, se abraçam. Defendem posições que antes condenavam, aplaudem agora o que antes vaiavam, assassinam idéias antigas e ressuscitam mentiras novas. A ambição do poder , renega os valores morais, transforma homens em bandidos, honestos em corruptos. Estupram os sentimentos do povo, com promessas vazias e como uma boiada pisoteiam sem piedade a ignorància dos fracos, pobres e desesperançados. Anistiam bandidos, soltam criminosos, delapidam o dinheiro público em nome da democracia e em troca do apoio ilegal e irrestrito. Queima-se dinheiro nas televisões, rádios, revistas e jornais. Gasta-se mais dinheiro para dizer o que foi realizado do que a própria obra executada. Carros de Som infernizam a vida e estouram os ouvidos dos passantes e dos que trabalham ou têm algo a fazer que não enganar. Corruptos formados, ladrões de gravata, enganadores profissionais em conjunto ou separadamente, desfilam impunes e pregam a "moralidade" que só eles conhecem.
O interminável desfile dos escàndalos, da corrupção, da roubalheira, dos hospitais sem médicos, sem medicamentos e sem equipamentos, das obras inacabadas, das estradas esburacadas, das filas intermináveis da previdência, da aposentadoria miserável, da impunidade, da violência, e do desemprego em nada abalam os mentirosos em "reprometer" as promessas prometidas. O mesmo mar de merda em que navegam os candidatos, se encarrega de afogar as consciências dos eleitores com a propaganda malcheirosa própria dos tempos eleitorais. Escolha bem o seu candidato ! - diz a Justiça Eleitoral. Escolha bem o futuro corrupto ! - falo aqui com meus botões. Perca seu voto como perdi todas as vezes em que votei na minha vida. Aceite uma nova ilusão em nome da Democracia ! Aceite as novas promessas prometidas em nome da liberdade ! Acredite nas velhas mentiras em nome da igualdade ! Afinal, a eleição é a festa da mentira, dos mentirosos e dos enganados. Estou fora! Meu candidato é o único limpo, mas quando ele nascer deixo de votar nele.

Mauro de Oliveira
16/08/2000






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui