Usina de Letras
Usina de Letras
159 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Parabéns! Você está fazendo 40 anos. Mas... -- 07/01/2000 - 22:50 (Guilherme Felipe da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quem está beirando os quarenta precisa se prevenir contra alguns incómodos próprios da idade.

O primeiro incómodo é a falta de incómodos. Você não percebe que tem quarenta e que isso representa alguma coisa. Os primeiros a observarem são os inimigos. Os amigos te dão parabéns. Os inimigos, não. Fazem comentários, inventam piadinhas, te aporrinham tanto que você começa a perceber que algo está ocorrendo.

Outro incómodo é ser chamado de "tio" pelas gatinhas que você olha, mas não com olhos de tio. É terrível! Só quem passou por isso tem idéia do que seja.

Mas não pára por aí. Você vai ao médico para um checape, o desgraçado te proíbe um monte de coisas e, quando você reclama, ouve um atordoante: - O senhor tem que se conscientizar de que não tem mais vinte anos. A porrada maior é que ele não está brincando. Está falando sério! E seu mundo pode ruir se você não tem estrutura... ou se não leva a vida na brincadeira.

E quando você comenta com os amigos que fez os exames? Sabe qual é a primeira pergunta? Sobre o dedo do doutor, se é fino ou grosso. Se você gostou ou ficou tão bravo que deu a ele "meia hora" para tirar.

Ora, isso não é brincadeira. O exame de toque retal é muito sério, muito necessário e pode te livrar de outros incómodos muito piores. Mas não se preocupe por enquanto. Poucos médicos indicam o exame antes dos 45. Há até os que afirmam não ser necessário antes dos cinquenta. Isso porque a incidência de càncer na próstata se dá após essa idade. Começando a fazer os exames com alguma antecedência, podem ser encontrados os tumores logo no início, quando são curáveis. Se deixar para depois, a coisa pode ficar feia.

Certo é que o quarentão deve começar a se acostumar com a idéia de se submeter a dois exames: a taxa de PCA e o exame de toque retal. Para ser bem sucedido, é bom tomar cuidado ao se escolher o médico. A primeira coisa a ser observada é o dedo. Alguns preferem mais fino, pra não machucar. Outros, ao contrário. Se é para passar pelo constrangimento pelo menos que se tire algum prazer.

Em relação à periodicidade, deve ser anual. Mesmo sendo muito zeloso, não precisa ser examinado semestralmente. Agora, submeter-se aos exames mensal ou semanalmente... aí já é sacanagem mesmo.

Em todo caso, é bom saber que o exame não dura muito tempo. Não passa de um minutinho. Fique atento! Se o doutor demorar mais que isso você só tem duas atitudes a tomar: ou enche ele de porrada ou dá um baita beijo de língua.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui