Usina de Letras
Usina de Letras
179 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10365)

Erótico (13569)

Frases (50624)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Filhos Adolescentes II -- 04/05/2006 - 02:00 (Geraldo de Azevedo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
FILHOS ADOLESCENTES II

É muito importante que os pais prestem especial atenção às diversões dos filhos e às suas amizades para um correto desenvolvimento em sociedade, mas é muito importante não perde-los de vista, dedicando pessoalmente tempo para fortalecer as relações entre eles e sempre que possível organizar tempo livre em atividades junto com os filhos, no entanto na maioria das vezes isso não ocorre, os pais deixam os filhos adolescentes organizarem sozinhos suas atividades seja com colegas de escola como com muitos que nem mesmo os pais conhecem.

A maioria dos pais ignoram completamente os filhos adolescentes, não lhes da atenção, não procuram saber com quem eles saem, não fiscalizam seu aproveitamento nos estudos, e a desculpa é sempre uma só; não tem tempo. alguns acha que como já são adolescentes já não necessitem de tanta atenção de como quando eram pequenos, ledo engano.

Não se trata de mimar como fazemos quando eram bebês, e sim de ouvi-los, apoia-los e orientar em todos os sentidos da palavra, um filho adolescente tem muito mais problemas que uma criança pequena.
Os filhos vendo que os pais não estão interessados e não controlam nada aproveitam, sofrem decepções e não tem com quem desabafar e pedir orientação justamente porque sabem que os pais não estão interessados em saber nada.

Os jovens devem adquirir valores e habilidades úteis para viver, como por exemplo, arrumar seu próprios quartos, cozinhar, lavar suas roupas, ajudar os pais na manutenção da casa inclusive fazer as compras.
É necessário criar nas crianças o hábito de ler livros e revistas sadios que os ajudem a pensar e a desenvolver seu comportamento e seu vocabulário, incentivá-los a se exercitarem no esporte que permite melhorarem sua sua saúde e a forma física, esportes e jogos (não de computador) ajudam a desenvolver o respeito e a disciplina, ensinam a respeitar as regras e incutem um espírito competitivo, também é importante incentiva-los a participar de atividades a serviço da comunidade para aprenderem a trabalhar em equipe.

Para enfrentar a ingratidão dos filhos, muitos pais ficam estupefatos e impotentes, é um problema de dificil solução, as dificuldades surgem de maneira inexplicável e em grande número. os pais tentam usar os recursos que tem a mão, e não conseguem sucesso. Vencidos ficam a se lamentar a sofrer. É inadmissível que os filhos tratem os pais, sem respeito, de maneira agressiva e ofensiva. Isso jamais deve ser tolerado. A primeira providência é cobrar limites, e, sem sucesso, castigar.

É preciso estabelecer a hora e o modo de negociar, deve ser sério para que não pensem que é brincadeira, em nenhum momento os pais devem mostrar condescendência, basta uma fraqueza para por tudo a perder.
Uma punição esta deverá ser cumprida rigorosamente, para colocar limites em filhos que não foram educados corretamentee, no momento certo e devido a isso, ficaram rebeldes.

Eles vão contra-atacar e virão a toda força. Não querem perder suas conquistas de de jeito nenhum. Existe uma arma para os pais usarem nesta ocasião ou fora dela, em qualquer situação. É a de aparencia de tristeza e dor pelo que eles fizeram. Assim, em vez de brigar e repreender, o pai simplesmente diz: "Ho!, filho, nunca pensei que farias isso com seu pai!!!" e sair com ar de tristeza. Isso fará com que fique com remorso, que é o melhor corretivo que existe.

Um exemplo muito comum é os filhos não irem bem na escola, não aprenderam a estudar, como também não foram ensinados a cumprir suas obrigações domésticas, os pais entendem que seus filhos não devem trabalhar e que tem que apenas estudar e acabam criando malandros e preguiçosos.

Os adolescente tem pensamentos próprios são quase adultos, mas estão em busca de da sua própria indentidade. Alguns pais costumam premiar o filho com um carro quando este começa a estudar na faculdade, e o garoto larga a faculdade continua com o carro, enquanto a atitude educativa do pai seria; largou os estudos, perdeu o carro.

Quando os pais suspeitam que os amigos de seu filho está consumindo drogas, não adianta proibi-lo de sair com os amigos, ele não obedecerá, é preciso antes cuidar dos amigos do filho, para depois faze-lo entender que estava errado.

Mas os pais mesmo tendo que castigar, jamais devem perder o controle e a serenidade, e uma vez decidido, jamais voltar atrás em uma decisão, seja por fraqueza ou por pena, fazer um levantamento dos benefícios que costumam dar, carro, dinheiro, passeios , computador, estabelecer uma relação dos prejuízos a implantar. Fazer uma lista do que deseja deles para que dêem o troco de tudo que recebem e não dão valor.

Geraldo de Azevedo
25/06/2003
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui