Usina de Letras
Usina de Letras
237 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->O PQT DO BANCO DO BRASIL -- 08/06/2004 - 13:03 (Wilson Vilar Sampaio) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
OS SETE SENSOS
(Implantação do PQT- Plano de Qualidade Total no BB)

Li com muito interesse a cartilha " por dentro do 5 -S " distribuída pelo Banco do Brasil, como preparativo à implementação da Qualidade Total na Empresa- o famoso PQT!

Admirador que sou do povo nipônico, das suas tradições e do modo objetivo como encaram e vencem desafios, confesso que há muito tempo já pratico os cinco sensos que só agora o Banco pretende implantar. São eles: SEIRI(também conhecido como Guaiamum ), SEITON, SEISO, SEIKETSU e o famoso SHITSUKE, este praticado com a ajuda de SUE LEE SAN, uma monja budista nissei, filha de um sansei, neta de uma não sei, que imigrou para o nordeste em 1901.

Essa monja ensinou-me muitos outros " S " além dos cinco acima referidos. Por exemplo: minha luta favorita e o SUMÔ; minha comida preferida é o SUSHI; meu filme predileto é o SAMURAI, e minha bedida, o SAQUÊ.

Assim, durante uma meditação com SUE LEE SAN, aliás, na pausa da meditação, falei com entusiasmo sobre os cinco sensos e disse:

- Sue Lee San, agora vai dá certo. Não vejo a hora de trabalhar vestindo meu quimono, com o setor limpinho, sentando no chão na posição " Flor de Lotus" e com os apetrechos de trabalho todos à mão, esperando a implantação do PQT.

Ela sorriu aquele risinho agudo que só as monjas budistas sabem dar, e falou-me nestes termos:

- Wilson San, é muito difícil um ocidental trabalhar e se comportar como um oriental. O japonês faz da empresa a continuação do seu lar. Na empresa escolhida ele passa toda a sua vida de trabalhador e na maioria das vezes, seus filhos também vão trabalhar na mesma empresa. Lá não existe ameaças de demissão; nem o trabalhador é tolhido em sua carreira profissional. Pelo contrário, existem sempre incentivos e cursos. Cursos mesmo!

-Como assim, Sue Lee San? Não estou entendendo.
-Preste atenção ao que vou dizer, Wilson San: - Na sua empresa- o Banco - além dos 5 "S" que você tanto exaltou, faltam ainda mais 2 " S " tão ou mais importantes do que aqueles outros. São mais DOIS SENSOS que precisam ser implantados.
-Quais são eles, Sue Lee San?

Nisso, tocou o sino do mosteiro e minha monja caiu em estado de meditação profunda, enquanto ao seu lado os pássaros cantavam e as flores cresciam rapidamente, por causa da formidável energia que fluía de sua aura.

Durante três dias Sue Lee permaneceu no estado SHOWA(paz iluminada) e eu ia visitá-la todos os dias.; Em parte porque estava curioso para saber quais os 2"S" faltavam, e também por ser eu DAI-EN-KYÕ-CHI.

No quarto dia, um som parecido com uma chamada telefônica ressoou na minha mente:
-Moshimoshi Wilson San, Watashi Ni Nanika Govô Desu Ka?
-É você, Sue Lee?
-Sõ Desu.
-Ah! Koko de Renshu Sasete Itadakitai no Desu Ga, disse eu.
-Wilson San, não será melhor conversarmos em português mesmo? Senão ninguém vai compreender.
-Tem razão, Dõmo Sue Lee San. Gostaria de saber quais são os dois sensos que faltam para completar aqueles cinco sensos dos quais já falamos.

Ainda mentalmente, sem sair do transe e regressar para o Isshoqai, ela disse:
-Wilson San, o 6º S é o SOHN-NEE que significa " Perder Dinheiro ". Ninguém gosta de perder dinheiro, principalmente em se tratando de salário. Sei que vocês não tiveram reposição salarial proporcional às perdas. Andam também insatisfeitos, preocupados. Desatinados e pressionados por todos os lados. Isto reflete no desempenho das suas obrigações. Assim, o 6º " S " é o SENSO DO SALÁRIO DIGNO, pois essa é a forma pela qual os japoneses se unem em prol das empresas nas quais trabalham, defendendo-as e com elas compartilhando as dificuldades e sucessos.

A monja fez uma pequena pausa e continuou:
-Como exigir que pessoas mal pagas e, em conseqüência, endividadas, talvez até desmoralizadas no meio social em que vivem, possam aplicar-se com dedicação ao trabalho? Isto é acadêmico!

-Concordo inteiramente, Sue Lee San. Não sei se você sabe, mas circulou uma notícia que sete inditosos colegas cometeram Seppuko por causa de dívidas.
-Esse fato, Wilson San, comprova o que estou dizendo. Pessoalmente aconselho nesse momento difícil adotar o Sabi, o Seki, o Sabaki e o Shicho, desde que você tenha Wabi suficiente.
-Terei Wabi monja Sue Lee. Mas qual o último "S"?
-O 7º, o último senso, considerando que os outros 6 "S" tenham sido acolhidos, seria a SHIBATA.
-Shibata? O que vem a ser tal palavra? Será que é o que estou pensando?
-Claro que não, Wilson Sama. Shibata significa bater, meter o bambu em alguém. Vou explicar melhor: O objetivo das empresas é, entre outros, a produção sempre crescente, não é mesmo? Por isso, por exemplo, na Companhia Elétrica MATSUSHITA, no Japão, os trabalhadores batem com varas de bambu em bonecos que representam seus chefes, liberando assim seus ressentimentos, queixas e tensões. E na verdade a produção da Matsushita aumentou 30% nos últimos anos. Destarte, Wilson Sama, o 7º "S" seria o SENSO DA SURRA naqueles que infernizam suas vidas. Evidentemente que surras apenas nos bonecos que representariam os chefes. Aplicando esses 7 SENSOS, tudo mudará para melhor.

-muito bem, Sue Lee Sama. Você realmente é iluminada. Mas se a equipe do PQT não quiser implementar esses outros 2 SENSOS que faltam?
-Então Wilson San, mande o PQT para a PQP!
-Arigatô monja Sue Lee.

O RESTO DA HISTÓRIA, TODOS OS DIAS 20 DE LÁ ATÉ HOJE, VOCÊS SABEM.........
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui