Usina de Letras
Usina de Letras
49 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62315 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10400)

Erótico (13576)

Frases (50700)

Humor (20050)

Infantil (5472)

Infanto Juvenil (4792)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140836)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6219)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->UMA ESCOLA MUITO ESPECIAL -- 31/03/2009 - 21:32 (Jose Araujo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Tudo o que somos na vida são reflexos de nosso passado e a fase mais importante de nossa de aprendizagem está na infância, onde desde os primeiros passos tudo nos influencia e a cada dia de aula na escola da vida, aprendemos sempre mais e mais, num aprendizado que não tem fim.

Vale citar alguns exemplos de matérias que aprendemos desde cedo, desde muito cedo, no jardim da infância da vida e que certamente tiveram um papel muito importante em nossa formação psicológica, em nossa maneira de ser e viver hoje em dia.

Se as pessoas que nos rodearam na época só nos criticavam, nos fizeram achar que nada que pudéssemos fazer na vida poderia estar certo, em conseqüência, aprendemos a condenar o próximo, sem enxergar nossos próprios defeitos.

Se fomos tratados com hostilidade e nos feriram sem pedir desculpas, aprendemos a nos defender antes de ser atacados, machucando o próximo sem dó, nem compaixão.

Se vivemos num ambiente onde o medo era uma constante, aprendemos o que significa apreensão.

Se o nosso meio de vida em que fomos criados despertava nas pessoas ao nosso redor o sentimento de pena, aprendemos a nos sentir envergonhados de nós mesmos.

Se o ridículo predominava nossas vidas, aprendemos inevitavelmente a ser tímidos e acanhados.

Se vivemos em meio ao ciúme, não há como termos escapado de aprender o que é a inveja e ela se instala em nossos corações.

Se nosso mundo foi repleto de vergonha, é claro, aprendemos a nos sentir culpados por tudo.

Se demonstraram tolerância a nós quando pequenos, só poderíamos ter aprendido a ser pacientes para com todos ao nosso redor.

Se nos transmitiram sempre encorajamento, aprendemos a ser confiantes na vida, a seguir em frente haja o que houver.

Se aqueles que nos rodeavam nos elogiaram pelo que fazíamos bem, aprendemos o significado do que é apreciar os feitos de nossos semelhantes.

Se vivemos num ambiente onde recebemos aprovação, então aprendemos a gostar de nós mesmos, o que teria sido impossível evitar.

Se crescemos recebendo a aceitação pelo que somos e como somos, aprendemos a encontrar o amor em qualquer lugar do mundo.

Se o que recebemos de todos à nossa volta foi a sensação de reconhecimento é claro, aprendemos a ter metas e projetos na vida.

Se vivemos recebendo compartilhamento de tudo, aprendemos a ser generosos na vida, dar sem esperar receber.

Se vivemos num ambiente onde sempre houve honestidade e respeito, aprendemos efetivamente o conceito de justiça.

Se vivemos num ambiente onde nos faziam sentir seguros, aprendemos a ter fé em nós mesmos, no mundo e naqueles que nos rodeiam.

Se vivemos rodeados de amigos, aprendemos que este mundo, não importa como ele esteja hoje em dia, ainda é um bom lugar para se viver.

Se vivemos envoltos na serenidade, aprendemos o que significa ter paz na mente e no coração.

Mesmo tendo recebido bons ensinamentos durante nossa infância, muitas vezes nos questionamos se aprendemos direito as lições que recebemos na escola da vida.

Há momentos em que sentimos que precisamos de mais algumas aulas de recuperação em algumas matérias, pois ao longo dos anos, fomos aprendendo outras que acabamos por achar que eram mais importantes do que as que aprendemos quando crianças e quando demos por conta, já marcamos havíamos marcado com um x a resposta errada num dos diversos testes que nos são aplicados no dia a dia.

Em certos momentos, queremos voltar ao jardim da infância da vida e ser lembrados dos conceitos que aprendemos lá, pois a caminhada rumo ao certificado final é longa e cheia de momentos de hesitação.

Por vezes é difícil aceitar o verdadeiro sentido de alguns conceitos que nos foram ensinados e precisamos desesperadamente relembra-los e coloca-los em prática, para não deixarmos de ser aquilo que devemos ser.

Tudo o que somos na vida são reflexos nossas experiências vividas durantes as aulas que assistimos, do que aprendemos nas aulas dadas no jardim da infância da vida, mas muitas vezes, é preciso mesmo depois de velhos, voltar à escola para fazer um curso intensivo de reforço, comparecendo todos os dias às aulas e anotando tudo que nos for dito, pois a qualquer momento, podemos precisar novamente ser lembrados de tudo que aprendemos, desde quando fomos matriculados na escolinha da vida.

Viemos ao mundo já com uma escola definida, não há escolha, viemos pré matriculados numa escola informal, gratuita, não se pode pagar por ela e exigir um ensino melhor, não há paredes, a sala de aula é única, com ampla visão do mundo por todos os angulos, onde as aulas tem carga horária integral, são 24 horas de aprendizado por dia, em todos os 365 dias do ano, uma escola que não tem horário de recreio, que não tem recesso, que não tem férias, onde as aulas são constantes e as matérias nem sempre são ministradas individualmente.

Nela, tudo que aprendemos transmitimos aos nossos filhos, amigos, parentes e todos que de nós se aproximam e isto faz com que a nossa responsabilidade para como nosso mundo, seja muito maior do que imaginamos.

Tudo que precisamos fazer, é levar a sério e assimilar muito bem todos os ensinamentos, colocando-os em prática sempre, para não corrermos o risco de esquecer o que aprendemos e ter que recomeçar tudo de novo, ou pior ainda, pode ser que em uma situação destas, a gente não tenha mais tempo suficiente para comparecer às aulas de recuperação e então, nossas vidas poderão ter sido totalmente em vão...

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui