Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22533)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Redimidas e em alta -- 17/12/2002 - 18:04 (Javier Martínez) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Anos passarão para chegar à equidade e, neste século ainda em fraldas, elas têm um passado favorável:as mulheres revolucionaram quase tudo, da relação familiar até às artes



Em muitas civilizações as mulheres mantiveram uma postura reservada dentro do marco social que as estereotipou. Elas, donas de casa e companheiras dos homens, demonstraram ao mundo que sua capacidade ia além. Em um meio machista não tinha cabimento à participação feminina no exercício da cidadania, embora, seu potencial falasse o contrário.



A revolução começou serenamente. Grandes personalidades do sexo feminino começaram a tomar conta do, até então, universo masculino. Muitas mulheres consagraram-se no século passado na vida política, pública e artística. No mundo do cinema nasciam estrelas como Sofia Loren, Greta Garbo, Marilyn Monroe. Anita Malfatti e Tarsila do Amaral sobressaiam nas artes no Brasil e no campo político crescia o carisma de uma “Evita” Perón na Argentina.



Indira Gandhi demonstrou um espírito de liderança admirável. Como primeira ministra procurou fazer o país sair de seu atraso secular arraigado devido a tabus religiosos. Ouvimos a vontade política de uma Violeta Parra com música e poesia. Seu talento e coragem mostraram muitas coisas erradas no regime militar chileno. Tivemos a sorte de apreciar essa luz que foi a Madre Teresa de Calcutá, Prêmio Nobel da Paz em 1979, com sua louvável obra de vida.



A referência de um reflexo de todo um movimento em prol da igualdade de direitos, embora prevaleça atualmente uma desigualdade de gênero, está levando nossa civilização a rumo certo.



Karl Marx afirmou: "A liberdade da mulher é condição fundamental para a libertação de toda a humanidade". É possível destacar o século XX como referência para chegar à emancipação da mulher. Porém, um longo caminho precisa ser percorrido para uma verdadeira igualdade entre homens e mulheres. A mulher brasileira, por exemplo, representava em 1960, quase 18% da mão-de-obra no mercado, já em 1997 pulou para 42%.



A Constituição Federal garante plenamente o princípio da não-discriminação, assim como os direitos políticos da mulher, a igualdade na família e no trabalho, os direitos previdenciários, a proteção à maternidade, a assistência à saúde e o direito a não violência. O Brasil tem uma legislação avançada mas, na prática, as mulheres ainda sofrem o pré-conceito.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui