Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->O dia do Senhor -- 15/11/2007 - 18:30 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O dia do Senhor
Do livro "A Luz do Mundo"
Adalberto Lima, nov.2007.




Não foi Dan Brown o primeiro a questionar o dia do Senhor. Antes dele, muitos já questionaram o próprio Senhor. Os que acreditam na reencarnação,
declaradamente negam a ressurreição de Jesus, para estes,o dia do Senhor também é questionável.
Os judeus, cosnsideram o sábado como dia do Senhor,porque continuam aguardando o Messias.Os pagãos, porque não conhecem Jesus. Além destes, o anticristo que mesmo conhecendo Jesus, o nega. Então por que os judeus e os irmãos apartados guardam o sábado e não o domingo? Os judeus porque ainda aguardam o Messias, e os irmãos apartados porque pararam no tempo e ainda estão na passagem do Mar Vermelho.
Os judeus celebram o sábado por causa da fuga do Egito, o Êxodo e em comemoração passagem do Mar Vermelho, naquela oportunidade, Deus os livrou das mãos do faraó quando eles se encontravam encurralados. Na frente, o mar. Na retaguarda o exército do faraó.
O mar se abriu e os judeus o atravessaram à pés enxutos, por isso celebram a Páscoa no sábado. A passagem da morte para a vida.Nós celebramos no domingo, porque foi no domingo que Jesus ressuscitou. E na ressurreição de Jesus, a passagem da morte para a vida, por isso, o dia mais importante na história da humanidade. Um dia ressuscitaremos em Jesus, por Jesus e com Jesus. Então, o dia mais importante na história de nossa salvação não é a passagem do Mar Vermelho, mas a ressurreição de Jesus no domingo de ressurreição.
No Concílio de Nicéia (em 325) todas as igrejas chegaram a um acordo que a páscoa cristã fosse celebrada no domingo que segue a lua-cheia depois do equinócio de primavera( CIC § 1170). Isso não é nenhuma homenagem ao deus Sol, é que os povos do mundo não usam o mesmo calendário, mas todos têm uma mesma lua-cheia depois do equinócio de primavera. Pois isso, esse dia será o mesmo em qualquer calendário.
Que quis Jesus ensinar ao Papa Urbano IV e ao mundo, quando em Orivietto a hóstia consagrada se transformou em carne e sangue? Porque Jesus escolheu encontrar-se na forma eucarística com Urbano IV no lugar chamado “ Ponte do Sol?” Se ninguém vai ao Pai senão por Ele. Não é ele a ponte? Se aquele que o segue não anda nas trevas, não Ele a luz?” ( Jo 8,12) E sendo Ele a ponte e luz, não foi por isso que escolheu a Ponte do Sol? Não é o Sol que enche de beleza a aurora e dá vida aos seres? Quem tem o homem a ver, se Deus quiser utilizar-se da simbologia do Sol, para revelar que Jesus, é a luz do mundo? Celebrar o domingo como dia do Senhor, não é subtrair da devoção pagã o culto ao deus sol. É uma celebração em memória à ressurreição de Jesus.
Na visão de S. Justino, Reunimo-nos sempre no dia do sol, porque é o primeiro dia, o dia em que Deus, extraindo a matéria das trevas, criou o mundo e, nesse mesmo dia, Jesus Cristo, nosso Salvador,ressuscitou dentre os mortos(S.Justino)
Não poderia Deus se servir de um símbolo pagão, para atrair o pagão? Que cultuaria o cristão? O domingo consagrado a um deus pagão? Não isso, mas o dia da ressurreição de Jesus . Qual será o dia do Senhor!? Todo dia é dia do Senhor. Para o cristão o dia do Senhor é o domingo, por causa da ressurreição de Jesus.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui