Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Dom natural escolhido por Deus, ser Mãe. -- 30/04/2009 - 18:45 (Ilário Iéteka) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
“Mãe“. Como poderei esquecer esta palavra tão sublime. O seu colo aconchegante, macio como um travesseiro de pena. Quem não sentiu o abraço ardoroso, seus cafunés, um amor sem limites, puro e verdadeiro. Mãe acolhedora, mãe presente, mãe lutadora, mãe corajosa, mãe que ensinou-me a dar os primeiros passos, a falar, educou-me com responsabilidade. Mãe com seu orgulho, quando um filho fica adoentado, seu desespero se torna o amor que cura.

A minha alegria era a alegria de minha mãe. Ela dizia:
_ Filho, você é a jóia mais cara que possuo!

Minha mãe era sempre atenta, aconselhava-me com bons exemplos. Não mentir, evitar brigas, ser e ter amigos, respeitar os mais velhos, não magoar ninguém e muitos outros. Posso afirmar com orgulho:
_ Ela, mulher que nasceu com dom natural do amor, escolhida por Deus para ser minha mãe. Eu sim, tive uma Mãe!

Ótima professora, zeladora da moral e bons costumes. Eu aprendi as obrigações, ser amoroso, educado e prestativo, seguir a risca o que me ensinou. Ser organizado, não invejar os outros, estar feliz com o que conquistei. Olhar pelos meus irmãos e nunca os abandonar, não me envergonhar de nossas raízes.

Mamãe era uma mulher de pequena estatura. Ela teve dez filhos, três homens e sete mulheres. Amava-os incondicionalmente e nem todos a amavam certamente como ela merecia. Porque muitos filhos não sabem o valor de seus pais, alguns chegam a maltratar, magoam. Em muitas famílias as coisas pioram quando os pais envelhecem ou adoecem. Mesmo assim, a mãe mesmo surrada pela vida, sempre perdoa, sejam elas pobres ou ricas, e seus filhos serem boas ou más pessoas.

Mãe se sacrifica, mãe chora, mãe sempre acolhe nos braços. Ela arruma um jeitinho de nos ajudar, defende-nos com unhas e dentes. Lembro que no passado tivemos dias difíceis. Tudo era racionado porque o dinheiro era escasso. Mamãe preparava a nossa porção. Como éramos crianças acabávamos pedindo mais, sentíamos fome. Quando terminávamos, minha mãe ficava sem se alimentar. Porque a sua parte era distribuída entre nós. Muitas vezes se fechou em seu quarto e chorava amargamente por ver seus filhinhos, a procura de mais comida. Isto, ela nos contou quando já éramos adultos. Fiquei tão emocionado ao saber o que fez por nós. Percebi que o amor que dedicava a nós era tão forte que chegava a doar a própria vida pela sua família.

Eu me senti um trapo humano. Estava desolado, sem recursos, o futuro incerto. Como iria ajudar minha mãe? Não queria vê-la triste. A carência financeira foi um dos motivos que me ajudou a tomar uma decisão séria ainda jovem. Eu parti em busca de trabalho. Um novo destino a frente e novas lutas. Quando fui embora de casa, deixei a minha família desolada. Jamais esquecerei a angústia e o desespero de minha mãe. Ela chorou tanto na despedida, que suas lágrimas quase me fizeram não partir de casa. Talvez ela pensasse que eu estivesse lhe abandonando. Puro engano, jurei que jamais deixaria de amar e iria procurar sempre ajudá-la. Essa é a promessa que fiz, meu objetivo, parti rumo a capital. As surpresas me aguardavam para minha inocência. Eu tive dificuldades, fui enganado, roubado, mas não desisti, lutei e venci.

Descobri onde estava o verdadeiro e mais puro amor do mundo: uma mãe por seu filho. Mãe, como é difícil explicar o tamanho de seu coração, a força da sua alma, o valor de suas lágrimas. Orgulho-me de sua capacidade de ser uma mãe extraordinária e sábia.

Muitos homens esquecem do valor da mulher que lhe deu a vida. São abandonadas em asilos e os filhos somem porque sentem que a mãe se tornou um fardo insuportável. Para minha pessoa, não existe crueldade maior que esta, o desprezo.

Pare e pense: Deus não comete erros, ele te gerou conforme era sua vontade, e foi numa mulher escolhida pelas mãos do Senhor que você nasceu. Então a mãe deve ser amada, paparicada, abraçada com carinho. Mesmo que avenças ocorram, que as opiniões divirjam, desculpe, porque todos erramos e lembre que sem ela você não existiria. Faça seu coração explodir de tanta alegria, enquanto a vida permite que estejam lado a lado fisicamente. Faça como eu e diga:

_ Mamãe a senhora é a coisa mais divina que existe em minha vida. Eu te amo muito!!

Em dias especiais, não devemos esquecer o dia de seu aniversário, o dia das mães. Chegue até ela e a abrace, e confirme que o maior presente que recebeu do céu, é sua mãe.

Eu fui um filho dedicado. Morava longe da casa de minha mãe, mesmo o custo sendo alto para viajar, era sagrado para minha pessoa ir de três em três meses fazer-lhe uma visitinha. Falar desses momentos, é reviver e sentir no coração, como eram agradáveis nossos encontros. Mamãe com os olhos cheios de lágrimas, sua felicidade transbordava ao me abraçar. Sempre acariciava meu rosto e dizia:
_ Filho você engordou! Está bonito, elegante!

Os anos estão passando mas jamais esquecerei seu jeito meigo, sua ternura, seus olhos brilhando como uma perola negra. Abençoando-me pela ajuda e dedicação a ela e meu pai.

Descobri que mães não mudam. Nós achamos que ter idade e ser adulto nos é auto-suficiente. E acabamos por esquecer de seu colo, seus beijinhos. Como ela preparava nossa comidinha. A extrema dedicação em favor de nosso bem estar. Seu amor é infinito, puro e verdadeiro. É rocha forte que o vento não leva. Se torna insuperável perante a ciladas da vida, Uma mãe sofre dores para nascermos, e mesmo assim elas sorriem no mesmo instante por ter o filho nos braços. O dom da vida, isto é divino.

“Deus, abençoe todas as mães!”

Um conselho para você, caro leitor:
_ O que está esperando? Vá hoje, porque amanhã poderá ser tarde, ela ou você talvez não estejam mais juntos nessa dimensão de vida. Ainda há tempo! Corra abraçar sua mãe e dizer que a ama muito, não espere ela partir para sempre!!

A minha mamãe não se encontra entre nós. Depois de tantos anos, estou com a consciência tranqüila. Dei-lhe carinho, amor, ajuda. Desde a minha promessa de menino, não faltou mais comida sobre aquela mesa. Eu me dediquei a ela até o último dia de sua vida. A saudade é enorme. Dizem que os sentimentos estão em nossas mentes, mas é nessas horas que vemos que o amor deve ser no coração mesmo, porque chega a doer, o peito se torna pequeno, fica apertado perante a ausência física dela,

Existe uma definição que surgiu com o fim da vida de minha mãe.
_ “O que é Saudades?“
_ “Saudades é o amor que fica quando uma pessoa foi embora”.

Todos os dias me lembro dela e a nostalgia me faz recorrer ao seu retrato. Parece-me que escuto mamãe dizendo: - “ filho, eu te amo“ .Não há remédio que cicatrize a dor da saudade e as lágrimas brotam de meus olhos. Elas rolam em meu rosto. Naquele instante, vendo sua fisionomia, eu sinto ela próxima de mim, mas logo volto a dura realidade da perda. Eu sei que não a verei nunca mais. Mas em meu coração mamãe é presente como a rocha que sempre foi, e nessa parte do meu corpo é sua morada. É o seu novo lar definitivo enquanto eu estiver vivo.


Homenagem principal a Catarina R. Ieteka
Homenagem a todas as mães do mundo.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui