Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HABEMUS PRESIDENTE DE VERDADE -- 02/01/2003 - 19:50 (Jeovah de Moura Nunes - 1) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HABEMUS PRESIDENTE DE VERDADE







Enfim "habemus presidente". E presidente que presta. Porque, amigos, ate´ hoje nunca vi, nunca testemunhei, nunca admirei a pompa, o discurso, a simplicidade, o amor, a verdade, a humildade e sobretudo uma dose muito grande de autenticidade.

E saibam que eu nao sou lulista, nao sou petista. Sequer gosto do PT. Mas, a verdade tem que ser dita, reafirmada e debatida. Em toda a minha vida brasileira tenho ouvido falar em crises. Eram as crises no governo de Getulio Vargas, no governo do Cafe´ Filho, Juscelino, (este ainda primou pela democracia corriqueira, alias, a ultima verdadeiramente corriqueira), depois veio o Janio, cuja renuncia nunca foi realmente colocada em xeque, como deveria ser. E pelo que se sentia sob o seu governo era um zero absoluto. O homem se preocupou com brigas de galo, com os biquines nas praias carioca e outros pormenores, que nao atingem nem mesmo o protocolo de um presidente. Entao, ali com o Janio, ia dar em nada, como deu.

Posteriormente veio o Jango, (Joao Goulart), o qual na minha opiniao foi vitima. Foi presidente e vitima das elites que ja´ preparavam o golpe. A gota d agua foi a viagem do presidente Jango a China, coisa muito propria e de um politico avançado. O Jango era avançado, quem nao era avançado eram as elites e o povo, este apenas massa despreparada politicamente. Tanto e´ que todo mundo hoje deseja conquistar o potencialissimo mercado chines.



Depois do Jango, nem vou falar nada. So´ escuridao, medo, gritos de gente apanhando nas prisoes em todo o pais. Tive o azar de residir nas proximidades de uma prisao e senti o drama daqueles jovens guerreiros de mais perto. Enquanto isso as elites caiam na orgia: carnaval, gastança, farras com o dinheiro publico, enquanto americanos que fugiam da guerra do Vietnan faziam suas estrepolias em seu quintal, (que era e e´ o Brasil, e´ claro!).



Depois do fascismo da ditadura veio o primeiro presidente, o qual nao durou nem 50 dias. Morreu retalhado por cirurgias diversas em hospitais. Era o Tancredo. Morto assumiu seu vice, o Jose´ Sarney, tambem das elites, portanto longe do povo. Apos ele veio o Ze´ Bonitinho, (Collor). Pura ficçao. Era tambem comparsa das elites e bem distante do povo. Lula foi atropelado por ele. Um interregno de Itamar Franco, vice do Ze´ Bonitinho e logo chegou o famoso Traira: Fernando Henrique Cardoso. Prometeu tudo. Nao fez nada. So´ viajar, viajar e viajar. Falar, falar e falar. E fala bem. O duro e´ isso. O homem tem uma oratoria que engana ate´ o Bocage.



O discurso de Lula, ontem calou a naçao. Calou principalmente as elites, que apreciam ate´ ao limite do orgasmo, testemunhar o massacre, ou a derrota do pobre neste pais. Lula se ergue como um guerreiro saido de entre os musculos brilhantes de suor da miseria, da pobreza. Era este homem que os cidadaos conspurcados pelas elites esperavam ha´ muito tempo. Desde o tempo da escravidao. Desde o tempo de Canudos. Desde o tempo de Lampiao. Desde o tempo da revolta do Contestado. Este e´ o homem: Lula! Ele mesmo disse ontem: "Essa historia ja´ e´ antiga". E bota antiga nela Lula!



Nao sou lulista ja´ disse. E eu mesmo sempre achei que uma revoluçao social neste pais deveria ser pelas armas. Contudo, se as perspectivas que Lula nos oferece vingar, entao renuncio `as armas.

Mas, acho muito dificil uma revoluçao social pacifica com os canalhas que pululam no senado e na Camara Legislativa do Congresso, alem dos que infestam as prefeituras em todo o pais. E esses canalhas pertencem `as elites, sendo eles os parasitas deste pais; sendo eles quem desejam apenas o interesse particular deles e da familia deles; sendo eles os responsaveis pela miseria neste pais. Se a revoluçao social de Lula for apenas uma troca de gentilezas politicas, cargos politicos, para amansar as elites, entao meu amigo, nao vai dar certo. Como nunca deu. Ainda continuarei a favor de uma revoluçao social armada. So´ assim esse pessoal das elites cairiam na real.



De qualquer maneira todos nos brasileiros a partir de agora "HABEMUS PRESIDENTE DE VERDADE".



(Jeovah de Moura Nunes)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui