Usina de Letras
Usina de Letras
26 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Sonhar faz parte da emoção ou da razão? -- 26/02/2009 - 14:55 (Ilário Iéteka) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Talvez dormir, sonhar, despertar e viver. Desejar coisas boas, pequenas, grandes, não interessa o que seja, nem o tempo que leve. Podem durar dias, meses ou anos, mas nós devemos perseguir os desejos da alma que se encontram em nossos sonhos nascendo todas as horas. Não devemos pensar no tempo, se hoje é ruim, amanhã será bom.

Sem dúvida existe a crença em conseguir transformá-los em objetivos concretizados por mais difícil que seja. Todos os dias nós temos bens materiais a serem almejados e assim planejamos coisas novas e sonhos vão acontecendo. Sem percebermos que o tempo passou, muitas coisas foram alcançadas e não entendemos mais o valor que elas possuíram num instante do passado. O que queríamos ontem, realizou-se hoje, o sonho de amanhã talvez não atingiremos. Por mais que o sonho se distancie, não devemos desistir, porque é da natureza humana querer atingir o alvo, nosso objetivo conquistados, é a esperança que nos dá força.

Com nove anos de idade, sonhei ganhar uma bicicleta, o desejo realizou-se dez anos depois. A alegria foi à mesma como se eu tivesse voltado a ser o menino de nove anos. Isto valorizou o significado de meu sonho porque sendo de família humilde, o caminho é tortuoso, cheios de espinhos, as encruzilhadas nos levam para lugares perigosos. Não sabemos qual o rumo certo. O caminho errado é sonho distanciado.

Será que voltar a pensar nos desejos que estão no passado vale alguma coisa? Sonhar faz parte da emoção ou da razão? Não posso afirmar qual a resposta é a correta mas se a história é feita do passado e se ela se passa na mente podemos pensar que foi uma fantasia. Se sonharmos de olhos abertos, veremos a realidade se é triste ou alegre. Certa vez conversando com um homem que se apresentou sensível a essa questão da concepção de seu sonho, o qual era ter dinheiro, me disse o seguinte:

_ Não sonho e nem quero comprar um carro de alto valor e marca, quero apenas tornar um simples sonho de poder pagar meu carrinho até o final.
_ Não sonho com uma mansão com piscina, com um grande jardim, várias suítes, quero tornar um sonho de poder comprar uma casinha para dizer que é minha...
_ Sonhar com uma fazenda? Não! Eu sonho com um sitiozinho de no máximo 1000 metros quadrados e uma meia água para poder dormir e ver as estrelas à noite..
_ Sonhar em poder entrar numa loja e comprar um tênis famoso, com amortecedores, anti-choque, anti-microbial...a realidade é comprar um que está em oferta, que fique bonitinho no pé, mas que infelizmente te arrebenta os calcanhares.
_ Sonhar com um tratamento dentário que será perfeito, mas posso apenas realizar um tratamento básico, porque não tenho o dinheiro do tal sonho que seria suficiente.
_ Sonhar em ir a um médico, ele poder te receitar um remédio que possa comprar, sem ter medo que o genérico não cause o efeito que resulte saúde perfeita.
_ Sonhar que a conta de água e de luz venham com valores a menos, para sobrar um dinheirinho no final do mês.
_ Sonhar com um salário maior, o suficiente para não passar o limite do orçamento, quando eu vou ao shopping com meu filho, porque fico rezando para ele pedir algo baratinho como presente?
_ Sonhar que o dinheiro compra tudo, é dizer que sonho com o suficiente para ter uma estrutura para envelhecer com saúde, afinal pobres e ricos ficam doentes..Não quero ser rico, só queria um pouco a mais para poder ter uma vida melhor, mas graças a Deus tenho muito saúde e assim posso continuar levando.
_ Acho que sonhar com essas coisas, muitos sonham como eu!

Ouvi tudo com atenção, foram palavras sinceras que me fizeram pensar no que tem valor para ser sonhado e correr atrás da conquista. Sempre ouvi dizer, sonhar com coisas pequenas é bobagem, sonhar grande, pense? Eu, esse meu amigo ou você somos capazes de realizar coisas inéditas, podemos chegar com certeza em algum lugar almejado. O tempo passa rápido, o resultado também pode ser outro.

Eu vejo que sonhar com coisas pequenas e simples é ter alegrias constantes. Esta humildade dará prazer de viver, estar sonhando com fazendas, mansões, carros de luxo, viagens pela Europa, isto acarretará perigo, o sonho pode virar pesadelo. A paz nos abandonará e os problemas estarão em nossos calcanhares.

Realmente o sonho da felicidade é para todos. Hoje o sonho é ter um pequeno sitio, uma linda casinha pintada de branco, com janelas na cor do céu, uma pequena varanda onde esticar a rede, no terreiro uma árvore frondosa, para as crianças brincarem em suas sombras. A noite deitar na rede, dar uma boa espreguiçada, sentir a brisa no rosto, olhar as estrelas. Este sonho é possível, carrão de luxo, para quê? O fusquinha nos leva para todos os lugares.

Eu chego em casa a esposa vem sorrindo, dizendo-me:
_ Querido o nosso sonho está realizado! Aqui reina a paz, este lugar deixa-me encantada. Sinto-me feliz, a vida é bela, não tenho mais a pretensão de viajar para a Europa, meu sonho esta em nosso litoral, curtir as praias que são lindas, e divertir-nos com as crianças, batendo uma bolinha, jogando peteca, eu que sonhava tanto com excursões em grandes navios.

Hoje prefiro um piquenique, com a família e amigos no pé da serra. Comer pão com lingüiça, frango assado, refrigerantes, cervejinha gelada, sobremesa, banana e laranja. Abrir a tolha debaixo de uma árvore, espalhar tudo sobre ela. Na hora de comer, todos fazendo seu x-mico, quer dizer pão com bananas, na maior das algazarras. Meus amigos contando piadas, tomando uma geladinha, você ouvir um elogio:
_ Este cara é gente fina!

Restaurantes de luxo, vinhos importados, pratarias e cristais, para que tudo isto? O gostoso é destrinchar o frango assado, cada um pegar seu pedaço, comer segurando com as mãos, quer sonho e realismo melhor que este livre de preconceitos?

Deixei de ser um pretensioso? Deixei de sonhar? Não!! Sonhar revive nossas esperanças, nos dá forças para enfrentarmos os obstáculos do dia a dia. A vida é um sonho, é lindo, devemos viver, e estar em sintonia com a natureza. Nada neste mundo é impossível para um grande sonhador, dedicado e persistente. Sonhando, a vida torna-se bela. O homem que tem um objetivo, não deve desistir, trabalhe, lute, brigue. Assim se torna realidade.

Os sonhos que idealizamos nos trazem imensas alegrias, prazeres inigualáveis. As derrotas serão esquecidas por vitórias. Tenho certeza que eu continuarei, planejando e buscando meus sonhos. Sei que este é o caminho, que seja longo e agradável, mas que seja uma doce loucura com sabor de quero mais.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui