Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13569)

Frases (50607)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6186)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Surto de brasilidade -- 25/10/2005 - 14:13 (Sandro Bouth Guedes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
No ano de 1500 um navio Português cruzando o oceano sob o comando de nosso vulto histórico Pedro Álvares Cabral, enfim após longa viagem descobriu nosso Brasil, terra de palmeiras onde canta o sabiá, naquele momento nossa história se iniciava de maneira envolvente sobre a exclamação de um reino que desejava explorar um lugar inóspito, desconhecido, mesmo sendo um paraíso como Pero Vaz descreveu exaustivamente.
Talvez o inicio tenha sido realmente assim como retratam nossas cartas históricas, asseveradas por grandes historiadores que tratavam de nossa grandeza cultural, não obstante tenho a intenção de arrazoar a cerca da história, o que na verdade me interessa agora é o tempo atual, se infelizmente fomos colonizados erradamente ou coisa do tipo o que tenho a intenção de demonstrar é a fragilidade de nosso povo no contexto atual, mas, não é uma fragilidade física ou uma fragilidade que impeça o povo de progredir por suas próprias forças, e sim a falta de sensibilidade e motivação no que tange nossos companheiros brasileiros, que absorvem todos os problemas e insistem na idéia do se Deus quiser vai melhorar, nosso povo desmotivado que sofre surtos de brasilidade e tornam-se cívicos, verdadeiros batedores de panelas como nossos hermanos e ficam de pé cantam o hino nacional em jogos da seleção brasileira, em terra de país pentacampeão ser brasileiro é super fashion, ou, podemos estar diante de outro evento importante de nosso país tropical, este que tem o dom mágico de fazer com que toda a população esqueça seus problemas, uma pena que a poção mágica dure quatro dias. Quero deixar bem claro que nada tenho contra futebol ou carnaval, gosto muito de ambos, a problemática da situação é bem simples, além de sermos agora o país do futebol e do samba, temos agora o renomado título de o país das pizzas, um apelido deveras merecido.
Nossa população, digo população por que senadores, deputados e outros que se enquadrem dentro dos mensalões e orgias políticas com o dinheiro público não fazem parte da população essa escória burguesa disfarçada de trabalhadores com causas nobres estes são mais perigosos, sórdidos donos de esquemas que deixariam o mais crente na mudança de rumo que nosso país tomaria triste e desacreditado. Escrevo em nome de uma população que se enoja com o que passa no jornal sobre todas as esferas do poder em nosso país, escrevo em nome da população que não consegue entender como nosso país não se desenvolve de tal maneira que possamos atingir um nível significativo na educação, na saúde, escrevo em nome de uma população que se envergonha de viver em um país de constituição desordenada de princípios concretos e soluções abstratas, escrevo em nome de um país que vive à luz do medo de tamanha violência que sofremos sem aplicação de pena, digo como conhecedor de causa que a culpa não é da lei, nossa lei por mais que seja até engraçado e difícil de se acreditar é muito elogiada e possui a premissa das instituições de direito que deve atingir, muito pelo contrário falo do homem, nosso mal somos nós mesmos homens descendentes de Cabral "o navegador", somos o fruto de uma desgraça portuguesa, sinceramente não acredito nisso, entendo que sou um cidadão sem esperança na melhora institucional do nosso país por conta dos Malufs, Garotinhos, Severinos, Dirceus ( este que me causou comoção e ódio), sigo em frente esperando a próxima copa do mundo para me revelar em um surto de brasilidade e esquecer todos os meus problemas.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui