Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->ENCONTRO COM O CAMARADA SUPREMO -- 02/09/2009 - 10:14 (Maria Teresa Innecco Corrêa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
LUIZ CARLOS PRESTES E OLGA BENARIO PRESTES VISITAM O CAMARADA SUPREMO

No mundo dos mortos, entre os comunistas brasileiros celestiais, se espalhava a seguinte notícia:

- Extra! Extra! Surge uma Tártara na vida da filha de Luiz Carlos Prestes!

Luiz Carlos Prestes e Olga Benario Prestes, ouvindo isso, ficaram sobressaltados. Olga disse a Prestes enraivecida:

- Uma Tártara? Uma adepta de Genghis Khan? Se ela fizer mal à nossa Anita, vai ter que se ver conosco depois de morta!
O Cavaleiro da Esperança pronunciou-se a favor de Olga e disse-lhe:

- Nós temos que avisar o Camarada Supremo de que tem uma Tártara incomodando nossa filha no mundo dos vivos! Somos revolucionários ou não? Então, vamos agir depressa!

Minutos depois ...

Um dos representantes de Deus no Brasil Celestial acabara de ser comunicado pelo casal Prestes sobre a tal invasora tártara.

- Como poderemos nos reunir com o Camarada Supremo? - Perguntou Prestes.

- Isso não é de minha responsabilidade! - Respondeu o representante.

- Mas é tão difícil assim chegar a Deus? - Queria saber Olga.

O representante, não ligando muita importância pelo fato de o casal Prestes ter sido ateu em vida, respondeu, com ânsia de logo despachá-los.

- Vocês têm que se dirigir ao Departamento de Relações Exteriores do Mundo Celestial. É uma longa caminhada!

Já exaustos da caminhada, Prestes e Olga finalmente chegaram ao seu destino. De repente, apareceu diante deles uma jovem e bonita secretária, a quem primeiro se dirigiram:

- Somos Luiz Carlos Prestes e Olga Benario Prestes. Gostaríamos muito de nos reunir com o Camarada Supremo. Fomos enviados aqui por um Seu representante no Brasil Celestial.

- Perdão, Sr. Prestes, mas isso não é comigo! - Disse docemente a secretária.

Surgiu, então, um outro funcionário celestial bem aparentado.

- Queremos falar com o Camarada Supremo!

- Lamento, sra. Olga, mas não sou eu quem resolve essas questões! Nosso chefe no momento está em hora de almoço e, talvez quando retornar, não possa dar atenção a ninguém porque é um homem bastante atarefado!

Prestes e Olga decidiram arriscar e esperar pelo chefe. Enquanto isso, disseram um ao outro em voz baixa: “Nem no mundo dos mortos nós estamos livres da burocracia! No Brasil terrestre ainda vá lá, mas como o Camarada Supremo permite tal coisa no Brasil Celestial?”
Quando o casal de revolucionários quase ia desistindo de esperar, eis que apareceu o tal chefe.

- Por favor, leve-nos rápido ao Camarada Supremo! Nossa filha Anita está sendo ameaçada por uma tártara no mundo dos vivos! É realmente tão difícil assim chegar a Deus? Perguntou o Cavaleiro da Esperança atônito.

- O Senhor do Cosmos e da História vira-e-mexe está cheio de problemas para resolver, tanto no mundo dos vivos como no dos mortos! Vocês parecem ter um motivo bastante justo para querer estar em Sua presença! Vou transportá-los para o Seu Reino!
Um instante depois ...

Prestes e Olga ficaram impressionados com tudo o que viram. No Reino de Deus, havia só magia e beleza por todos os cantos. Olga disse ao marido:

- A pensar que nós O negamos em vida! Achávamos que Deus não passasse de uma mera invenção dos poderosos para subjugar o povo!

Prestes gritou, como se quisesse, assim, alcançar o Mistério:

- Camarada Supremo! Sou Luiz Carlos Prestes, patriota, revolucionário e comunista! Estou ao lado de Olga, minha grande companheira, tão revolucionária quanto eu em vida! Onde o Senhor mora?

O Senhor do Cosmos e da História não lhes mostrou a Sua face, mas disse a eles:

- Venham e vejam vocês mesmos! Sigam cuidadosamente os meus passos!

Imediatamente, marcas de pegadas foram vistas no chão. Prestes e Olga seguiram-nas até que estas de repente desapareceram. O casal de revolucionários não soube o que fazer.

- Camarada Supremo! Camarada Supremo! Por que nos abandonou quando mais precisávamos do Senhor? - Perguntou Olga.

Prestes e Olga viram-se envoltos numa grande neblina, quando, de repente, dois braços gigantes se estenderam para eles e Sua voz ecoou por todo o Reino:

- Cavaleiro da Esperança e Mãe Coragem! Sentem-se em minhas mãos e saibam que são bem-vindos à minha presença!

Prestes e Olga ajoelharam-se antes diante do Senhor do Cosmos e da História, pensando: “Nós nunca fizemos nada disso em vida!”

Em seguida, eles se sentaram em Suas mãos e Olga disse:

- Camarada Supremo, lamentamos muito incomodá-lo, mas nós viemos aqui porque ... - Ele a interrompeu, falando em voz firme:

- Eu sei por que vocês vieram aqui, camarada Olga! Uma estudante de História diferente dos outros entrou na vida de sua filha Anita Leocadia e se intitula a brasileira mais tártara do planeta!

- Ela segue Genghis Khan! É tão perigosa quanto os nazistas!

- É o que você pensa, camarada Prestes! Ela me segue! Quando ela e Anita se conheceram na Faculdade, nada disso foi planejado por nenhuma das duas!

O casal de revolucionários entreolhou-se e perguntou espantado:

- Que quer dizer, Senhor?

- Vocês acham que as coisas acontecem por acaso, camaradas? Não estou aqui para condená-los pelo fato de terem me negado em vida, mas penso que o maior erro do comunismo é não ter Deus como ponto de partida! O que vocês fizeram foi justíssimo: combatendo os donos do poder, se colocando ao lado da massa trabalhadora oprimida, porém me negaram! Nesse sentido, a Igreja Católica se aproxima da esquerda, também apoiando a massa trabalhadora, mas tem sempre Deus como ponto de partida! Na verdade, com isso, queria lhes explicar que, quando o homem planeja demais as coisas se julgando senhor de si mesmo, acaba dando tudo errado!

Prestes queria mudar de assunto, pois sentia-se em situação de desconforto.

- Por acaso, o Camarada Supremo, tendo criticado o comunismo, se esqueceu da tal Tártara?

Ele, que vê tudo e conhece o coração do homem, sabia que o Cavaleiro da Esperança queria desconversar, pois este e Olga tinham uma sólida formação marxista.

- Ah, sim, a Tártara que ameaça a Anita?

O Senhor do Cosmos e da História começou a rir sem parar, causando estranheza no casal de revolucionários. Olga, desafiando-O, perguntou-Lhe com raiva:

- Por que o Camarada Supremo não pára de rir? Está nos gozando?

Ele respondeu pacientemente:

- A Anita sofrendo invasão tártara! Pois é, meus camaradas! Eu lhes disse que, quando ambas se conheceram na Faculdade, nada foi planejado!

- Como assim? - Prestes ficou curioso.

- Vocês sabem o que significa quando nada é planejado pelo homem? Pois é justamente aí que tem o dedo de Deus!

Prestes e Olga ficaram atônitos, pois nunca creram nEle! O Camarada Supremo continuou:

- Quero fazer uma revolução na vida de Anita Leocadia Prestes! Ninguém mais do que vocês sabem o verdadeiro significado dessa palavra. Viveram até o último instante tentando transformar radicalmente a sociedade, apoiando os chamados debaixo!

Nesse momento, Prestes e Olga se emocionaram. Deus fez surgir um telão onde o casal de revolucionários reviu a sua luta contra os poderosos e em defesa dos mais desfavorecidos. O Cavaleiro da Esperança e a Mãe Coragem jamais se arrependeram de se ter colocado ao lado dos oprimidos! A Luiz Carlos Prestes foi dada a chance de rever a sua luta contra o despótico Artur Bernardes nos anos 20, quando liderava os tenentes e, a partir dos anos 30, quando dá combate ao dissimulado Getúlio Vargas, que queria apenas substituir uma oligarquia por outra. Ele e Olga se pronunciaram contra o horror que era o Nazismo. Anos mais tarde, Prestes se vê às voltas com a ditadura militar no Brasil, cuja censura era muito forte. Queriam calar a boca dos oprimidos e o Cavaleiro da Esperança não aceitou isso de jeito nenhum! Em 1980, se desligou do PCB por ter achado que o partido estava se afastando dos interesses do povo.

O Camarada Supremo prosseguiu no seu diálogo com o casal de revolucionários:

- A Anita desconhece o verdadeiro significado da palavra felicidade! Muitos pensam tê-la descoberto, mas depois percebem que não passa de algo efêmero! Ela levou uma vida muito dura e atribulada. A felicidade é para ser alcançada por todos e não apenas por alguns! Coloquei essa Tártara na vida da Anita para lhe dar mais alegria com seu jeito informal de ser. O que o homem mais preza no mundo é a sua liberdade e vocês sabem disso, camaradas!

- A Anita é uma de nós! Patriota, revolucionária e comunista! Possuindo sólida formação marxista, jamais aderirá à Sua palavra! - Ressaltou Prestes com convicção.

- Ora, Cavaleiro da Esperança, você nunca ouviu falar quando era vivo de que o futuro a Deus pertence? Lá vem você com seus cálculos! É impressionante como o homem coloca uma medida para tudo na vida! Dei-lhe liberdade até mesmo para me negar se quisesse! Quanto à Anita deixar de se apoiar em si mesma para aderir ao Mistério, só o tempo dirá! Respeito sua decisão! Lembrem-se sempre de uma coisa: a resposta do homem é livre!

Prestes e Olga olharam-se entristecidos. Foram embora perguntando-se o porquê de não terem em vida acreditado nAquele que dá consistência a tudo.

























Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui