Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50668)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Mexicana Rouba Estatuto de Poeta Brasileiro -- 02/01/2003 - 02:32 (Silas Correa Leite) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
MEXICANA SE APROPRIA DE "ESTATUTO" DE POETA BRASILEIRO



-Silas Corrêa Leite, poeta e ficcionista premiado inclusive pela USP, oriundo das barrancas do Paraná, lá na sua cantada Estância Boêmia de Itararé, escrevia poemas ainda no Grupo Escolar Tomé Teixeira, e já aos 16 anos de idade colaborava com o jornal local da cidade, O Guarani.

-De familia pobre da humilde periferia descalça da cidade, cedo começou a trabalhar seu sonho, sua lenda pessoal, que era ser um escritor. Migrando para Sampa em 1970, morou em pensão, passou fome, voltou a estudar, quando ganhou ficha nos porões dos podres poderes que o DOPS representava, sempre escrevendo, dando seu testemunho de vida e luta.

-Formado, apoiado pela sua musa Rosangela, começou a participar de concursos e ganhou vários prêmios, tendo descoberto, como autor neomaldito, que poesia não vende. Foi elogiado entre outros por Ledo Ivo, Elio Gaspari, Nelson Oliveira, Ignácio Loyola Brndão, João Silvério Trevisan, Ricardo Ramos (filho de Graciliano), Jamil Snege, revista Aldéa da Espanha, entre outros. Atualmente consta em mais de 50 antologias literárias, inclusive no exterior, e também na do MEC (Fundação Biblioteca Nacional), por ocasião dos 500 anos do Brasil, como membro da Poesia Brasileira Contemporânea.

-Há dois anos seu e-book (livro virtual ) chamado O RINOCERONTE DE CLARICE, deu-lhe vários momentos de fama na chamada grande mídia, porque é obra única no gênero (segundo pesquisa feita em Nova York), contendo onze ficções fantásticas com três finais cada, e que estão no site www.hotbook.com.br/int01scl.htm com mais de 50 mil downloads.

-Chamado de O Rei da Internet por colaborar com mais de 80 endereços eletrônicos com romance, contos, crônicas, artigos, pequenos ensaios sobre educação, teens, política, sociedade, literatura e outros, Silas que faz palestras e mostras remuneradas, e até esteve no chat do SESConline duas vezes, quando foi debatido e elogiado por internautas interessados em arte e cultura.

-Em 1998 Silas criou o famoso "Estatuto de Poeta", que muito divulgado na rede mundial da Internet (e que consta em vários endereços virtuais) tendo sido muito elogiado por jornalistas, literatos, professores universitários e pela Mestra-Dra. Alice Tomé que rege aulas em universidades de Portugal e da França.

-Pois esse Estatuto, na versão em espanhol traduzida pelo Dr. Everardo Torres Glez (médico e poeta de Durango, México) contendo vários artigos graciosos, foi indevidamente apropriado pela mexicana Professora Marel Sosa da cidade de Vera Cruz do México, que publicou no seu site Rincón de Marel como se fosse criação sua, e ainda enviou a obra para um site da Argentina, quando também foi destacado com elogios e foto da surrupiadora no site de Alberto Peyrano.

-Acionado o site da Argentina, prontamente pediu escusas e retirou o trabalho roubado do ar, com o autor acionando entidades de direitos autorais e mesmo membros de uma união de escritores daquele país amigo, para interpelar judicialmente (exigindo reparação indenizatória) da escritora medíocre que se atreveu à esse furto de propriedade intelectual do autor brasileiro.

-0-

BOX: Silas Corrêa Leite - E-mail: poesilas@terra.com.br

Fones: (11) 3034-6109 (ou 9108-6352)



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui