Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62230 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3238)

Ensaios - (10365)

Erótico (13570)

Frases (50626)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->A Essência da Paixão -- 04/05/2006 - 01:51 (Geraldo de Azevedo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A ESSÊNCIA DA PAIXÃO

Há várias nuances de amor. Elas circulam entre os extremos ágape e eros. Ágape é o sentimento que se estabelece entre a mãe e o filho, incondicional, capaz de dar a própria vida pelo próximo. Eros é o sentimento sexual intenso, carnal, o desejo de ter o outro. É a própria paixão. A felicidade no amor deve estar no meio destes dois extremos.

Algo efêmero que vem com a curiosidade de desvendar os misterios de alguém, a vontade, o desejo de viver o momento, surge com um olhar minucioso sobre os caractéristicas físicas de alguém, não importando muito o que ela é por dentro; quando passa algum tempo e o desejo, a curiosidade, a vontade de estar, e o fogo da paixão se esvai, fica a certeza de um sonho vivido mais não um amor conquistado. O amor é intenso mais, o tempo e a distància não apagam, é algo que mesmo não consumado morre com você, e quando realizado te faz feliz o resto da vida.
È o que a maioria da pessoas vivenciam, isto é, atração física que acaba quando se encontra alguém mais bonita ou muita das vezes por interesses ocultos disfarçados de amor. Já o amor é algo que poucos tem, porque ele você adquire com o tempo, onde você passa a conhecer seu parceiro e gera com isso uma série de fatores. Você e oparceiro(a) tornam-se complices e para que isso aconteça não deve faltar de jeito nenhum respeito entre ambos.
A paixão é ardente, violenta, e normalmente nos cega, mas é passageira geralmente nem mesmo deixa marcas, ela da mesma forma que chega ela vai embora. O amor chega de mansinho, você não percebe, vai tomando espaço no seu coração e te enche de entusiasmo e alegria, supera todas as coisas está sempre disposto a perdoar e o melhor de tudo e quando bem cultivado ele pode durar para sempre. O amor está diretamente ligado ao momento presente pelo qual a pessoa passa, já a paixão é aquela coisa que fica marcada para sempre, como uma nódua.

Quem nunca se apaixonou não sabe como é, mas, quem já amou de verdade? a paixão é algo tão voraz, tão efêmero que é possível de acontecer com qualquer um de nós, em qualquer momento de nossas vidas... quem nunca sentiu aquele "friozinho" na barriga, aquele tremor de pernas, aquela descarga hormonal?
Já o amor, seria a intensificação dessa paixão algo que transcendeu a atração apenas física pelo outro, quem ama vê muito além do que o óbvio... vê a essência do ser amado. O coração já bate mais "tranquilo", em vez de um friozinho na barriga, tem-se o desejo de ficar cada vez mais perto, o maior tempo possível... e não há mais nada neste mundo que se queira mais, nada mais... apenas permanecer assim... assim...

Qual a diferenca entre amor e paixao?
Atraves dos momentos dificeis e que teremos a prova do verdadeiro amor. A paixão é completamente differente,é adrenalina total e comparavel ao fogo de palha que pega fogo a todo vapor e logo se apaga, é um sentimento muito forte porém, com pouca duracao, uma ilusão do desconhecido, algo que chega muito rapido e por que nao estamos preparados quando ela vai embora, deixa marcas profundas...mais no final sempre aprendemos uma grande licão... O amadurecimento desenvolve ainda mais nesses momentos, pois aprendemos a ser mais atentos e cuidadosos diante das armadilhas da vida.

amor precisa de tempo para amadurecer.Paixão é algo mais imediato, inesperado. Os dois tem origem na atração, sendo que o amor poder conter paixão, mas a paixão por si só não mantém o relacionamento duradouro, pois com o tempo pode esfriar se não tiver amor.

© Geraldo de Azevedo
05/01/2003
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui