Usina de Letras
Usina de Letras
245 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50482)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Consórcio -- 21/04/2006 - 08:43 (AROLDO A MEDEIROS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Consórcio

Ramon, Mauro e Luíza são os filhos de um amigo meu que se chama Humberto.
Esse meu amigo traçou o plano de locomoção de seus filhos fazendo consórcio de carros populares. Quando seus filhos completassem 18 anos queria que os mesmos tivessem seus veículos.
Quando Ramon, Mauro e Luíza fizeram 15 anos comprou um consórcio e segundo seus cálculos três anos depois seriam sorteados.
Ramon com 18 anos e dois meses e Mauro com 18 anos e seis meses tiveram seus carros. Não era zero, pois como eram jovens dava seu carro e ficava com o "lisinho". Foi assim que passou a chamar seus novos automóveis.
O que ele não esperava era o que aconteceria com Luíza.
A bela jovem fez 19 anos, entrou na Faculdade e nada de carro. Começou a encher o seu saco e ele aporrinhado foi participar da assembléia em sua companhia. Primeiro acompanhou atentamente o sorteio, pois só faltavam para encerrar o plano, 6 concorrentes. As bolas 20, 23, 43, 50, 65 e 74 giravam no globo de metal e seu globo ocular girava junto empurrando a bola 20 para baixo. Quando ela estava caindo, eis que a intrometida 23 deu um salto e foi se alojar na saída. Deu um murro na cadeira e quase chorou. Minutos depois o locutor anunciou que o participante sorteado estava em atraso com sua prestação, portanto o mesmo não teria direito ao carro e novo sorteio seria realizado.
Novo sorteio, nova esperança. Dessa vez fechou os olhos. Não adiantou a bola 50 foi a sorteada e o participante estava em dia com suas obrigações.
Suas esperanças passaram a ser os lances que aconteceriam em seguida. A grana estava curta, mas como brasileiro foi dar o seu jeitinho. Conversou com o representante da assembléia e ficou sabendo que ninguém havia dado lance. Preencheu então a proposta assinalando uma cota o que corresponde a 1 prestação e colocou no envelope.
O apresentador vai contar até 3 e depois não aceita mais lance.
É um, é dois, aparece um senhor que berra:
- Quero dar um lance.
Saíram dezenas de palavrões de sua cabeça que só não vieram à tona porque sua querida filha estava ao seu lado. Os dois (pai e filha), se entreolharam e nada falaram. O silêncio dizia tudo.
Abertos os envelopes, os dois empataram, uma cota cada. Novo sorteio, novo sufoco. Novamente não teve sorte.
Saíram os dois, de braços dados, mudos e quando iam transpondo a porta da sala, o representante do consórcio chamou seu nome.
- Seu Humberto, venha cá, por favor.
Eles voltaram sem saber o que os aguardava.
Recebi um telefonema do gerente e o grupo tem saldo para mais um carro.
Deu um pulo de alegria, pois já havia até escolhido o carro. Era um modelo novo, cinza prata perolizado com todos os acessórios.
Foram lá ver o carro e com triste surpresa constataram que aquele homem da bola 50 havia levado o mesmo.
Liberou então Luíza para que ela escolhesse o seu carro, zero quilómetro, e ele ficaria com o seu "lisinho", já não tão "lisinho".
É ele o autor da frase: "Quem tem consórcio, consorte, sem sorte, fica sócio do ócio".
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 16Exibido 367 vezesFale com o autor