Usina de Letras
Usina de Letras
137 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->O caso do conde Cícero de Caldas Carvalhal -- 03/05/2003 - 22:37 (Christina Cabral) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O caso do conde Cícero de Caldas Carvalhal

Calixto, conhecido contador de casos, costumava congregar companheiros em casa.

Com o céu colorindo e coroando o crepúsculo, Calixto conduzia, caprichosamente, a conversa. Cada conviva curtia o café ou a caninha. Calixto carregava o cachimbo, coçava a cabeça e começava:

- Certos casos carecem cuidados...

- Conta, compadre, conta!

Calixto careteava, considerando os companheiros. Calados, calculavam como Calixto conseguia comovê-los com casos de caiporas, condenações ou crimes cometidos com crueldade.

Com os corações comprimidos, custavam conter a curiosidade.

Consagrando os camaradas como confidentes, contou:

- Custódio, comerciante conhecido na cidade de Curú, criou Catarina como cria da casa. Catarina cresceu contente. Cândida e carinhosa, era cortejada cotidianamente e com cobiça. Não consentindo contato ou confiança, consolava com cortesia os contrafeitos cortejadores.

Comovida com a corte de Carlos, corajoso caçador, Catarina cuidou de conquistá-lo. Conversavam, caminhavam ou corriam no campo, cantando; o coração de Carlos cabriolava como cabritinho e o calor contagiava-lhe o corpo.

Convencidos e confiantes, confabularam o casamento.

Calixto cortou a conversa, calou, cofiou calmamente o cavanhaque:

- Conta, compadre, conta!

Com calma Calixto continuou:

- Contaram o cortejo de convidados, calcularam a celebração na capela. Comprariam a casa e, corajosos, criariam e curtiriam as crianças que chegassem.

Cascateava a candura no cômodo da casa de Calixto; casquinavam, coradas, as casamenteiras; cabreiros e comovidos os compadres cobriam a cara com o chapéu de couro.

Com uma cachimbada e uma cuspida no chão, Calixto continuo:

- Contam que o comerciante Custódio comprometeu-se com os credores da cidade...

- Céus! - comentou Cacá, camarada cambeta – coitado, causa comiseração!

- Credo! completou a comadre Coralina, cruzando o coração.

Calixto concordou:

- O Capeta comandou a circunstância. Cansado com as chacotas, com a centena de contas a cobrir, Custódio correu ao castelo do conde Cícero de Caldas Carvalhal, camarada caviloso, cortejava-lhe a cria.

- Claro, Custódio. Concorrerei e custearei tuas contas, contanto que Catarina case comigo!

Contrafeito, com custo, Custódio concordou com o contrato; contou a contribuição combinada, com o que o conde capturou e carregou Catarina, chorando, para o castelo.

- Canalha! – clamou Cacá.

- Cão! Chantagista! – concluiu Coralina.

- E Carlos? Como Carlos considerou o caso?

- Carlos não considerou o contrato. Correu ao castelo...

- Como conseguiu chegar?

- Cavalgando o cavalo cardão e, como um corisco, na companhia do cão Curió, cortou a campina, cruzou o carrascal (eu contei que o carrascal era cheio de cactos e chique-chiques? Creiam, coisas cutuquentas!). Curió cheirava o caminho e conduzia, certeiro, o caçador.

O conde, no castelo, carregava a carabina.

Catarina contorcia-se, clamando por clemência para Carlos.

Ah! O ciúme do conde cresceu e acertou em cheio o corpo do caçador que caiu do cavalo.

Calixto contemplando as caras contritas dos compadres, compreendeu que o contexto carecia de carinhoso comentário e complemento.

O comprazer dos companheiros compeliu o competente contador de “causos” a concluir:

- Catarina correu e colocou a cabeça de Carlos no colo; chorando e se contorcendo, clamava para o Céu: Cristo! Cristo no Calvário! Cuide do Carlos!

- Conta, compadre, conta! Cristo cuidou?

Calixto, com carinho, concordou:

- Claro! Curou completamente o Carlos e casou-o com Catarina e continua crismando-lhes a criançada na capela.

- E o conde Cícero de Caldas Carvalhal?

- O conde continua capengando pelos corredores do castelo, sem coragem de confrontar os cidadãos da cidade de Curú.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui