Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62280 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50667)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6207)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->DIARIO DE BORDO CAP.XXIII -- 27/01/2009 - 10:08 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


ROTEIRO
Pegaremos um Ônibus para Las Ramblas e de la um taxi até a Sagrada Familia para ver as obras de Gaudi; também El “Quadrat DÒR” com as casas Millá e Bartló; para chegar até la passaremos pela Plaza de La Cataluña e o “Passeó de Gracie”, zona comercial por excelência, lojas, boutiques, museus, galerias, exposições, hotéis, bons restaurantes. La está o
Corte Inglês, um imenso magazine, o maior da Espanha, butiques de estilistas famosos como Prada e Ermenegildo Zegna; tem até loja da holandesa C&A. Admirar a famosa estatua de Colombo com o dedo apontado na direção das Américas; ir até a Cidade Velha, fica fremindo de excitação, só de pensar.
Sinto que esta é uma cidade se ficar, ao menos, um mês; mas, como quero ir para a Itália...
Vemos um pouco da TV espanhola, um programa de variedades que pouco difere dos similares no Brasil. Ainda estamos bem próximo da costa perto da cidade de Carbonara.
Amanhã chegaremos a Barcelona.
BARCELONA-UM OLHAR SOBRE O PASSADO
Como é antiga esta cidade!Diz a lenda que foi fundada por Hércules 400 anos antes de Roma; era a cidade dos iberos e depois veio a ser refundada por Amilcar Barca, filho do famoso Aníbal, general cartaginês que deu muita dor de cabeça aos romanos e quase os venceu. Talvez por isto seu povo seja indomável, corajoso ao extremo e tão cioso da sua liberdade.Resistiu ao franquismo e conservou sua identidade -eles dizem,não somos espanhóis,somos catalões.Mas,voltando á Historia;no sec.V houve a invasão visigoda,com Ataulfo e já no sec.VIII foi ocupada pelos mulçumanos como o vizir Al HURR.;novamente tomada pelos carolíngios,voltou ao domínio árabe no reinado de AL MANSOUR.Houve uma guerra fratricida entre catalões e castelhanos no tempo dos reis de Castela;quantas civilizações pisaram este território e nesse cadinho de raça de conquistadores foi moldado o espírito catalão,bravo povo invencível fiel ás suas raízes e á sua nacionalidade.
A cidade é um centro das artes, La viveu Miró, Picasso, Gaudi. È uma cidade industrial,a maior da Espanha,o maior porto do Mediterrâneo;todos os navios de Cruzeiro aportam lá.Ha muita coisa para se ver,a Torre de Callserola situada no morro mais alto onde a cidade nasceu e onde fica o Tibidabo;a Ciutat Vella(escrita assim mesmo,em catalão) onde está o Bairro Gótico e a Barceloneta.No Léxample fica a Sagrada Familia,obra prima inacabada de Gaudi,que talvez só fique pronta em 2020;Há o parque de Monjuic,o bairro da Gracia,onde fica La Pedrera,outra construção magnífica de Gaudi,também chamada Casa Milló.A Vila Olímpica,moderna feita para as Olimpíadas,obra monumental.Será que ficando la um ano a gente consegue ver tudo?
Ainda nem falei da Ciutadella, do Bom Pastor, do Palacio Güell, do parque do mesmo nome, do Poble Español, da casa Bartlló. Ha o Museu de Cera,o Museu Picasso,A Fundação Juan Miró,obra de arte espalhada por todas as ruas,ao tempo,protegidas pela população;ninguém risca,ninguém depreda,ninguém destrói.
Na Europa me sinto mais vaidosa; mais dondoca. preocupo-me mais com o que vou vestir;será porque não tenho com o que me preocupar,no mar os problemas desaparecem,viram poeira e a grandiosidade da natureza supera as mesquinharias do dia a dia..

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui