Usina de Letras
Usina de Letras
227 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->AMOR E AMIZADE: QUEM É QUEM?! -- 28/03/2006 - 00:27 (GERMANO CORREIA DA SILVA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
AMOR E AMIZADE: QUEM É QUEM?!
(Por Germano Correia da Silva)



Em determinados instantes de sua vida, algumas pessoas chegam a ficar horas a fio tentando descobrir qual a diferença existente entre o amor e a amizade. E às vezes, sem querer, acabam fazendo uma confusão danada, achando que esses dois sentimentos são similares.

Particularmente, eu entendo que o amor e a amizade são díspares, ou seja, eles são totalmente diferentes, em que pese à facilidade que tem a amizade de ser um dos elos utilizados na formação do amor.

Por outro lado, há quem entenda que o amor e a amizade podem conviver simultaneamente, ocupando o mesmo "espaço", sem que um interceda na "vida" do outro. Aí eu discordo dessa afirmativa, pois é quase impossível haver espaço para ambos no envolvimento de um relacionamento a dois.

Se a amizade em determinado instante ceder lugar para o amor, este, de pronto, se apoderará daquela pessoa que assim o fez e passará a exigir um pouco mais dela bloqueando os seus impulsos. Geralmente ele agirá como se fosse o verdadeiro dono da situação, ou melhor, como se aquela pessoa fosse propriedade sua.

Quanto à amizade ela é parceira e menos exigente que o amor. Ela sempre terá lugar reservado para mais um no seu espaço afetivo e não aprisiona a pessoa que ali está, por mais apegada que esta esteja em relação à outra.

Vez em quando eu chego a imaginar que a amizade pode ser comparada a uma república de estudantes, oriundos de diferentes regiões. Ali, naquele espaço, às vezes exíguo, permanecem dezenas de pessoas, uma(s) dependendo da(s) outra(s) até o último dia do curso que iniciaram juntas; e até há discórdias, brigas e desentendimentos, por vezes banais, mas nada que não possa ser resolvido com um simples pedido de desculpas e/ou um reconhecimento recíproco das falhas cometidas.

No tocante ao amor eu tenho percebido que ele é totalmente diferente, pois na maioria das vezes ele não transige, não aceita parcerias, tornando-se iminentemente individualista e egoísta por excelência.

Portanto, você que no seu dia-a-dia deve conviver em círculos fechados envolvendo o amor e a amizade, o que você diria ao seu grande amor se ele, de forma intempestiva, resolvesse se transformar numa de suas gratas amizades?
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui