Usina de Letras
Usina de Letras
162 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->ADIOS AMIGA! -- 03/10/2005 - 10:09 (Jeovah de Moura Nunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



ADIOS AMIGA




Ela é loira, bonita, cativante e portadora de muita vida. Força de vontade então ela possui para dar e vender. Mas, não vende, faz doações gratificantes e inesquecíveis. Conheci-a assim, num belíssimo momento de minha vida, em que senti a bondade caridosa de Sarah, a "gringa", como gosto de chamá-la carinhosamente. Só que de "gringa" ela não tem nada. Conheço muitos brasileiros menos brasileiros do que Sarah.
Havia montado há um ano um comércio perto de onde ela trabalhava e em razão dessa interminável crise económica, o negócio estava dando prejuízo. Ela entrou e falou com aquele sotaque castelhano charmoso:
-Quê se passa hombre? Non vende?! Non ficar assi desanimado! Vamo trabajar!
E ali na minha frente em quinze minutos conseguiu juntar uns dez clientes. Vendeu o valor de uma semana. Eu, cameló velho e experiente fiquei perplexo e quase envergonhado da lição.
Daquele dia em diante ela tornou-se uma amiga. Conversamos sobre tudo: política, religião, artes, comércio e até algumas fofocas. Confesso que já fazia tempos que não ouvia verdades tão sonoras e edificantes. Ela já conhecia meus ideais desde pequena na Argentina. Ideais que pertencem a toda humanidade. Ela já conhecia a herança do homem: sua imortalidade.
Meus negócios fracassaram e fui obrigado a me retirar do convívio diário com Sarah. Um ano se passou rápido. Na sexta, dia 23 de outubro último, passei por acaso na Visconde, em frente ao seu local de trabalho. A buzina de meu veículo não funciona. Como ia passar com rapidez ela não me veria e assim apenas arrisquei colocar a mão na buzina e céus! Funcionou! Foi o suficiente para Sarah me olhar e sorrindo me acenar, no que retribuí.
Foi nossa despedida terrestre.
Para quem, como Sarah, possui uma mentalidade sem limites a vida continua e está numa dimensão ajustada para a sensibilidade da consciência fora do corpo. Portanto, Sarah vive e registra tudo o que se refere a ela. E por isto mesmo ao me referir a ela faço no tempo presente e não no passado. É o mínimo que posso fazer para quem atravessou os umbrais da eternidade. Afinal, quem está vivo não gosta de ser tratado como morto.

Jeovah de Moura Nunes
poeta, escritor e jornalista

(publicado no jornal "Comércio do Jahu" de 04 de novembro de 1992 - na página 2 - Coluna "Crónica").


Até breve, Sarah...

Jeovah
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui