Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->TRIBUTO A CAREQUINHA -- 10/04/2006 - 11:27 (JOÃO BOSCO LOMONACO MENDES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
George Savalla Gomes.

De Rio Bonito, região serrana do Rio de Janeiro, para São Gonçalo, na Baixada Fluminense.

Onde o seu "respeitável público" eram as crianças pobres que ali se concentravam para ouvir os sábios conselhos do Carequinha.

"O bom menino não faz pipi na cama".

"O bom menino não faz malcriação".

"O bom menino respeita os mais velhos"...

Afora as piruetas acompanhadas do "tá certo ou não tá?". Porque tembém era acrobata.

Era o palhaço mais disputado da criançada. Na sua vasta cabeleira, bem pretinha. Era o mais conhecido Carequinha do Brasil.

Imensa gola colorida que escondia o rosto cheio de vergonha premedidata... depois das piadas que levavam a criançada ao delírio...

E o inconfundível nariz vermelho... inspirador de imitações, em greves e apitaços monumentais, na Praça dos Três Poderes...

Simplicidade. Clareza nos recados dados. Amor incondicional às "crianças do Brasil". Às quais se deu de presente. Presente em todas as suas festas comemorativas.

Até ser desbancado pelo rico engano das TVs. Maquiadoras de líderes. Forjadoras de exemplos descaracterizados. Trocados pela inocência de berço do maior Palhaço do Brasil.

Sim: Palhaço. Com P maiúsculo. O Palhaço.

Porque ele não foi mais um palhaço qualquer. Foi aquele de quem nossos filhos se orgulhavam de mostrar a foto tirada a seu lado. E com ele sonhavam semanas inteiras. E repetiam suas músicas. E procuravam cumprir seus conselhos. E o mantinham vivo na lembrança. Ajudando muito a mamães e papais. Através de seus "bolachões", motivos de orgulho para os possuidores. Troféus musicais de qualquer discoteca infantil. Que reunia grande parte de seu "respeitável público" nas tardes de sábados, domingos e feriados, em nosso ambiente familiar. Para relembrar o espetáculo assistido ao vivo. No passado.

Grandes lembranças que ficaram plantadas na alma. Desde criancinhas. Até hoje. Adultos. Pais e avós. Celebrando a mesma figura de todos os tempos: O CAREQUINHA. O Imortal Palhaço Carequinha!

Dia 5 de abril será inesquecível. Um santo ascendeu ao céu!

Que Deus lhe tenha reservado o maior picadeiro celestial. Para celebrar a imortalidade com que brindou o todos os co-herdeiros da divina filiação nesta terra!

Porque os que ficamos, estamos a nos esconder. Dentro do imenso colarinho vermelho que nos sobrou. E do nariz vermelho que nos foi colocado. Por conta das trapaças que nos estão sendo impostas. Aos 170 milhões de brasileiros. Pela minoria de maus políticos. Que, enganosamente, foram transplantados para os Três Poderes. Nos três planos de governo. Nacional. Estadual. E Municipal.

Mensalões reconhecidos. Beneficiários absolvidos.

Colega, o que você fez mesmo de sua parte?...

E dizem que são os brasilienses que são ladrões e trapaceiros...

Brasília bem merece melhores imigrantes.

Benza Deus!


BEMENDES
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui