Usina de Letras
Usina de Letras
249 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->A pressa é inimiga da perfeição? -- 01/04/2006 - 06:44 (AROLDO A MEDEIROS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A pressa é inimiga da perfeição?

Vamos começar pelo coelho. Brasileiro que se preze sempre pensa em esculhambação. Eu não posso fugir às regras. Por isso coelho lento deixa a coelha ao relento.
O jogador de xadrez rápido não come nem peão quanto mais torre e rainha.
Onde quero chegar nem mesmo eu sei. Aliás, me lembrei.
Participo normalmente de torneios de dominó, que são realizados todas as quartas-feiras. Já estamos no vigésimo torneio. Fui campeão três vezes e vice outras quatro. Sou o terceiro do ranking dentre 25 (vinte e cinco) participantes, o que há de se concordar sou um bom jogador.
Os açorianos tem como mania de diversão duas coisas, que não são normais em outras cidades brasileiras: jogar dominó e criar passarinhos.
Saia domingo cedo de casa e percorra algumas quadras aqui em Florianópolis. Com certeza você encontrará algum ilhéu com sua gaiola pendurada no dedo, admirando seu coleira ou curió cantando. Se for depois das dez horas, certamente encontrará algum bar aberto e lá estarão 4 (quatro) homens em torno de uma mesa jogando dominó. Lá pelas onze e meia o Paulo Lopes já passou e serão vários bares e várias mesas lotadas, e algum campeonato se realizando.
O cara que é bom no dominó não demora a jogar a sua pedra. Dentro de alguns segundos ele decide e joga aquela que ele acha a melhor pedra. Poderá estar errado em sua escolha? Sim, todos erram. Na decisão do que fazer não há exceção, sempre alguém errou na vida, pelo menos uma vez.
Já aquele que demora, está em dúvida qual pedra jogar e sempre que alguém tem dúvidas as chances de acertos são bem menores. Haja vista, a colocação no ranking dos que mais demoram a jogar em nosso torneio.
Sabem algumas explicações dos que demoram quando somente uma pedra cabe no jogo? Eu quero ver qual a sequência que poderá vir? Meu São Cipreste , Minha Santa Efigênia, se ele jogar rápido, mais rápido saberá e não precisará quebrar a cabeça.
Outra justificativa é a de que tentará enganar o adversário, mas segundo alguns especialistas ele está enganado mais facilmente o parceiro, que com a demora não entende mais a jogada.
Outra coisa interessante no dominó é a figura do peru, que no jogo de dominó é a pessoa que fica vendo o jogo, e sempre se mete no final para opinar. Diz-se que o melhor jogador de dominó é o peru, pois ele vê dois jogos ao mesmo tempo e às vezes até três ou quatro, que é quando ele curioso se levanta e roda a mesa toda, feito um peru de verdade. Se esse peru está bebendo há mais tempo, atrás de um cara que demora certamente vai ficar mais bêbado rapidamente.
Concordo com a opinião de um colega meu que para certas pessoas tem que ter cronómetro senão ele não participará do próximo torneio. Eu, particularmente, provavelmente não deixarei de participar porque sou fanático pelas quartas e, se somente ele não participar, eu poderei galgar mais uma posição no ranking.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 16Exibido 529 vezesFale com o autor