Usina de Letras
Usina de Letras
213 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->A Trindade Santa -- 15/11/2007 - 16:30 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Trindade Santa
do livro:"A Luz do Mundo"
(Adalberto Lima, nov.2007)


A criação do mundo é obra das três pessoas da Santíssima Trindade, embora este mistério não possa ser facilmente compreendido, pois somos apenas uma criança no conhecimento dos mistérios de Deus. Também não conhecemos plenamente a ti, nem mesmo pela fé, ó mistério amoroso da Santíssima Trindade! Ó mistério insondável de nossa fé! Nada conheceríamos dos mistérios divinos, se o próprio Divino Mistério não nos desse a conhecer. Mas como compreender Teus mistérios com uma inteligência humana? Como compreender a criação do universo, se no princípio a terra estava informe e vazia, e mesmo informe e vazia, ela existia no princípio?! (Gn 1,1-2). Não tinha forma no princípio, porque tudo era trevas e se era trevas, quem pode ver além das trevas senão tu, Senhor? Ó Unidade Trina! Ó Trina Unidade! Quem é capaz reconhecer se o que vem de Deus, procede do Pai, do Filho ou do Espírito Santo, se há um só Deus em Três Pessoas! Não é o Pai que nos atrai ao Filho? Não é Jesus que nos leva ao Pai? “Ninguém vai ao Pai senão por mim. Aquele que me viu, viu também o Pai. Eu estou no Pai e o Pai está em mim”. (Jo 14,9-10).
Examinando a missão de cada uma das Três Pessoas da Santíssima Trindade é possível sentir a ação distinta, mas um objetivo único: a nossa salvação.Pela ação temos uma idéia superficial da missão Una da Trindade, um conceito vago, um conhecimento nunca estanque. Se dizemos que o Pai é criador! Não estava também o Filho junto do Pai, na criação do mundo?(Jo 1,1-3). Se dizemos que o Filho é Redentor e Salvador. Não foi o Pai que nos resgatou, ao enviar o Filho? Como está escrito: “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e resgatou seu povo, e suscitou-nos um poderoso Salvador, na casa de Davi, seu servo” (Lc1,68-69). Se dizemos que o Espírito Santo é nosso Deus Santificador! O Filho não nos santificou ao anular na cruz nossos pecados ?
“No princípio, o espírito de Deus pairava sobre as águas”(Gn 1,2) Que fazia o Espírito de Deus pairando sobre as águas, senão para abençoar a água e dissipar as trevas ? Não há vida biológica sem água, nem vida espiritual sem luz. Não gerou vida o Espírito Santo? “Não pairavam também sobre as águas o Pai e o Filho?”(Agostinho. Confissões). No princípio, o Filho estava junto Pai ( Jo 1,1-2). Não estava também o Espírito Santo, junto do Pai e do Filho? Na visão dada ao profeta Isaias, o Senhor lhe mostra o trono ondeMeu Senhor está sentado, cercado de anjos que o louvam dizendo: “Santo, santo, santo é o Senhor Deus do universo!” (Is 6,3). Os anjos repetem “santo”, três vezes, porque o Pai é santo, o Filho é santo e o Espírito Santo é santo. Santo, santo, santo é o Senhor Deus do universo! O Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus. Três Pessoas em um só Deus do universo. Ó Santíssima Trindade! Importa mais a ti nossa aceitação pela fé do que pelo conhecimento da ciência! “Quem conhece a ti e a ciência não é mais feliz por este conhecimento, mas somente por conhecer a ti”.(S. Agostinho)
Depois que o Senhor criou o céu e a terra, os animais que habitam na terra e nas águas, contemplou as obras de suas mãos e viu que tudo era bom (Gn 1,9). E então, disse: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança” (Gn 1,16), e se o Criador disse façamos é porque não estava só. Na visita a Abrão, Deus disse:“Eu sou o Deus Todo-poderoso. Anda em minha presença e sê íntegro; quero fazer aliança contigo e multiplicarei ao infinito tua descendência”. (Gn 15,1; 17,1-2). Abraão estava nos campos de Mambré e viu três homens de pé diante dele. Levantou-se da entrada de sua tenda, veio-lhes ao encontro e prostrou-se por terra. “Meus Senhores, disse ele, se encontrei graças diante de vossos olhos, não passeis avante sem vos deterdes em casa de vosso servo. Vou buscar um pouco de água para vos lavar os pés. Descansai um pouco sob esta árvore. Eu vos trarei um pouco de pão, e assim restaurareis as vossas forças para prosseguirdes o vosso caminho; porque é para isso que passastes perto de vosso servo. “Eles responderam: “ Fazes como disseste” Abraão foi depressa à tenda de Sara: "Depressa" - disse ele - amassa três medidas de farinha e coze pães’. Correu em seguida ao rebanho, escolheu um novilho tenro e bom, deu-o a um criado que o preparou logo. Tomou manteiga e leite e serviu aos peregrinos juntamente com o novilho preparado, conservando-se de pé junto deles, sob a árvore, enquanto comiam. E disseram-lhe: Onde está Sara, tua mulher? “ Ela está na tenda.” Respondeu Abraão. E Ele disse-lhe: "Voltarei à tua casa dentro de um ano, a esta época e Sara, tua mulher, já terá um filho’...“Velha como sou poderei eu conhecer o amor?” (Gen.18,1-15).
O Senhor perguntou a Abraão: “ Onde está Sara, tua mulher?” E se Ele perguntar também a nós: “Onde está tua mulher?” Será que podemos responder como Abrão? - Está na tenda para servir o Senhor.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui