Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Pedagogia divina -- 15/11/2007 - 16:15 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Pedagogia divina
Origem: "A Luz do Mundo"
Adalberto Lima, nov.2007.





Deus criou o céu e a terra, os luzeiros, o firmamento, e separou a luz das trevas. Criou as aves dos céus, os animais que habitam nas águas, e os que vivem na terra, formou o homem e a mulher e submeteu a eles toda obra de sua criação (Cf.Gen 1,1-31. 2,18-22). Deu-nos o dia para que caminhemos na luz ao encontro d’Ele o descanso da noite para que repousemos n’Ele. Criou-nos por amor e para amar. O verdadeiro amor nasce primeiro no coração de Deus, revela-se na simpatia gerada no primeiro encontro, cresce regado pelo carinho, fidelidade e comprometimento; amadurece quando lança raízes de compreensão e cumplicidade e só se perpetua nos corações se houver manifestação de reciprocidade no “dar e receber”.
Tudo que Deus fez colocou a serviço do homem. O homem, porém, deixou envaidecer-se pelo desejo de ser Deus, deu ouvido às sugestões do demônio e afastou-se do Criador. O Senhor, porém não lhe retirou a bênção e se revela gradativamente ao homem, tanto pela Palavra quanto pelas obras criadas, mas a plenitude da revelação de Deus se deu e em Jesus Cristo seu único filho.
Deus disse ter feito o homem do barro, porque, de outro modo o povo daquela época não compreenderia. Ainda hoje, poucos compreenderiam se Deus dissesse: Eu tomei algumas partículas de carbono, nitrogênio, água, ferro, cálcio, potássio... Eu compus o código genético apanhando elementos da natureza, e dispus de tal forma que, cada ser vivo se reproduza conforme sua espécie. Alguém já imaginou, se Deus tivesse enumerado elementos químicos desconhecidos naquele tempo? Falado em molécula, célula, átomo, H2O, Trifosfato de Adenosina e DNA? Que adiantaria, o povo não tinha conhecimento da ciência! Por isso Deus disse: Eu fiz o homem do barro. Deus criou tudo do nada, mas para criar o homem, quis fazê-lo com suas próprias mãos.Na simbologia do barro, quis ensinar-nos que ao adicionou água para modelar o homem usou também os sais minerais nela contidos. Não que Ele necessitasse de elementos preexistente para formar o homem. Um Deus onisciente e Todo-poderoso pode criar tudo “do nada”. Ele nos criou do pó, para que não retornemos ao nada, mas ao pó; e deu-nos o sopro de seu Espírito para que não retornemos mais ao pó, mas à morada celeste daquele que é puro espírito.
A origem do universo e do primeiro homem na terra pode, por muito tempo, continuar sendo um mistério a ser desvendado à luz da razão, mas facilmente aceito quando a busca se dá pela fé. A fé leva imediatamente o homem ao encontro do Criador, enquanto a ciência leva ao Criador, através da criação.A diferença está no percurso e tempo gastos para atingir o mesmo objetivo, porquanto, o caminho mais rápido e eficaz de encontrar com Deus é pela fé, pois está ao alcance de todos.Encontrar Deus pela razão, é um caminho longo e demorado, mas não é impossível.
Toda verdade revelada encontra-se na Sagrada Escritura. A Bíblia, porém, não é um livro científico, nem a religião é uma ciência e não sendo ciência, não tem intenção de provar cientificamente a verdade, mas submetê-la à fé. Quanto maior for o conhecimento da ciência, maior será a compreensão da verdade revelada pela fé. Ora, Deus disse: “Faça-se a luz!” E luz foi feita.(Gn 1,3). Importa que a luz tenha sido feita a partir de uma explosão? Quem poderia dar ordem para que uma explosão tão grandiosa acontecesse?
Depois de criar todas as coisas, Deus criou o homem e deu a ele uma inteligência que o diferencia dos outros animais. Importa que o primeiro homem tenha sido um espécime primata predestinada a evoluir? Acaso nos foi dado entender o que significa “Inspirou um sopro de vida em suas narinas?” (Gn 2,7). Não têm um sopro de vida todos os seres que respiram?(Gn 1,30) Não foi para que cresçamos em sabedoria e graça diante de Deus, que o Senhor inspirou em nossas narinas um sopro do seu espírito? Sendo puro espírito, Deus jamais nos tornaria semelhantes a Ele se não nos desse uma porção do seu espírito imortal, de sua inteligência. O Senhor Deus formou, pois, o homem apanhando elementos da natureza, deu-lhe inteligência com o sopro de seu espírito, porém não confiou ao homem a missão de criar o próprio semelhante, mas de gerar vidas, através da reprodução biológica. Se Deus tivesse deixado a fórmula completa de como criar o homem, teria o homem mantido a ordem genética ou modificado? Faria o homem um ser humano semelhante a Deus?
Toda obra das mãos humanas é imperfeita, diante da perfeição do Criador.Se o homem clonar seu semelhante, seria esse novo ser o protótipo de uma raça melhorada ou deformada? Transformaria o homem a espécie humana em uma máquina colocada a seu serviço? Uma máquina tipo operário-escravo? Uma máquina destinada a gerar vidas ou morte? Que ser vivo surgiria se o homem recortasse a estrutura do DNA e “colasse” o material genético em posição diferente da original? Como seria esse novo ser? Seria ele acolhido na comunidade dos humanos? Ou seria rejeitado, marginalizado, excluído e escravizado? Por acaso, Deus permitiria que o homem criado à sua imagem e semelhança fosse transformado em andróide?
O Deus que separou a luz das trevas e impôs limite aos mares, impôs também limite ao homem colocando anjos para guardar o caminho da árvore da vida. (cf. Gn 3,22-24). Que aconteceria, se Deus tivesse dado ao homem todo conhecimento da ciência e da verdade? Decerto teria empreendido uma corrida muito maior em busca da imortalidade e recairia no primeiro pecado de nossos pais, o desejo de ser imortal, ser criador do próprio semelhante, ser Deus. Seria o fruto proibido na figura da macã apenas um limite? Qual limite teria o homem ultrapassado para que Deus dissesse: “Agora, pois, cuidemos que o homem não estenda sua mão e tome também do fruto da árvore da vida, e o coma, e viva eternamente”(Gn 1,22). Comer do fruto da árvore da vida, não seria absorver pelo intelecto? Teria o Senhor colocado um guardião para que o código genético nunca seja plenamente desvendado? Desvendar o código genético não representaria perigo para a vida humana, se o homem não o alterasse. A clonagem do ser humano é uma tentativa do homem de ser Deus, de ser criador do próprio semelhante.
O escritor sagrado diz que Deus se arrependeu de ter criado o homem e resolveu exterminá-lo (Gn 6,6-7), mas tu Senhor, também arrependeste de exterminar o homem e fizeste com ele uma aliança (Gn 9,8; 17,1ss).
Mesmo rompendo a aliança contigo, tu nos deste uma Nova Aliança, no sangue de teu filho Jesus! Não aboliste a lei nem os profetas, mas resumiste toda doutrina em dois mandamentos:
“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito e ao teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22,37-38). Mas quem nuca quebrou também esta Aliança? Quem é justo diante de Ti? Até quando, Senhor, terás paciência comigo? Não poupaste Sodoma nem Gomorra, mas salvaste os justos de Sodoma!
Quem é justo diante de Ti?
“Quem tem as mãos limpas e um coração puro? Quem é digno de habitar em tua tenda?” (Sl 23, 3-4).
Por causa de nossos crimes, te irritaste por um momento, dando-nos as costas na tua indignação, enquanto o rebelde agia segundo suas más inclinações (Is 57,17).
“Quem me tornará tal como antes, nos dias em que Tu me protegias, e quando a tua lâmpada luzia sobre a minha cabeça e a tua luz me guiava nas trevas?” (Jó 29,2). E tu me dizes:
“Eu vi a aflição de meu povo, e ouvi os seus clamores por causa de seus opressores. Eu conheço seus sofrimentos e desci para livrá-lo”(Ex. 3,7-8) Não te escondas atrás da árvore como Adão para ocultar-se mim, mas, suba na árvore como Zaqueu, e ao me ver, desça depressa. É precioso que eu fique hoje em tua casa, porquanto também tu és filho de Abraão...” (Gen3,8; Lc 16,1-10 )

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui