Usina de Letras
Usina de Letras
165 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Baeta -- 09/04/2006 - 08:21 (AROLDO A MEDEIROS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Baeta

Meu pai falava no Baeta com um ar de admiração. Aos poucos fui identificando a pessoa e o motivo porque meu pai seguia seus passos. Como uma das pessoas de quem estou falando é o meu pai, eu o achava o melhor pistonista da cidade. Já meu pai, mais comedido, rasgava elogios ao músico da banda rival.
Baeta era um senhor da raça negra, simples, simpático e não era fanfarrão como os seus colegas de banda.
Eu pensava que a palavra baeta fosse um apelido que se dava aos descendentes dos africanos. Só com o tempo é que percebi que era o seu sobrenome, o qual todos os filhos carregavam com orgulho. Paulinho Baeta, assim como meu pai trabalhou no Porto. Foi um dos fundadores da Escola de Samba Brinca Quem Pode e meu pai ajudou a fundar a saudosa Mangueira. Como eu disse anteriormente, eles tocavam em bandas diferentes, o Paulinho na União dos Artistas e meu pai na Carlos Gomes. Meu pai no carnaval de salão tocava no Conjunto da Carlos Gomes, e o Paulinho Baeta fez parte do Jazz Catarinense e do Conjunto Kasbah.
Hoje fui procurar no Aurelionário, dicionário do Aurélio Buarque de Holanda Ferreira o significado da palavra baeta. Para meu espanto existem vários significados para esta palavra oriunda da França. Citarei somente o que mais se encaixa num dos personagens. É o nome dado ao adepto ou admirador da Sociedade Carnavalesca Tenentes do Diabo. Sugiro então que todos os torcedores do Brinca Quem Pode, de Laguna, sejam chamados de Baeta.
Continuando a ordem cronológica da vida, meu filho aprendeu muito a ciência da qualidade com um homónimo do simpático e saudoso Paulinho.
Este é uma pessoa de tez clara, que segundo informações do meu primogênito, António Baeta é super competente e muito simpático. Passou-lhe seus conhecimentos e um ficou fã do outro. Em qualquer situação um dá a mão ao outro, não deixando nunca em apuros.
Para meu pai serve a frase: Bem Aventurado Este Trompetista Anónimo.
Para meu filho tudo se resume em: Boa Aproximação Edifica Toda Amizade.
Só sei dizer uma coisa: todos os Baetas são fortalezas vivas que devem ser imitados por todos que admiram a arte e o trabalho.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 16Exibido 626 vezesFale com o autor