Usina de Letras
Usina de Letras
162 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->O DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES -- 16/03/2006 - 14:45 (Wilson Vilar Sampaio) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO É O DIA INTERNACIONAL DA MULHER?"
Wilson Vilar Sampaio

Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque revoltadas por cumprirem uma jornada de trabalho de 16 horas diárias recebendo 1/3 do salário pago aos homens pela mesma jornada, ocupam uma fábrica têxtil para reinvidicar a redução do trabalho em 6 horas, caso o patrão quisesse continuar pagando menos do que aos homens operários. Essas operárias, que não cederam as pressões dos patrões e da polícia para finalizar a greve, foram trancadas na fábrica pelo lado de fora e logo depois surge um incêndio que não foi controlado e causou à morte das 130 mulheres grevistas. Nenhuma pessoa foi punida pois o incêndio foi creditado às próprias mulheres como acidental.
Na Conferência Internacional de Mulheres, ocorrida em 1910, na Dinamarca, todas as participantes resolveram homenagear àquelas 130 mulheres, com a criação do Dia Internacional da Mulher a ser comemorado em 8 de Março.

A partir de então, a luta das mulheres pelos direitos que lhes eram negados tomou vulto e espalhou-se por todo o mundo, rendendo vitórias importantes até culminar com a total integração das mulheres na vida política e económica dos países modernos.

Evolução da Luta das Mulheres:

1691 -Estados Unidos :As mulheres obtêm o direito de voto, embora percam este direito em 1789, por motivos não bem esclarecidos pela história.
1788 - França :O Filósofo francês Condorcet, inicia uma cruzada pela participação da mulher na vida política e trabalhista, incluindo o direito à educação .
1792 - Reino Unido: A Inglesa Mary Wollstpnecraft elabora e publica em forma de livreto a " Vindicta das Mulheres" , um documento de reinvidicação de direitos.
1840 - Estados Unidos: A americana Lucrécia Mott inicia um movimento pela igualdade de direitos para as mulheres e os negros, a chamada " Equal Rights Association".
1857 - Estados Unidos :A histórica greve das operárias da fábrica têxtil pela igualdade de salário e redução da jornada de trabalho de 16 para 10 horas por dia. Nesse dia, 8 de Março, morreram 130 mulheres dentro da fábrica, vitimadas por um incêndio que segundo se apurou, foi acidental.
1859 - Rússia :Pela 1ª vez na Rússia as mulheres fazem em St. Petersburgo uma passeata e criam um movimento pela emancipação feminina.
1862 - Suécia :Pela 1ª vez as mulheres têm direito a voto nas eleições municipais.
1865 - Alemanha :É fundada na Alemanha a Associação Geral das Mulheres Alemãs por Louise Otto.
1866 - Reino Unido:Começa na Inglaterra, tendo à frente o economista e filósofo John Stuart Mills, um movimento para que as mulheres tenham direito de votar nas eleições.
1868 - Reino Unido :É criado a Sociedade Nacional para o Sufrágio Feminino.
1869 - Estados Unidos: As mulheres americanas querem também o direito ao voto e criam a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres.
1870 - França e Suécia :As mulheres obtêm licença para estudar medicina.
Turquia :É inaugurada uma Escola Normal destinada à formação de professoras para ensinar nas escolas primárias e secundárias femininas.
1874 - Japão :É inaugurada a primeira Escola Normal para mulheres.
1878 - Rússia :Ano da criação da Universidade feminina em St. Petersburgo.
1882 -. Estados Unidos :É fundado nos EUA, por Susan B. Anthony, o Conselho Nacional de Mulheres, tendo como patrono Victor Hugo, o famoso escritor francês.
1893 - Nova Zelàndia :Concedido o direito de voto às mulheres.
1901.- França : A polêmica do voto feminino é levado à imprensa pelo deputado socialista René Viviani, que defende o direito de voto das mulheres.

Um belo poema, de autor desconhecido, tenta( e consegue) descrever com inspirada precisão a alma de uma mulher:

Alma de Mulher
Nada mais contraditório do que ser mulher ...
Mulher que pensa com o coração,
age pela emoção e vence pelo amor.

Que vive milhões de emoções num só dia e
transmite cada uma delas, num único olhar.

Que cobra de si a perfeição e vive
arrumando desculpas para os erros,
daqueles a quem ama.

Que hospeda no ventre outras almas, dá a luz
e depois fica cega, diante da beleza dos filhos que gerou.

Que dá as asas, ensina a voar mas não quer ver partir
os pássaros(seus filhos), mesmo sabendo que eles não lhe pertencem.

Que se enfeita toda e perfuma o leito, ainda
que seu amor nem perceba mais tais detalhes.

Que como uma feiticeira transforma
em luz e sorriso as dores que sente na alma,
só pra ninguém notar.

E ainda tem que ser forte, pra dar os ombros
para quem neles precise chorar.

Feliz do homem que por um dia souber,
entender a Alma da Mulher !!!

As mulheres são assim... desafiam teses e teorias das mais contrárias, todas tentando explicar o que sentem, o que pensam, o que pretendem, o que entendem.
Mas como tentar equacionar ou mensurar a força imensa que a mulher pode liberar a qualquer momento, principalmente em defesa daqueles que ama?
Escritores como Voltaire, depois de muito meditar, concluiu que " Deus só criou as mulheres para domesticarem os homens"
Shakespeare achou-a por demais frágil e na peça " Hamlet" , ato I, escreve a famosa definição " Fragilidade, chamas-te mulher! ".
Já o Talmude, livro judáico, aconselha ao homem nunca querer demonstrar superioridade diante da mulher: " Se a tua mulher é baixinha, abaixa-te o cochicha-lhe no ouvido." Ou " Não as faça chorar em vão, pois Deus conta as lágrimas de uma mulher ".
A enorme quantidade de escritores, filósofos, pensadores e compositores que pensaram e escreveram sobre as mulheres é imensa. Alguns, incompetentes em amá-las, deixaram transparecer suas mágoas nos escritos, ditos ou máximas, como Petrónio( 6-66 d.C) , um nobre romano rico e literato, autor do livro "Satiricon" que num momento de irritação contra elas, escreveu o seguinte: " Aquele para quem uma mulher não é castigo suficiente, merece várias ".

Até Verdi, na conhecida ópera "O Riggolleto", se deixa influenciar pelas opiniões erradas sobre as mulheres e afirma numa de suas mais conhecidas Árias que " La donna é mobille, qual piuma al vento..." ( a mulher é mutável como uma pluma ao vento...)

Assim, só resta os poetas para compreendê-las e portanto, eles são os mais habilitados a bem falar delas, justamente porque a poesia é como um pássaro que nasce no éter, voa como o vento, brilha como o sol e faz seu ninho no coração das pessoas.
Entre os muitos poetas que escreveram versos para as mulheres, quero destacar um poeta e dramaturgo alemão, pouco conhecido dos brasileiros. Trata-se de Johann Christoph Friedrich Von Schiller(1759-1805), que no seu livro " Dignidade das Mulheres" aconselha:

" Honrai as mulheres.
Elas traçam e tecem rosas celestes na vida terrestre;
Traçam os laços felizes do amor
E na graça de seus véus decentes,
Nutrem vigilantes o fogo eterno de belos sentimentos
Com suas mãos abençoadas. "

Feliz Dia Internacional das Mulheres.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui